Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro H Gomes

placa-mãe ecs h61h2-m17 Não dá tensão mínima no slot PCI express

Recommended Posts

Ainda sou novo no fórum, não sei se estou na área certa..

Meu problema é o seguinte, comprei um kit i5 2400 no mercado livre. Dentre os itens que acompanham o kit, veio uma placa-mãe ecs h61h2-m17 da Positivo.

Comprei a placa usada mas teoricamente sem grandes defeitos. Porém ela apresentou um slot de memória ram danificado, duas entradas satas que não funcionam e mais um problema com o slot PCI express.

Uma vez a placa comigo, fui instalar uma Hammer R7 360, porém a placa-mãe não aceitou. A placa de vídeo chega a ligar, liga o cooler próprio, so que não dá vídeo. Minha fonte é uma crossair 450 bronze. Tentei trocar por uma fonte evga 500, mas n adiantou nada.. porém quando eu coloquei uma placa de vídeo Low profile a placa-mãe aceitou..

Resumindo, contactei o vendedor do kit, e um técnico da minha cidade.

O técnico alegou que a entrada PCI express não estava passando a alimentação necessária, e que o problema era exclusivamente na placa-mãe. Que, por algum motivo, a entrada PCI express não estava passando a tensão mínima de 75w se não me engano.. um dos argumentos dele, é que ele testou a placa em uma placa-mãe 775, que é mais "obsoleta e fraca", e a placa de vídeo funcionou perfeitamente..

Entretanto quando contactei o vendedor, ele disse que essa placa-mãe é muito fraquinha e não aguenta essa placa de vídeo.

Quem está certo? A placa-mãe deveria aguentar a placa de video? O slot para PCI express realmente pode estar danificado? Ou o que o vendedor me disse faz algum sentido ????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A placa deveria aguentar esta placa de vídeo. O problema aí pode ser compatibilidade, afinal a Positivo remarca a placa (ela não fabrica nada), edita um dos BIOS iniciais com sua logomarca na tela e nunca mais dá atenção pra isso. Uma placa-mãe ao longo de alguns anos possui entre 6 e mais de 10 lançamentos de BIOS, para compatibilidade com novos hardwares, correção de bugs, etc.

Vai no site da ECS e força uma atualização com o último BIOS lançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "técnico" não sabe muito o que está falando. Se não tivesse tensão no slot pci o fan nem chegaria a girar e a outra placa de vídeo fraca não funcionaria. O defeito dos slots de memória e do pci express podem estar relacionados já que o chipset Ponte Norte é quem controla os dois, o que pode estar acontecendo é que pode ter um componente danificado em uma das pistas do pci express que são utilizadas pela r7 360 mas não pela vga mais fracas, se você reparar uma gt210 da vida tem menos contatos no slot pci do que uma placa de vídeo "forte". Ou então um problema no próprio chipsset (ou na solda bga dele). Já tive esse exato problema na minha h61 e era um capacitor em curto em uma linha do pci express. Se eu fosse você mandaria essa placa-mãe de volta e pegaria uma de marca boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais