Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar ligações do transformador


Gu1426

Posts recomendados

Há um tempo atrás desmontei uma lavadora de roupas, e a placa dela ficou guardada por um bom tempo em uma gaveta, recentemente retirei o transformador (soldado na placa mesmo), na parte de cima está escrito  "220TP24TC100 GRE 0848 Insulation Class B", há três terminais no primário e quatro no secundário, porém, notei que alguns terminais não tem uma ligação com o enrolamento, desculpem a minha descrição bagunçada, mas não entendo muito de transformadores. Grato a quem puder ajudar.

adicionado 6 minutos depois

Percebi que as duas trilhas (fora a do meio) do primário na placa estão ligadas em um negócio parecido com um Ladrão de Joule, o que é isso? Será que preciso ligar junto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

220TP24TC100

Isso faz supor que seu transformador tem entrada de 220V.

2 minutos atrás, Gu1426 disse:

há três terminais no primário e quatro no secundário, porém, notei que alguns terminais não tem uma ligação com o enrolamento

Sim, alguns terminais servem apenas pra segurar o transformador na placa. E existe também a possibilidade do fabricante usar os terminais em outros modelos de transformador para outro tipo de equipamento.

 

A grosso modo posso dizer que o lado que tem o fio mais fino é a entrada da rede e o de resistencia maior para 220V, caso o transformados seja bivolt.

 

Mas, tire umas fotos pra gente ter certeza...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a qualidade, a câmera desse celular é horrível, não foca. Há somente dois fio no primário, o que facilita a ligação, no secundário há três fios, provavelmente esse transformador tem saída de 12v a 24v. Gostaria de ter certeza de como fazer a ligação corretamente. Pois na última vez que eu liguei um transformador eu errei os fios e liguei o 110v no 220v, resultado: R.I.P Transformador...

aa.jpg

foyo.jpg

260820181934.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver um multímetro aí fica mais fácil, o lado do 220V tem resistência superior a 500R, o do 110V é a metade do maior valor. Mas se você está dizendo que só tem dois fios então é só de 220V mesmo.

Se na saída tem 3 fios, provavelmente o transformador tem duas tensões. pode ser 12 e 24V mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Posso ligar o neutro e a fase em qualquer ordem que não há problemas, certo? E um detalhe, para que serve aquele "ladrão de joule" (em aparência) antes do transformador, posso ligar direto na rede ou tenho que colocar esse negócio antes? É um disco de ferrite, com duas bobinas (ver foto) cada bobina para cada fio. Achei meio estranhas as trilhas da placa, não tem como tirar foto, pois com essa qualidade, fica impossível entender tal coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Posso ligar o neutro e a fase em qualquer ordem que não há problemas, certo?

Certo.

2 minutos atrás, Gu1426 disse:

E um detalhe, para que serve aquele "ladrão de joule" (em aparência) antes do transformador, posso ligar direto na rede ou tenho que colocar esse negócio antes? É um disco de ferrite, com duas bobinas (ver foto) cada bobina para cada fio.

É um tipo de filtro de linha, era mais útil quando tinha o circuito completo da lavadora. Agora que só tem o transformador não precisa mais dele.

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

Achei meio estranhas as trilhas da placa, não tem como tirar foto, pois com essa qualidade, fica impossível entender tal coisa.

Então você ainda tem a placa....

Se facilita um pouco, a saída do transformador está ligada em diodos. A entrada, provavelmente a fusível, relé e terminais para o fio que vai a tomada. Basta seguir as trilhas.

 

Você mediu a resistência dos terminais?

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

Trafo 220TP24TC100  ( ou compatível usado nesta placa ).. 

 

Entrada  220V  (   2 fios no primário )

Saida 13,5 +  13,5 V  ( 3 fios no secundário )

 

.......

 

As lavadores não são bivolt, então para testar caso a sua fosse 110V e voce ligar o primário em 220V ( por uns poucos segundos )  vai monitorar a tensão de saída e obter o dobro do citado acima.

 

 

'_'

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Medi em "20k" e deu 2.45 nos terminais do primário, não entendo muito dessa parte. O que isso quer dizer?

Significa 2,45kohm ou 2450R. Como eu disse a resistência é alta, mas em cada transformador é de um jeito. Se encontrar em outro terminal um valor próximo a 1.25 é o enrolamento de 110V, se não achar nada parecido seu transformador é só 220R.

A resistência do secundário é próxima de 10R, use a escala do 200 ou 2k pra medir.

5 minutos atrás, Gu1426 disse:

O transformador funciona, foi outra peça na máquina que estragou.

Sim, funciona. Se não aparecesse valor nenhum estaria queimado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gu1426 disse:

Medi em "20k" e deu 2.45 nos terminais do primário, não entendo muito dessa parte. O que isso quer dizer? O transformador funciona, foi outra peça na máquina que estragou.

 

Ola.

 

voce disse que desmontou essa maquina tempos atrás e quer aproveitar apenas o trafo, certo ?

 

Se ele está bom voce pode usar para outro propósito sem qualquer problema .

 

Normalmente os serviços de 'assistência técnica'  simplificam o diagnóstico trocando a placa inteira, possivelmente no seu caso o que havia queimado foi outro componente dela mas o trafo não foi afetado.

 

'_'

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, as assistências sempre fazem isso. Eu vou aproveitar a placa inteira, mas por enquanto, só o trafo. Medi (na escala 200) os dois terminais da ponta do secundário e obtive 33.0 ohms (não sei, acho que é isso),  e os dois terminais do lado direito e deu 19 e alguma coisa.

adicionado 1 minuto depois

Para montagem de uma fonte com esse tipo de trafo, alguém tem sugestão de um circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gu1426 disse:

Eu vou aproveitar a placa inteira, mas por enquanto, só o trafo. Medi (na escala 200) os dois terminais da ponta do secundário e obtive 33.0 ohms (não sei, acho que é isso),  e os dois terminais do lado direito e deu 19 e alguma coisa.

Isso aí. aonde deu 19R são os 13,5V citados pelo @Tito Fisher . O lado que tem 33R encontrará 27V.

Pode ligar o outro lado onde encontrou 2,45Kohm no 220V sem problemas.

 

Quanto a fazer uma fonte, a corrente desse trafo é mínima, deve ter 200mA no máximo.

O que pretende alimentar? Qual a tensão e corrente do que será alimentado?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gu1426 disse:

Somente 200mA?

Ou até menos. Eu apenas chutei um valor pelo tamanho dele, eu tenho um aqui de 250mA que é bem maior que esse.

 

10 minutos atrás, Gu1426 disse:

digamos assim. no 27v, posso "elevar a corrente" de alguma forma?

Sim, mas não compensa enquanto a corrente aumenta a tensão cai. O gasto e o trabalho com isso vai compensar comprar um transformador melhor.

 

12 minutos atrás, Gu1426 disse:

E uma pergunta: tanto no 13,5v quanto no 27v sai cerca de 200mA?

Sim.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como eu obter 12v e 500mA com esse trafo, de alguma forma?

adicionado 3 minutos depois

O último transformador que eu tinha era 12v e 500mA ou até 1A, chuto eu, ele é médio, e está guardado, pois como já disse, liguei os fios de 110 em 220 e ele queimou, quando liguei saiu um cheiro de queimado e uma fumaça, aí fazer o que, né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gu1426 disse:

Tem como eu obter 12v e 500mA com esse trafo, de alguma forma?

São 6W.

 

Se esse trafo realmente tiver 200mA (o que eu acho que não tem), no 27V terá 5,4W (o que já é menor que os 6W requeridos acima).

Com um conversor muito eficiente, terá no máximo 450mA em 12V.

O difícil é encontrar um circuito desses que aceite essa tensão de 27V, que depois de retificados chegará a quase 38V com a fonte sem carga. A maioria deles é para 30 ou 35V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Gu1426 disse:

Alguém poderia verificar se é isso mesmo

Os fios da tomada do lado que deu o valor mais alto (2,45k). A saída onde deu 33R.

 

48 minutos atrás, Gu1426 disse:

Este tipo de trafo apresenta algum ruído na hora em que liga?

Sim, mas é muito baixo tem que colar o ouvido nele pra ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...