Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe chipstet A320 Upgrade


Posts recomendados

Fala galera !!!
Estou pensando em fazer um upgrade na minha maquina sair de um FX 8300 e uma GA 78LMT -USB3 para um Ryzen 7 ou Ryzen 5 (procuro por mais desempenho em jogos).

Nas minhas pesquisas sobre placas mãe encontrei a MSI A320M GAMING PRO DDR4. https://www.kabum.com.br/produto/86295/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-a320m-gaming-pro-ddr4

 

Minha duvida é por ser o chipset A320 de entrada para os soquetes AM4 e comparado com a minha atual GA 78LMT (Que também é de entrada) estaria no mesmo patamar de placa-mãe pior,melhor. Por exemplo, a 78LMT possui 4 slots de memoria, mas no meu uso percebi que não preciso mais do que 2 e meu objetivo é ter 16 GB de RAM (E como memoria ta caro).


A outra duvida é se essa placa é muito desbalanceada para um Ryzen 7 sendo mais interessante pegar alguma B350.

 

Considerações - 

  • Eu to fugindo de Ryzen de segunda geração, pois fiquei sabendo que tem que atualizar a BIOS e nem sei como fazer isso, dai só Ryzen de primeira geração.
  • Acho que a minha maior necessidade em placa-mãe é ter muitas portas USB e aqueles sys fan eu possuo um Gabinete NZXT S340 e tenho só os dois fan que ja vem com o gabinete queria colocar os 3 possíveis na parte frontal, mas não tenho Sys fan suficientes na GA 78 LMT
  • Não vou fazer overclock em nada. (Sou leigo e quanto menos intervenções eu precisar fazer,melhor).

 

Ficou extenso, mas nessa fase é bom tirar todas as duvidas para não errar na compra.

 

Abraços !!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Algumas lojas vendem placas de primeira geração já com BIOS atualizado para segunda geração;

- Já existem as 4xx compatíveis nativamente com a segunda geração disponíveis no mercado;

- Você não vai achar muitas SYS fan em placas intermediárias e muito menos de entrada. USB segue a mesma lógica, mas se você tiver um bom gabinete com extensão para mais 4 portas não vejo problemas.

 

Eu sinceramente, ainda mais com um Ryzen 7, não pegaria nada inferior a uma boa B350, como esta aqui: https://www.kabum.com.br/produto/86355/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350-plus-4-x-ddr4-1x-dvi-d-1x-d-sub-1x-hdmi-1x-m2-soquete-3-crossfirex-6x-sata-6gb-raid-de-0-1-10

 

Mas aí vai da sua necessidade. Por exemplo, eu atualmente utilizo 16GB de RAM (2x8), então quis deixar dois slots vazios para futuro upgrade. Tmb quis uma placa-mãe com bom codec de audio, e principalmente uma placa com bom VRM para um possível overclock, o que garante tmb a longevidade da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive placas com 4 slots, mas sempre usei 2 apenas, alias me interessei nesta placa aqui 

 

https://www.kabum.com.br/produto/92660/placa-mãe-asus-p-amd-am4-matx-tuf-b350m-plus-gaming-ddr4-crossfirex-4-x-porta-sata-6gb-raid-0-1-10-1-x-m-2-socket-3-suporta-ryzen-2000

 

E já suporta Ryzen 2000 o que amplia meu leque de escolhas. Agora e saber se ela tem suporte para 5 fãs no gabinete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cesar Silva_308544 Boa placa. Ela tem um CPU fan e dois Chassis/SYS fan.

A que recomendei é a mesma coisa.

 

A minha que é uma X370 tem apenas uma entrada a mais que estas placas aí. Tu vai ter que interligar seus fans.

Aqui eu fiz isso, os 3 fans frontais estão em cascata com o último conectado na placa. Ou seja, eu vejo a rotação de apenas um,mas posso controlar (diminuir, aumentar) os 3 ao mesmo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Consegui encontrar uma X370 por um valor de uma B350 top. Mas eu tenho um sonho de ter uma placa serie TUF da asus.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8407/placa-mãe-biostar-racing-x370gt3-ddr4-amd-am4?utm_source=Criteo&utm_medium=Retargeting&utm_campaign=Criteo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...