Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LM317T não fica fixo após 28v na entrada


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Olá. Quero usar um lm317t para regular de 30v para 3,3v. abaixo de 28 v, ele regula de forma precisa, utilizando a fórmula descrita no datasheet.

Porém, quando passa de 28v, aumenta o valor tando de tensão quanto de corrente na saída, chegando a até 7v. 

o problema só é visto na protoboard, sendo que no Proteus ele funciona como deveria.

Já utilizei várias configurações de resistores, de 160ohms a 1200ohms, e o problema persiste.

 

O que poderia causar isso?

lm317.1.png

lm317.2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Já tive problema semelhante , não com necessidade tão grande de correção mas apresentando também variação na saída. 

 

Pesquisei um pouco e consegui a que funcionasse corretamente usando o diagrama abaixo.

 

Outro detalhe é a confiabilidade do componente, pode tentar um LM317 de outro fabricante para confirmar que o seu chip não seja de segunda linha.

 

 

 

me

reg-lm317.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@fernandoeqc ,

 

99,9 % de ter um LM317 falsificado.

Eu tenho mais de 20 peças comigo, só 3 regulam direitinho até 31 Volts que é o máximo que minha fonte de testes forneçe.

 

A maioria funciona muito bem até cerca de 25 volts.

 

Bem vindo à terra dos espertos,

que compram tudo o que é super barato na China e vendem aqui para nós, os otários ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...