Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cesar Silva_308544

placa-mãe chipstet A320 Upgrade

Posts recomendados

Fala galera !!!
Estou pensando em fazer um upgrade na minha maquina sair de um FX 8300 e uma GA 78LMT -USB3 para um Ryzen 7 ou Ryzen 5 (procuro por mais desempenho em jogos).

Nas minhas pesquisas sobre placas mãe encontrei a MSI A320M GAMING PRO DDR4. https://www.kabum.com.br/produto/86295/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-a320m-gaming-pro-ddr4

Minha duvida é por ser o chipset A320 de entrada para os soquetes AM4 e comparado com a minha atual GA 78LMT (Que também é de entrada) estaria no mesmo patamar de placa-mãe pior,melhor. Por exemplo, a 78LMT possui 4 slots de memoria, mas no meu uso percebi que não preciso mais do que 2 e meu objetivo é ter 16 GB de RAM (E como memoria ta caro).

A outra duvida é se essa placa é muito desbalanceada para um Ryzen 7 sendo mais interessante pegar alguma B350.

Considerações - 

• Eu to fugindo de Ryzen de segunda geração, pois fiquei sabendo que tem que atualizar a BIOS e nem sei como fazer isso, dai só Ryzen de primeira geração.
  • Acho que a minha maior necessidade em placa-mãe é ter muitas portas USB e aqueles sys fan eu possuo um Gabinete NZXT S340 e tenho só os dois fan que ja vem com o gabinete queria colocar os 3 possíveis na parte frontal, mas não tenho Sys fan suficientes na GA 78 LMT
  • Não vou fazer overclock em nada. (Sou leigo e quanto menos intervenções eu precisar fazer,melhor).

Ficou extenso, mas nessa fase é bom tirar todas as duvidas para não errar na compra.

Abraços !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Algumas lojas vendem placas de primeira geração já com BIOS atualizado para segunda geração;

- Já existem as 4xx compatíveis nativamente com a segunda geração disponíveis no mercado;

- Você não vai achar muitas SYS fan em placas intermediárias e muito menos de entrada. USB segue a mesma lógica, mas se você tiver um bom gabinete com extensão para mais 4 portas não vejo problemas.

Eu sinceramente, ainda mais com um Ryzen 7, não pegaria nada inferior a uma boa B350, como esta aqui: https://www.kabum.com.br/produto/86355/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350-plus-4-x-ddr4-1x-dvi-d-1x-d-sub-1x-hdmi-1x-m2-soquete-3-crossfirex-6x-sata-6gb-raid-de-0-1-10

Mas aí vai da sua necessidade. Por exemplo, eu atualmente utilizo 16GB de RAM (2x8), então quis deixar dois slots vazios para futuro upgrade. Tmb quis uma placa-mãe com bom codec de audio, e principalmente uma placa com bom VRM para um possível overclock, o que garante tmb a longevidade da mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre tive placas com 4 slots, mas sempre usei 2 apenas, alias me interessei nesta placa aqui 

https://www.kabum.com.br/produto/92660/placa-mãe-asus-p-amd-am4-matx-tuf-b350m-plus-gaming-ddr4-crossfirex-4-x-porta-sata-6gb-raid-0-1-10-1-x-m-2-socket-3-suporta-ryzen-2000

E já suporta Ryzen 2000 o que amplia meu leque de escolhas. Agora e saber se ela tem suporte para 5 fãs no gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

@Cesar Silva_308544 Boa placa. Ela tem um CPU fan e dois Chassis/SYS fan.

A que recomendei é a mesma coisa.

A minha que é uma X370 tem apenas uma entrada a mais que estas placas aí. Tu vai ter que interligar seus fans.

Aqui eu fiz isso, os 3 fans frontais estão em cascata com o último conectado na placa. Ou seja, eu vejo a rotação de apenas um,mas posso controlar (diminuir, aumentar) os 3 ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Phoenyx Consegui encontrar uma X370 por um valor de uma B350 top. Mas eu tenho um sonho de ter uma placa serie TUF da asus.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8407/placa-mãe-biostar-racing-x370gt3-ddr4-amd-am4?utm_source=Criteo&utm_medium=Retargeting&utm_campaign=Criteo

Compartilhar este post

Link para o post

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!