Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD de 120GB vale a pena? É suficiente para meu uso?


Posts recomendados

Boa tarde, vou adquirir um SSD de 120gb pois não tenho condição de pagar por um de 240gb+

gostaria de saber se é o suficiente, visto que não baixo jogos pesados, uso um HD de 1tb e não tem nem 30% utilizado. Meu foco é mais multitarefa como edição e renderização de vídeo. Gostaria de saber quanto ocupa o windows 10 e vi alguns vídeos onde dá pra reduzir até 30gb do HD apagando dois arquivos,  pretendo deixar o SSD focado no meu programa de gravação e edição de vídeo e um jogo relativamente pequeno apenas 11gb o resto vai pro HD. Logo, um SSD de 120gb será o necessário? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JumpPW Eu não trabalho com edições, meu HD com Windows 10, drivers e programas comuns (players de vídeo, origin, steam  -- os jogos em outro HD porém) e mesmo assim esse HD já tem 50GB consumidos. Tenho um SSD de 120GB que é para jogos com loads pesados, porém acho pequeno (GTAV -- que tira certa vantagem do SSD -- sozinho já ocupa 80GB, ou seja se eu também quisesse colocar um jogo como Mass Effect Andromeda, por exemplo, já não caberia os dois no SSD).

 

Pessoalmente vejo SSD de 120GB apenas para usuários comuns, que irão apenas navegar, ver séries. No máximo colocar jogos pequenos como os CSGo e League of Legends da vida. Agora alguém que gosta de jogar títulos AAA ou, no seu  caso, trabalha com edições (o que não é meu foco, mas sei que pode gerar arquivos muito grandes) não acho a melhor opção.

 

Se realmente não tiver como bancar um maior, recomendaria deixar o Windows em um HD e colocar o programa de edição no SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

120GB acho que só serve pra dar um up no PC instalando apenas o SO no SDD. E claro, fazendo uso de um HD com espaço bom pra armazenar os arquivos mais pesados.  

O jeito é esperar se algum dia os SSD's com mais espaço fiquem mais baratos, ai aposento meu HD. ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do uso amigo, em 2011 tive meu primeiro SSD e era um Corsair 120GB, usava o Windows 7 e dava pra ele, alguns programas leves e 1 ou 2 jogos pesados.

 

Caso queira agilidade de SSD no seu Windows mas não tem como comprar um acima de 120GB, pegue um dessa capacidade, instale o Windows nele e os programas mais usados apenas, o resto instale num HD convencional de seu PC, este sem sistema operacional, naturalmente. Aí você boota o Windows e abre seus programas em segundos, mas os arquivos que você cria, configure nos programas para jogar no(s) HD(s) convencionais.

 

E assim que você puder, pegue um SSD de 250GB ou mais, aqui achei a capacidade ideal pro meu uso: 512GB. Tinha um de 256GB com Windows 10 e mais uns jogos e programas, apertou o espaço, daí pensei em vender mas estavam oferecendo 1/3 do valor do SSD com 2 meses de uso... peguei e comprei outro igual e fiz um RAID-0 aqui... bate mais de 1000MB/s de escrita e leitura fácil. Você pode fazer o mesmo. Comprar um de 120GB agora e daqui uns meses pega mais um de 120GB idêntico de preferência e toca um RAID-0 se sua placa-mãe tiver o recurso. Fica um absurdo de rápido.

 

Nos notebooks aqui de casa (4), todos abandonaram seus HDs de 5400RPM e usam SSDs Samsung e Sandisk de 120GB cada, pois não carregam muitos arquivos. Só meu PC de mesa da assinatura que uso umas 11h por dia trabalho pesado e nas horas vagas jogos pesados (ninguém é de ferro) e neste PC 512GB de SSD eu achei excelente, não tem porque comprar mais que isso.

 

Abraço, boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JumpPW eu acho que para o seu uso específico não seria o suficiente, trabalhar com edição de vídeo vai exigir um bom espaço em disco, já que os arquivos podem ser muito grandes. Fora isso ainda a questão de jogos e outros programas que você pode vir a instalar.

 

Eu uso um SSD de 120 GB mas somente para um computador em que trabalho com arquivos de texto, no meu caso, fico com uns 80 GB livres.

 

Aparentemente os SSDs estão abaixando um pouco o preço, esses dias vi um Kingston de 480 GB por menos de R$ 500,00. Minha sugestão seria aguardar para obter o componente ideal para o seu trabalho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vai depender muito desse seu uso eventual pra renderização de video. sao videos curtos e leves? 1gb, 5gb no máximo? vai trabalhar só de vez em quando? tá na pindaíba mesmo? vá de 120. eu uso 120 e faço edição de video leve nesse nivel que exemplifiquei, e pra mim o espaço está bom. O windows, programas de edição, photoshop, todos programas estão no ssd, e me sobra um espaço de 40gb pra trabalhar. aí tem que ver quantos progrmas você pretende, fazer um calculo, e ver se, o que sobra pra voce é suficiente pra trabalhar. No meu caso é. Nao pretendo dar upgrade tão cedo pra outro. Meus jogos eu uso em hd convencional, e pra dar um up futuramente, farei raid de hds, pra ter um pouco mais de velocidade e só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 26/08/2018 às 15:52, JumpPW disse:

Gostaria de saber quanto ocupa o windows 10

 

Recentemente troquei o HD de um notebook Lenovo antigo, que tem uso leve na casa dos meus pais, por um SSD Kingston A400 de 120Gb.

Com o Windows 10 Pro + alguns programas instalados (Chrome, Firefox, Avast, Libre Office, Foxit Reader), no total está sendo ocupado cerca de 23Gb dos 111Gb usáveis do SSD.... acho que quando terminei de instalar só o Win 10, estava ocupando uns 20Gb.

 

discos.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...