Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

8gb + 4gb = dual channel ?


Posts recomendados

Então galera, recentemente fiz a compra de um pc novo pra mim, comprei os seguintes itens:
 

ASUS A320M K br
Ryzen 3 2200g
Fonte Kcass aerocool 500w 80 plus (sim foi exagero mais pretendo coloca uma placa offboard futuramente)
Gabinete Pcyes  Java

e então pra economizar 150$ na memoria fui comprar no ml
além de fazer a burrada de comprar um produto importado, perdendo a garantia nacional caso dê defeito
comprei apenas 1 pente de 8gb HiperX 2400 mhz
como vou utilizar a apu do processador vou perder desempenho pelo fato de não ser dual channel
então pensei, depois de juntar mais uma graninha vou comprar + 4gb HiperX 2400 mhz
aí fica a duvida.. os 8gb vão fazer dual channel com os outros 4gb ? ou vou ter que comprar um pente de 8gb mesmo ? sabendo que memoria tá valendo ouro dksjds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai cometer outro erro em comprar uma memória diferente da sua.

adicionado 1 minuto depois
20 minutos atrás, Rennan06 disse:


Fonte Kcass aerocool 500w 80 plus (sim foi exagero mais pretendo coloca uma placa offboard futuramente)
 

Pelo contrário. Existem fontes melhores da mesma potência. Mas essa atenderá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente vão funcionar, talvez não tenha exatamente o mesmo desempenho que com memórias iguais, porém desde os AMD soquete AM2+ e chipsets antigos Intel, os processadores suportam "dual channel assimétrico".
Nas placas "AM3" por exemplo, funcionava da seguinte forma: se instalasse dois pentes de 2 e 4 GB de mesma frequência, o sistema iria "trabalhar" com 4 GB Dual channel (utilizando o pente de 2GB e 2, dos 4 GB do segundo pente) e o excesso de memória do pente de 4 GB iria trabalhar em "single channel". Provavelmente isso se mantém até hoje. Isso está no manual de algumas placas mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rennan06 disse:

@mattaus vou dar uma pesquisada, porque 16 gb pra mim fica inútil, só uso pc pra jogos 

image.png.c2f284e9e54ce83b17c9b9ecd6068198.png

 

Esse trecho está no manual da sua placa. Como pode ver, funcionará com o dual channel assimétrico. Se as memórias tiverem as mesmas latências, não terá problemas de desempenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus ok, então é só eu pegar + 4gb 2400mhz hiperx tá tudo tranquilo ? basicamente eu vou ter 8 gb em dual channel e + 4 gb lá caso o sistema precise ? totalizando os 12gb

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi memoria está ouro amigo dskjdskjd, se eu comprasse no mesmo site eles me enviariam 2x4gb mas fiz a burrada de comprar mais barato, esses 500$ a mais pra uma nova memoria já pego uma gpu melhor futuramente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rennan06 disse:

@mattaus ok, então é só eu pegar + 4gb 2400mhz hiperx tá tudo tranquilo ? basicamente eu vou ter 8 gb em dual channel e + 4 gb lá caso o sistema precise ? totalizando os 12gb

 

Aparentemente sim, eu não sei te dizer se o desempenho será o mesmo de que se estivesse com memórias iguais, mas provavelmente será maior que em single channel.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...