Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel X Frequência


Posts recomendados

Boa noite a todos!
Eu estou pensando em montar um pc com algum processador Ryzen G, e nesse primeiro momento, vou usar os gráficos integrados do processador. Eu sei que para se obter um resultado adequado com o uso dos gráficos internos, é preciso ter boa RAM no pc. Então, me surgiu uma dúvida: o que seria melhor nesse caso: fazer dual channel de pentes com frequência mais baixa, como por exemplo, dois pentes de 4gb a 2133mhz ou 2400mhz OU utilizar apenas um pente de 8gb com frequência de 3000mhz ou mais? O que vale mais a pena focar nesse caso: Dual-channel com frequência baixa ou Single-channel com frequência alta? Por que sempre ouvi que a primeira opção é sempre fazer o dual channel, mas queria saber o quanto que a frequência influencia no desempenho final do pc em um caso como esses.

Muito obrigado a quem puder responder, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Phoenyx disse:

Dual channel.

 

3000x8= ~24GB/s

2400x8x2 = ~38GB/s

 

Você precisaria de uma memória de ~4800MHz pra se equiparar, sem contar latências.

O acesso simultâneo dobra o bandwidth.

 

 

Ah sim! Não sabia dessas coisas, muito obrigado @Phoenyx!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Alef de Barros Sousa Mas dependendo dos games que você quer rodar eu colocaria 1x 8GB. Até porque se você tá pensando em 2x00G deve querer economizar e ir de A320 ou B350 simples com 2 slots de RAM. 8GB hoje é limítrofe, logo mais você vai querer se possível tacar outro pente de 8GB e terá um slot sobrando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Alef de Barros Sousa Mas dependendo dos games que você quer rodar eu colocaria 1x 8GB. Até porque se você tá pensando em G2xxx deve querer economizar e ir de A320 ou B350 simples com 2 slots de RAM. 8GB hoje é limítrofe, logo mais você vai querer se possível tacar outro pente de 8GB e terá um slot sobrando.

Sim, faz sentido! um dos pontos que me fez considerar o único de pente de 8gb foi justamente essa questão de poder utilizar o outro slot mais pra frente, já que para o dual channel fazer efeito, deve-se utilizar dois pentes de mesma capacidade e frequência. Ou seja, se pegasse logo de cara 2x4gb e pensasse em fazer um upgrade mais pra frente, só haveria um ganho considerável se eu substituísse os dois pentes, não é? E os jogos que eu penso em rodar são alguns triplo A mais recentes (Dark Souls 3, Monster Hunter World, etc) e emuladores em geral, que para os consoles mais recentes, precisam às vezes de um pc com uma configuração mais parruda, como os emuladores de Wii U e 3DS pro exemplo. Além disso, quero usar o PC também para produção e gravação musical, já que os 4gb (2x2) ddr2 que eu tenho no momento estão me limitando bastante, aí nesse caso queria saber também o que valeria mais a pena quanto à dual channel x frequência, já que esses programas de gravação costumam exigir bastante de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...