Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C digitar uma string e mostrar na tela o número de ​vogais​ que a string possui


MatheusCBJR

Posts recomendados

galera sou iniciante na área de programação, tenho um exercício no qual tenho que digitar uma string e mostrar na tela o número de vogais que a string possui, tentei fazer porém eu estou quebrando a cabeça e não consegui fazer, gostaria de ajuda para resolver, o que eu fiz até agora está embaixo:

#include <stdio.h>

int main (void) {
    
    int tamanhostring(char string[]);
    char stringdigitada[20];
    
    printf("digite uma string: ");
    scanf("%s",stringdigitada);
    
    int n = tamanhostring(stringdigitada);
    
    printf("a string %s possui  %i vogais",stringdigitada,n);
    
    return (0);
}

int tamanhostring(char string []) {
    
    char vogais [10] = "AaEeIiOu";
    int i;
    
    int  nvoagis = 0;
    
    
    for (i=0; i<10; i++)
    if (vogais == string[nvoagis] != '\0')
    ++nvogais;
}

return (nvogais);
}

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusCBJR Olá. Como se trata de uma exercício q, pelo q parece, se refere a algum curso ou faculdade, passar a resposta pronta creio q não é a melhor coisa a se fazer.

O q eu poderia dizer com respeito a seu código é q na função o uso de um só for não traria um bom resultado, então, recomendo usar dois for aninhados, onde no primeiro, você navega por todos os índices da string digitada e no segundo for (o for mais interno) você navega por todos os índices do vetor de vogais.

Dessa forma você vai poder fazer a comparação q precisa e resolve o problema.

Para percorrer todos os índices da string digitada na função seu for poderia ficar assim:

for (i = 0; i < string[i] != '\0'; i++) {

Já se você conhece a função strlen do arquivo de cabeçalho (biblioteca) <string.h> o mesmo for ficaria assim:

for (i = 0; i < strlen(string); i++) {

E aí no outro for você faz do mesmo modo para percorrer o vetor de vogais.