Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Descarga de energia estranha


Posts recomendados

Boa tarde pessoal! A história a seguir é verídica, apesar de na minha visão parecer pesadelo. Obs: acredito que vá ficar um pouco longa.

 

Então, em um belo dia eu comprei um HDMI para conectar na minha nova TV e fui testar no meu monitor, conectei no meu monitor e quando eu encostei nos metais que ficam em volta do HDMI da placa de vídeo, o monitor simplesmente queimou e o disjuntor caiu. Eu fiquei sem entender mas liguei o disjuntor e coloquei o monitor na tomada novamente, saiu umas faíscas fonte do monitor e o disjuntor caiu pela segunda vez (isso tudo testando na entrada hdmi da placa de vídeo). Depois que o disjuntor caiu pela segunda vez e meu monitor não ligava mais, eu pensei: putz, meu monitor queimou, vou mandar arrumar. Cheguei no local, expliquei a situação, e o responsável disse que era relativamente comum queimar eletrônico por causa da HDMI, eu dei uma pesquisada na Internet e tinham tópicos falando sobre isso e que deveríamos conectar com o equipamento desligado (não sei falar sobre a veracidade disso). Pois bem, cheguei em casa com o monitor arrumado, desliguei o pc, conectei o hdmi na placa de vídeo e no monitor e quando conectei na energia, queimou o monitor e o disjuntor caiu. Nesse momento a única coisa que passava na minha cabeça era Jocelyn Flores. Eu, no auge da minha inocência, comprei um conversor HDMI pra VGA e conectei na outra HDMI do pc e em um monitor velho que tinha, e funcionou. Eu pensei: NOSSA! É o HDMI da placa de vídeo me arrombando. Achando que tinha resolvido meu problema, comprei um monitor novo pois não estava disposto a arrumar o monitor queimado novamente e ele também já era antigo. Ontem cheguei com um monitor novo em casa conectei na VGA (com medo de queimar o monitor na HDMI) e aconteceu a mesma coisa, caiu o disjuntor e felizmente o monitor não queimou. Nesse momento eu pensei, a vida não vale ser vivida. Nisso, acendeu um led vermelho na minha placa-mãe (ga b150m), que eu não sei o que significa, não tem nada na Internet nem no manual falando sobre isso (imagem anexada), a minha placa de vídeo começou a girar o cooler 100%, acredito que tenha queimado todos os slots pcis e o que tem em volta.

Aí vocês começam a se questionar Mas não é a tomada? Então, o monitor quando ligado sem NENHUMA CONEXÃO com o PC funciona (na mesma tomada que estava ligando antes). Então é a placa de vídeo! Ontem eu testei sem a placa de vídeo e com uma fonte diferente e deu o mesmo problema (monitor ligado na VGA da placa-mãe). O que me sobra é a placa-mãe. Mas ai vem o fato curioso: o meu monitor velho funciona conectado no PC sem nenhum problema, tanto com placa de vídeo ou sem.

 

Eu duvido muito que seja a tomada, mas o questionamento que fica é: há chances de uma placa-mãe causar tudo isso? Todos os componentes foram comprados há pouco mais de um ano. Alguém já passou por algo parecido ou tem alguma luz? Você pode estar se perguntando: Porque esse inocente não faz o teste com outra tomada, ou outra placa-mãe? Eu tenho outra tomada pra testar, o problema é que já estou cansado, pra continuar fazendo testes eu teria que arriscar o meu monitor e o resto que sobrou do meu computador, nessa brincadeira eu já tive tive prejuízo de pelo menos 1k.

 

Obrigado pela atenção e para quem teve coragem de ler até aqui.

red light mobo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fredblaster disse:

uma pergunta básica. a sua tomada onde é ligado o computador, possuir aterramento?

Sim, todas as tomadas são aterradas. O que me deixa intrigado é o monitor funcionar sem problema na mesma tomada não conectado no PC, mas quando conecto tenho o problema. E o que não faz sentido nenhum, é meu monitor velho funcionar conectado no PC sem problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...