Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Andreas Karl

Reguladores lm317t e 7808 falsificados ?

Recommended Posts

Olá, é meu primeiro tópico aqui, me perdoem algum engano. Sou técnico em telecomunicações formado em 85. Mas trabalhei muito tempo como técnico de áudio e estou enferrujado na eletrônica que estou voltando a praticar. Tenho até hoje uma fonte de bancada regulável de 1,25 até 30V que foi trabalho de laboratório da escola técnica, um circuito clássico com o Lm317t. e tive o capricho de até colocar um voltímetro (de ponteiro na época, foi bem caro). Esse dias fiz uma besteira carregando um eletrolítico de valor alto e como ela não tem o diodo de proteção contra corrente reversa foi se o integrado. Aqui é cidade pequena tive que ir numa cidade vizinha onde comprei duas peças da marca ST aliás uma facada , R$ 5,00 cada um. De repente surgiu um conserto meio urgente e eu precisei dela pra testar os reguladores, é um crossover que foi ligado no 220. Troquei o CI da minha fonte mas ao ligar imediatamente o voltímetro indicou 10 volts mesmo com o potenciômetro no mínimo. Até subiu até os 30 volts mas não baixava dos 10. Os outros componentes estão bons tanto que a entrada de controle do  Ci estava zerando. Fucei na internet e ví muitos artigos dizendo que o mercado está inundado com Lm317t falsificados e muitos não passam de um transistor com um zener na base encapsulados. Então nem tentei colocar o outro Ci, queria ver se deixava sem marcas de uso para eventualmente trocar. Achei uma gavetinha com vários 7808c novos marca ST também, devem ser da década de 90 e coloquei no lugar provisoriamente. Funcionou, a tensão mínima ficou limitada a 8V como esperado mas quebrou o galho. Olhando os datasheets da linha 78xx diz que eles tem proteção conta curto circuito assim como o Lm317. Mas paguei pra ver e fechei um curto rápido na saída da fonte e o 7808 entrou em curto na hora e levou junto o potenciômetro que soltou fumaça já que mandou os 30 V da retificação pra ele. Com o Lm317t a fonte aguentava qualquer curto, o dissipador fervia mas nunca queimou o Ci , marca JRC . Será que estes 7808 são falsificados também ?

fonte_lm317.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl

Tem muita coisa falsificada e com defeito sendo vendida não só em lojas quanto pela internet ( China ).

Comprei 3 mosfet em uma loja aqui no centro do Rio e todos estavam com defeito ( só depois é que fiquei sabendo por um vendedor que os clientes trazem até aparelhos para testar os componentes antes de comprar ).

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado mesmo Henrique. Eu agora vou dar um jeito de montar algo pra testar CIs Lm 317t e vou pra outra cidade vizinha a 40 Km daqui pra ver se os da loja de lá prestam. Uma viagem de R$ 40,00 pra comprar componentes de R$ 2,00 kkkk. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais