Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pó metálico não conduz eletricidade.


Posts recomendados

Saudações.

Comprei um pote de purpurina prata, que em sua composição é pó de alumínio. O objetivo era fazer uma tinta condutiva para facilitar a elaboração de circuitos, já que não tenho como imprimir placas. O problema é que esse pó de alumínio não conduz eletricidade, pra testar, medi um grafite de lápis e ele conduz, mas quando raspei o grafite não conduziu mais.

Como eu poderia usar esses pós para fazer tinta condutiva, se o metal em pó não está conduzindo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai funcionar, quando um material fica em pó fica cheio de ar entre as partículas e como sabemos ar não conduz baixa tensão. 

E tem outra, alumínio não solda com estanho, então não terá como prender os componentes nessas trilhas. 

 

Faça como eu fazia, eu pegava uma placa virgem e ia cortando o cobre com um riscador feito de uma faca velha. 

Nesse site explica melhor, inclusive outras maneiras de fazer suas montagens:

http://blog.novaeletronica.com.br/tecnicas-de-montagens-eletronicas/

Posteriormente eu comecei a usar placas padrão quando fazia uma montagem com muitos circuitos integrados ou placas impressas a mão quando preciso de circuitos com componentes de potência que não se encaixam na placa padrão (como capacitores, relés, soquetes, bornes, interruptores e circuitos integrados com outro padrão de pinagem).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

@Mestre88 Muito esclarecesor. Você tem ideia de como são produzidas aquelas tintas condutivas industriais? Sei que são a base de pó de prata. Mas como retirar esse ar no meio das partículas? Que material usar pra ficar cremoso?

Eu não conheço a respeito dessas tintas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Ja me deparei com a necessidade de usar tinta condutiva em um circuito e a solução foi um tanto simples ( e barata ).

 

Comprei um frasco de grafite em pó , um frasco de esmalte incolor.

 

usei um solvente, não lembro se tinner ou acetona para tornar o esmalte menos denso e misturei o grafite em pó nesse frasco.

 

Dependendo da proporção da mistura vai ser obtido maior ou menor condutividade, precisei testar mais de uma vez para obter o resultado desejado.

 

'_'

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para piorar o alumínio oxida e cria finas camadas isolantes de oxido sobre a superfície. 

 

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola,

 

Ja me deparei com a necessidade de usar tinta condutiva em um circuito e a solução foi um tanto simples ( e barata ).

 

Comprei um frasco de grafite em pó , um frasco de esmalte incolor.

 

usei um solvente, não lembro se tinner ou acetona para tornar o esmalte menos denso e misturei o grafite em pó nesse frasco.

 

Dependendo da proporção da mistura vai ser obtido maior ou menor condutividade, precisei testar mais de uma vez para obter o resultado desejado.

 

'_'

 

 

Na eletrônica de anoticamente, as vezes improvisavam fazendo resistores deste jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher

Já empreguei exatamente este procedimento.

A condução não é boa, mas para melhorar eu colocava uma folha de papel sobre a trilha (seca) formada e riscava vigorosamente com a unha. A resistência melhorava cerca de uma ordem de grandeza. 

Mas no final eu desisti desse processo.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn já vi esse vídeo. O problema é o grafite tem baixa condutividade, por isso queria ver com um pó metálico. @albert_emule tinha esquecido dessa instabilidade do alumínio ao oxigênio, mas também tem purpurina de cobre, mesmo que seja misturado com outros metais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora tenha noção mas não entendo de eletrônica o suficiente para entender o que queres fazer, não sei se essa tinta condutiva seria algo provisório ou definitivo, mas pensando conclui que tinta condutiva seria algo bem semelhante a um cabo flat colado no lugar da tinta condutiva já que tem diversos modelos e quantidade de condutores. Isso não sequer quebra o galho?

 

F6300_2-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...