Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS - O que fazer após atualizar?


Kalligulah

Posts recomendados

Olá, essa é a primeira vez que participo do fórum e peço desculpas previamente se estou publicando no lugar errado.

 

Comprei uma placa-mãe ASUS Rog Crosshair Hero VI x370 socket am4 e um processador Ryzen 5 2600X (a placa-mãe é de primeira geração, porém na caixa veio um adesivo colado "AMD RYZEN DESKTOP 2000 READY" q no caso ja veio com a BIOS atualizada para a segunda geração RYZEN.

 

Montei o PC, deu tudo certo, processador funcionando... realmente a BIOS era compatível!
PORÉM... apos algumas horas de uso ele deu tela azul, e isso se repetiu sempre desde então (as vezes demora 10 minutos para acontecer e as vezes algumas horas)

Obs: Os erros q apareciam foram diversos (memory managment apareceu mais vezes) porém pareciam ser bem aleatórios. foram uns 5 diferentes tipos.

 

Resolvi atualizar todos os Drivers diretamente pelo site da ASUS, baixei tudo (mais atual) e instalei. O problema continuou...

 

Percebi q a BIOS se tratava de uma versão de Janeiro de 2018, aparentemente a primeira BIOS disponível para os RYZEN de 2ª geração, e depois desta BIOS ja foram lançadas várias outras.

Resolvi pesquisar e vi q talvez esse problema seja solucionado com a atualização da BIOS! Minha placa oferece o recurso de BIOS FLASH, onde se é possível atualizar a BIOS via pendrive, pesquisei sobre e aprendi o procedimento, no entanto, descobri que ao atualizar a BIOS se faz necessário a reconfiguração do HD

 

Eu possuo um conhecimento de montagem de hardware, porém, configuração de HD, RAID e afins não entendo muita coisa.

RESUMINDO:

 

quero atualizar minha bios porém não sei como proceder após (configuração do HD)
 

Meu HD é um daqueles normais (antigo, ja tem 6 anos)
7200RPM 500GB

dividido em duas partições

 

PERGUNTA: Será necessário a formatação do HD?

 

meu setup:

- placa-mãe:                ASUS Rog Crosshair Hero VI x370 socket am4

- Processador:             Ryzen 5 2600X

- Memória Ram:           HyperX - 8GB DDR4 - 2666

- Fonte:                        Corsair CX500

- Placa de Vídeo:         Radeon - R7 265 - 2GB


 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Kalligulah disse:

descobri que ao atualizar a BIOS se faz necessário a reconfiguração do HD

 

onde isso? bios nao tem nada a haver com isso ai..

 

fazendo os passos de atualizacao descritos no site, nao há como dar errado.. no maximo que pode acontecer é a bios voltar ao padrão de fabrica, mas nao chega a ser um problema

 

16 minutos atrás, Kalligulah disse:

PERGUNTA: Será necessário a formatação do HD?

 

nao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu atualizar a BIOS (se der tudo certo) e só ligar o PC q vai funcionar?

 

Por exemplo: Não vou precisar mexer em nada nas configurações para o Windows funcionar? Vai ser igual estava antes porém com a bios nova?

 

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

onde isso? bios nao tem nada a haver com isso ai..

 

 

 

Eu vi um tutorial onde o técnico diz q após a atualização de BIOS o windows nao vai bootar porque precisa reconfigurar o RAID

 

Por isso fiquei na dúvida de fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Kalligulah disse:

Então se eu atualizar a BIOS (se der tudo certo) e só ligar o PC q vai funcionar?

 

Isso.

 

3 minutos atrás, Kalligulah disse:

Por exemplo: Não vou precisar mexer em nada nas configurações para o Windows funcionar? Vai ser igual estava antes porém com a bios nova?

 

Exato.

 

4 minutos atrás, Kalligulah disse:

Eu vi um tutorial onde o técnico diz q após a atualização de BIOS o windows nao vai bootar porque precisa reconfigurar o RAID

 

OK, e seu HD está em RAID pra você se preocupar com isso? ;)

RAID não é o HD dividido em partições, são dois ou mais HDs pensando que são um só.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Kalligulah disse:

 

 

 

Eu vi um tutorial onde o técnico diz q após a atualização de BIOS o windows nao vai bootar porque precisa reconfigurar o RAID

 

Por isso fiquei na dúvida de fazer...

 

Penso que sei onde quer chegar... como voce vai atualizar via pendrive correto ? voce vai ter que ir na bios pra o pc ao iniciar botar por ele e iniciar a instalação, correto ? entao apos atualizar a bios, voce so precisa ir na bios e colocar de novo o hd como boot primario caso ele nao o esteja detetando apos a atualizaçao... penso que seja essa a sua duvida ...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelas respostas! :thumbsup:

Desculpa pela minha ignorância no assunto...

atualizarei a BIOS então! Espero q as telas azuis parem =)

 

Bom dia!

 

adicionado 4 minutos depois
4 minutos atrás, aeonflux513 disse:

 

Penso que sei onde quer chegar... como voce vai atualizar via pendrive correto ? voce vai ter que ir na bios pra o pc ao iniciar botar por ele e iniciar a instalação, correto ? entao apos atualizar a bios, voce so precisa ir na bios e colocar de novo o hd como boot primario caso ele nao o esteja detetando apos a atualizaçao... penso que seja essa a sua duvida ...

 ISSSOOOO!!!

Era justamente isso, não sabia como explicar!
Meu conhecimento é muito leigo... 

Obrigado cara, me ajudou mt!


:wiggle:

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...