Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler dispara e VGA não da vídeo


Posts recomendados

Olá, chegando em casa hoje tive uma desagradável surpresa, ao ligar o pc a ventoinha da placa de vídeo dispara mas não da vídeo. A placa de vídeo tava funcionando normalmente, deixei meu primo usando meu pc e a explicação que ele me deu é que foi ligar um pendrive no pc, o pendrive escorregou e de alguma forma caiu pra dentro do gabinete, ai ele tirou a tampa do gabinete com o pc ligado e quando foi colocar a mão pra puxar o pendrive que tinha caído sobre a placa de vídeo, acabou esbarrando a mão na ventoinha do water cooler que parou e a placa de vídeo disparou a ventoinha no mesmo momento. Agora sempre que ligo o pc a ventoinha da vga dispara no máximo, faz um barulhão e um p**** vento mas não da vídeo. Alguém poderia ajudar ? A placa é uma GTX 750 ti 2gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Se se a saída da placa-mãe (onboard) está dando vídeo. Pode ter desconfigurado a BIOS.

Sim, to usando pela onboard pra ver se encontro uma solução, to quase colocando pra assar no forno a placa. O que eu poderia fazer na bios pra resolver o problema ? Desabilitar a saída de vídeo onboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando no gerenciador de tarefas a VGA não aparece na lista de adaptadores de vídeo mesmo conectada, porém o barulho da ventoinha diminuiu como se estivesse com rotação menor, lendo umas coisas pensei que talvez o pendrive sobre a placa tenha arranhado alguma trilha, danificado o pcb(algo assim) ou soltado algum capacitor da placa. Existe algo que eu poderia fazer nesse caso ? Levar pra assistência vai acabar saindo mais em conta comprar outra 750.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reseta a bios, passa borracha no contato da placa de vídeo, limpa ela toda inclusive o contato com pincel, limpa os slots com pincel, com bastante cautela, retira a bateria da placa-mãe, retira os cabos de energia, espera 5 minutos com tudo desconectado inclusive a fonte desligada e cabo da fonte desconectado. Depois coloca a bateria novamente, coloca a placa de vídeo e tenta.

 

Não resolvendo: se fosse meu primo eu fazia ele pagar, mas não gerando treta, só conversando e explicando. Aquele velho ditado: " se quebrou conserte se não sabe consertar procure quem o faça, se não tem jeito, compre outro."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz tudo que estava ao meu alcance, infelizmente sem sucesso.

Mudei o slot da VGA.
Mudei a iniciação do graphics na bios pra PEG e PCI.
Desabilitei o vídeo onboard na bios pra "forçar" a iniciação pela VGA.
Retirei a bateria do computador pra resetar a  BIOS.
Limpei a placa e passei uma borracha no contato.
Iniciei o vídeo onboard com a vga conectada pra ver se o hardware era reconhecido, mas o gerenciador de tarefas não reconhece.
Utilizei um programa alternativo(AIDA64) pra ver se a vga era reconhecido, não foi.
Usei um software que mostrar a temperatura dos componentes do PC(HWiNFO64) mas a placa nem apareceu.
Mudei o slot da memória ram 3x.
Testei a fonte, tudo certo.
Liguei uma VGA que tinha guardada aqui(GT 620) e funcionou de primeira.

Quero tentar tudo o que for possível, não to em condição de comprar uma VGA nova com esses preços, fora o valor sentimental que tenho por essa placa. Vou upar imagens da parte de trás da placa onde o pendrive caiu, se alguém entender do assunto e conseguir verificar alguma anormalidade, eu agradeceria, já aviso que será um desafio porque a câmera do meu cel é triste.

IMG-20180819-WA0003.jpg

IMG-20180819-WA0004.jpg

adicionado 0 minutos depois

Existe algo mais que poderia fazer ? To pensando em tentar conseguir um multímetro pra fazer teste de corrente ou levar em uma assistência pra que eles façam ao menos isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...