Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sidney.fabiani

Como ligar 8 leds 50w em 12v ?

Recommended Posts

Amigos, pretendo montar uma placa em aço inox para iluminação subaquática em meu barco. Queria saber qual a melhor ligação para 8 leds 50w na bateria 12v do barco. Mandei fazer uma placa em inox com dissipador em um dos lados e a ideia seria instalar os leds do outro lado que terá um rebaixo de 1cm e será preenchido com resina cristal. Os fios, sejam em paralelo ou serial serão conectados pelo centro da placa para dentro do barco e lá posso ter uma fonte, inversor ou o que mais for necessário.

Agradeço ajuda e aceito opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal. obrigado pela dica. este eu tinha visto mas não faz sentido financeiramente. Seriam 8 deste mais os leds da quase 500 reais e ainda tenho de fazer a peça de inox (320) e a resina. A peça pronta custa 730 reais.... seria legal se eu pudesse usar algo para todos os leds juntos até porque 8 destes no barco nao vai ficar legal de instalar ...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, quer montar um painel de leds com 30 leds iguais ao abaixo para usar no meu barco e iluminar embaixo dagua. Vou montar uma placa em inox e encapsular com resina epoxi cristal. queria ajuda para saber que resistor ou drive uso. quero usar 1 para todo o conjunto a não ser que seja tecnicamente melhor usar um para cada. obrigado

Power LED: 10W
. Cor da Luz: Branco Quente
. Lumen: 900-1100LM
· Temperatura de cor: 3000 - 3500k 
· tensão: 9 - 12V
· Corrente: 600mA
. Temperatura de Operação: -30 ~ 120ºC
. tamanho: 2x2cm

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes: sobre a placa de inox, substitua por uma placa de alumínio. Aço não conduz bem o calor. Faça o banho de resina transparente onde estão os leds e deixe a outra face nua para refrigeração com a água. Como o led de 10W possui tensão inferior a da bateria dá para trabalhar com uso de resistência para limitar a corrente.

2 horas atrás, sidney.fabiani disse:

Temperatura de Operação: -30 ~ 120ºC

A temperatura máxima admissível no chip de led é de 85ºC. Considerando a dificuldade desse calor em ser transferido para a base, considere 80ºC na base.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ola.

Usando Leds de 10W ( 12V com corrente de 600mA ) em uma fonte estabilizada é uma coisa, usando em bateria automotiva é outra.

No caso das baterias a tensão sobre o resistor vai variar durante o processo de de carga e descarga e dessa forma a limitação de corrente com resistor vai fazer variar a luminosidade dos leds.

Seria mais eficiente usar uma placa controladora de corrente com saída individual para cada led.

Isso é fácil de confeccionar e os componentes são bem baratos.

30 lm317 -  ( 60 R$ )
30 resistor 2 Omhs 2W ( 15 R$ )
30 capacitor 0,33u ( 6 R$ )

custo destes componentes  .... R$ 81,00

Vai precisar uma placa de circuito , alguns dissipadores e um cooler, mas é baratinho também .

'_'

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria esses reguladores:

https://www.aliexpress.com/item/DC-DC-5-35V-To-1-25-30V-3A-Step-Down-Buck-Power-Supply-Module-LM2596/32842624355.html

São baratos, menos de R$7 por peça. Também acha no ML.

São mais eficientes que um regulador linear, como o LM317, fora que esses LM estão difíceis de achar que não sejam falsificados.

Tem que ter um multímetro para regular a saída de cada módulo em 10V e 600mA. Nessa configuração esse módulo dá e sobra, não vai nem esquentar, nem desperdiçar a preciosa energia da bateria de um barco!

[]'s

Renato

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, TcheRenato disse:

Eu usaria esses reguladores:

https://www.aliexpress.com/item/DC-DC-5-35V-To-1-25-30V-3A-Step-Down-Buck-Power-Supply-Module-LM2596/32842624355.html

São baratos, menos de R$7 por peça. Também acha no ML.

São mais eficientes que um regulador linear, como o LM317, fora que esses LM estão difíceis de achar que não sejam falsificados.

Tem que ter um multímetro para regular a saída de cada módulo em 10V e 600mA. Nessa configuração esse módulo dá e sobra, não vai nem esquentar, nem desperdiçar a preciosa energia da bateria de um barco!

[]'s

Renato

Ola senhor  @TcheRenato

De fato existem inúmeras possibilidades para implementar o circuito que o requerente pediu.

Depois da primeira pergunta dele usando led 50W ( 35V ) em bateria de 12V o pessoal mencionou algumas opções e então ele se assustou com o preço , razão pela qual ele mudou para Leds  10W tentando amenizar.

A minha sugestão foi visando primeiramente o preço, que ficaria no máximo em 100 R$

Eu também havia pesquisado no ML esses modulos step-down ( com ajuste de corrente ) no mercadolivre e custam no mínimo  R$ 12,00 cada, e para 30 leds daria um montante de R$ 360,00

Vamos em frente, ajudar o requerente a ajustar o projeto dele ao barco e ao bolso !!

'_'

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitei a sugestão usando os stepdown. Comprei no ML por 8 reais cada entregue. Vou montar e dou notícias 

super obrigado 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais