Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor tinta paralela Corante para Epson ?


Posts recomendados

Bom dia a todos, peço desculpas por ter que refazer uma pergunta feita em 2016 neste link

 

contudo, acredito que a pergunta seja viável novamente ja que em 2 anos muita coisa  pode mudar, e eu não achei nada desde 2016 sobre o assunto.

 

bem, eu comprei 2 unidades da impressora Epson L475 para a empresa que eu trabalho, e proibi qualquer um de utilizar tinta paralela, com medo de que entupisse a impressora ou causa-se algum dano, contudo mesmo com o valor baixo da tinta original de T664- 70ml por 60 reais, estamos imprimindo muito, e queria reduzir o custo da tinta

 

Eu gostaria de saber qual é a melhor marca possível depois da tinta original e em qual lugar de confiança eu consigo comprar, e se mesmo tomando esses cuidados ainda corro algum risco de entupir a cabeça de impressão, ou "tubinhos" da impressora

 

a única reclamação que tenho da impressora é que ela é lenta, mas o valor baixo de aquisição e de impressão faz com que o meu chefe prefira manter ela, logo no futuro é possivel que eu adquira mais 2-3 unidades para a empresa, e ai vou ter uma necessidade maior de comprar a tinta "paralela"

 

Ps: eu comprei a impressora como um teste, o break even para ela compensar contra uma impressora padrão era 6 meses, ja temos elas a 1 ano e nenhum problema, essa impressoras são fantásticas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Telmo Chaise disse:

Olá.

 

O melhor caminho ainda é manter as tintas originais.

Procure comprar melhor. No Carrefour,. em Porto Alegre, este frasco de 70 ml custava o mês passado R$ 47,00.

 

 

 

Opa obrigado pela dica, mas estamos usando um vidro de 70 ml por semana, e estamos em uma cidade pequena, ou é a kalunga da cidade ou arriscar no mercado livre e sites das lojas, e algumas lojas mesmo grandes como americanas as vezes vende o produto falso, porque faz a venda por terceiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

Eu gostaria de saber qual é a melhor marca possível depois da tinta original e em qual lugar de confiança eu consigo comprar, e se mesmo tomando esses cuidados ainda corro algum risco de entupir a cabeça de impressão, ou "tubinhos" da impressora

 

A tinta paralela que mais se aproxima do perfil de cores das tintas originais do refil T664 e a que eu venho testando é a Inkbank E850. No mercado tem outras fabricantes confiáveis mas diversas vão gerar algum nível de distorção na reprodução de cores sem um perfil ICC ou ajuste manual, a E850 da Inkbank por sua vez dispensa qualquer tipo de ajuste, entrega alta similaridade de tons em relação as tintas originais, tenha cuidado para não comprar a Inkbank ET365, essa é uma tinta de entrada muito inferior.

 

Quando eu comecei os teses com a Inkbank E850 por indicação de um amigo eu fiquei surpreso com a qualidade da tinta e o baixo custo pois geralmente são fatores que não combinam!  Eu só confiei nesse produto e comecei a realizar alguns testes em relação a tensão superficial, PH, perfil de cores, resistência UV, interação química quando misturada com outras tintas entre outros ensaios porque a pessoa que me indicou foi um dos responsáveis por desenvolver a marca e o perfil de cores da HD Ink. Eu tenho indicado um fornecedor que é um dos representantes da Inkbank na Paraíba mas ele está com essa tinta em falta, nesse caso eu lhe indico a InterSupri.

 

O litro custa R$43,56 à vista, o refil de 100ML custa R$6,78 à vista. O preto em 1 litro está em falta mas o refil contendo 100ML está em estoque.

 

1 Litro

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 amarela

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 preto - em falta

 

refil 100ML

 

Inkbank E850 preto

 

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 amarela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

 

A tinta paralela que mais se aproxima do perfil de cores das tintas originais do refil T664 e a que eu venho testando é a Inkbank E850. No mercado tem outras fabricantes confiáveis mas diversas vão gerar algum nível de distorção na reprodução de cores sem um perfil ICC ou ajuste manual, a E850 da Inkbank por sua vez dispensa qualquer tipo de ajuste, entrega alta similaridade de tons em relação as tintas originais, tenha cuidado para não comprar a Inkbank ET365, essa é uma tinta de entrada muito inferior.

 

Quando eu comecei os teses com a Inkbank E850 por indicação de um amigo eu fiquei surpreso com a qualidade da tinta e o baixo custo pois geralmente são fatores que não combinam!  Eu só confiei nesse produto e comecei a realizar alguns testes em relação a tensão superficial, PH, perfil de cores, resistência UV, interação química quando misturada com outras tintas entre outros ensaios porque a pessoa que me indicou foi um dos responsáveis por desenvolver a marca e o perfil de cores da HD Ink. Eu tenho indicado um fornecedor que é um dos representantes da Inkbank na Paraíba mas ele está com essa tinta em falta, nesse caso eu lhe indico a InterSupri.

 

O litro custa R$43,56 à vista, o refil de 100ML custa R$6,78 à vista. O preto em 1 litro está em falta mas o refil contendo 100ML está em estoque.

 

1 Litro

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 amarela

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 preto - em falta

 

refil 100ML

 

Inkbank E850 preto

 

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 amarela



obrigado pela dica, vou arriscar a Inkbank, estava quase indo com a inktec (profeel) ou com a Fvink (sensient), só tem um pequeno detalhe, a entrega por este site esta dando 85 reais e 10 dias para entregar e eu estou no interior de são paulo, teria algum outro site de confiança que venda a Inkbank E850 original ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Felipe 4x4 disse:

obrigado pela dica, vou arriscar a Inkbank, estava quase indo com a inktec (profeel) ou com a Fvink (sensient), só tem um pequeno detalhe, a entrega por este site esta dando 85 reais e 10 dias para entregar e eu estou no interior de são paulo, teria algum outro site de confiança que venda a Inkbank E850 original ?

 

Tem um importador na Paraíba mas está com essa tinta em falta, ele tem apenas a Inkbank ET365 que é inferior. A Welt Ink também está em falta da E850. A Profeel da Inktek ou a Sensient também são excelentes tintas, a Profeel puxa bastante para tons avermelhados, se for impressão de escritório não haverá problema mas para fotos é notável. Tanto a Welt Ink como a Inktec do Brasil são representantes oficiais da Inktec, cuidado com outras revendas pois existe uma Inktec nacional.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

 

Tem um importador na Paraíba mas está com essa tinta em falta, ele tem apenas a Inkbank ET365 que é inferior. A Welt Ink também está em falta da E850. A Profeel da Inktek ou a Sensient também são excelentes tintas, a Profeel puxa bastante para tons avermelhados, se for impressão de escritório não haverá problema mas para fotos é notável. Tanto a Welt Ink como a Inktec do Brasil são representantes oficiais da Inktec, cuidado com outras revendas pois existe uma Inktec nacional. 

 

Obrigado, meu amigo, a minha demanda maior é de preto se for necessário, eu continuo a usar o original para as cores, falando de Profeel a cor preta também tem essa coloração pequena avermelhadas, e falando de somente a tinta preta compensa utilizar somente ela como Profeel ou sensient ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Felipe 4x4 disse:

falando de Profeel a cor preta também tem essa coloração pequena avermelhadas

 

O preto não tem tonalidade avermelhada, não se preocupe! A Profeel que eu recomendo para suas Ecotanks é a E0010 ou E0014, o preto é sólido e muito bom para reprodução de textos. Ela puxa para tons avermelhado em alguns cenários porque tem uma tonalidade de magenta mais intensa que a tinta original, para impressões comuns provavelmente você sequer notará diferença, seria perceptível se você fosse utilizá-la para impressão de fotografias, mesmo assim dá para contornar isso reduzindo a quantidade de magenta que é injetada na folha pela cabeça de impressão.

 

Abaixo tem um teste que eu realizei com a Profeel corante E0010, observe que na primeira imagem não há qualquer tipo de ajuste no perfil de cores, o fundo que era para ser cinza assumiu um tom levemente avermelhado, o tom de pele também foi afetado ganhando um aspecto rosado além do normal. Na segunda imagem eu reduzi a quantidade de tinta magenta injetada pela cabeça de impressão manualmente, veja a diferença no fundo da foto, o cinza foi reproduzido corretamente e o tom de pele normalizado.

 

20trriq.jpg

                    Tinta utilizada Profeel E0010 - Impressora Epson L375 

 

 

 

 

48 minutos atrás, Felipe 4x4 disse:

falando de somente a tinta preta compensa utilizar somente ela como Profeel ou sensient ?

 

Pode utilizar todas as cores salvo se você tiver uma necessidade muito específica de ter total correspondência de tons, eu consigo ajustar manualmente algum desequilíbrio mexendo na quantidade de tinta de cada cor que é injetada no papel, para o usuário comum isso é um pouco mais complicado mas em um ambiente de escritório é desnecessário pois dificilmente é perceptível. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno

 

Obrigado, Novamente pelas respostas, pelo valor a Inkbank seria a melhor opção, mas o envio a torna inviável, eu vou comprar Profeel se chegar a de 1L novamente no site, ou sentient se não chegar.

se não for incomodar demais tenho mais algumas perguntas,


O risco de ter entupimento da cabeça de impressão ou tubos, é maior mesmo sendo essas tintas de qualidade, ou se torna imperceptível ?


Vi em algum comentário seu, que a diferença de Ph entre tintas pode causar uma corrosão que com o tempo diminui a vida útil da cabeça de impressão, com essas tintas devo me preocupar com o Ph diferente ?,

 

Se sim, devo esgotar completamente os tubos de tinta antes de colocar a nova tinta, ou posso simplesmente misturar com a tinta original ?

 

A armazenagem da tinta pode ser dentro de uma gaveta no escritório, ou devo me preocupar com temperatura e umidade?


Pergunta besta, mas qual a melhor maneira de colocar a tinta do recipiente de 1L para a impressora, seringa?


agradeço por qualquer resposta , você já me auxiliou bastante .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

pelo valor a Inkbank seria a melhor opção, mas o envio a torna inviável, eu vou comprar Profeel se chegar a de 1L novamente no site, ou sentient se não chegar.

 

 

Tanto a Profeel coreana quanto a Sensient americana são tintas seguras e confiáveis, vão te atender bem.

 

 

7 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

O risco de ter entupimento da cabeça de impressão ou tubos, é maior mesmo sendo essas tintas de qualidade, ou se torna imperceptível ?

 

Essas tintas citadas não provocam entupimento e não reduzem a vida útil do cabeçote, a Inktec é uma das poucas fabricantes do mundo que domina a tecnologia de coloração de pigmentos, fabrica suas próprias tintas e exporta tecnologia para outras empresas, o mesmo vale para Sensient. O que ocorre com uma grande frequência é uma falha de pressurização nos cartuchos damper dessas Ecotanks, os dampers vão ficando com ar e pouca tinta levando a falhas na impressão, isso é facilmente confundido com entupimento pois os sintomas são idênticos, sempre que possível eu indico a pressurização manual nos cartuchos damper, isso evita uma série de transtornos, é rápido e simples de ser feito!

 

 

 

 

8 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

Se sim, devo esgotar completamente os tubos de tinta antes de colocar a nova tinta, ou posso simplesmente misturar com a tinta original ?

 

 

Na Profeel da Inktec e na E850 da Inkbank eu realizei testes de interação química com a tinta original, nesses 2 casos não houve qualquer tipo de problema ao misturá-las, é importante que você misture as tintas quando o nível dos reservatórios estiver baixo e não pela metade. No caso da Sensient eu não cheguei a fazer testes.

 

Se você deixar o reservatório de alguma cor ficar completamente vazio terá que pressurizar novamente o sistema, a impressora não reconhece a nova carga automaticamente se um dos tanques fIcar completamente seco, podes pressurizar os dampers (cartuchinhos brancos) como demonstrado no vídeo e depois de encaixá-lo execute algumas limpezas consecutivas (3 limpezas) que a tinta fluirá pelos capilares da cabeça de impressão normalmente. 

 

OBS: vale lembrar que o frasco de 100ML está em estoque.

 

Profeel preto 100ML

 

 

8 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

Vi em algum comentário seu, que a diferença de Ph entre tintas pode causar uma corrosão que com o tempo diminui a vida útil da cabeça de impressão, com essas tintas devo me preocupar com o Ph diferente ?,

 

 

As tintas que citei tem PH adequado variando entre 7 e 8,5 e dessa forma não vão diminuir a vida útil da cabeça de impressão, tem muita tinta por aí que faz um estrago.

 

 

8 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

A armazenagem da tinta pode ser dentro de uma gaveta no escritório, ou devo me preocupar com temperatura e umidade?

 

 

No frasco original sem incidência direta da luz solar, pode ser em uma gaveta ou prateleira. Essas tintas são testadas em câmeras com temperatura controlada superior a 40°, elas suportam muito bem o verão brasileiro desde que você não as deixe pegando sol. 

 

 

8 horas atrás, Felipe 4x4 disse:

@Dimitriusbueno

Pergunta besta, mas qual a melhor maneira de colocar a tinta do recipiente de 1L para a impressora, seringa?

 

 

Isso depende da habilidade de cada um, eu uso tanto o frasco de 100ML como o de 1 litro diretamente, vou aos poucos e com calma despejando o conteúdo sem pressa até completar o reservatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Essas tintas citadas não provocam entupimento e não reduzem a vida útil do cabeçote, a Inktec é uma das poucas fabricantes do mundo que domina a tecnologia de coloração de pigmentos, fabrica suas próprias tintas e exporta tecnologia para outras empresas, o mesmo vale para Sensient. O que ocorre com uma grande frequência é uma falha de pressurização nos cartuchos damper dessas Ecotanks, os dampers vão ficando com ar e pouca tinta levando a falhas na impressão, isso é facilmente confundido com entupimento pois os sintomas são idênticos, sempre que possível eu indico a pressurização manual nos cartuchos damper, isso evita uma série de transtornos, é rápido e simples de ser feito!


valeu novamente pela resposta rs, ainda não tive problemas com falha de impressão e vou salvar esse procedimento caso acontece, agora teve uma vez que acabou completamente a tinta preta e eu precisei fazer o procedimento por software quando acaba a tinta de puxar a tinta até o damper, esse procedimento não seria a mesma coisa, só que efetuado pela impressora ?

ou são procedimentos completamente diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe 4x4 disse:

agora teve uma vez que acabou completamente a tinta preta e eu precisei fazer o procedimento por software quando acaba a tinta de puxar a tinta até o damper, esse procedimento não seria a mesma coisa, só que efetuado pela impressora ?

 

O procedimento via software pressuriza a cabeça de impressão mas ele não é capaz de eliminar as bolsas de ar que ficam no damper da mesma forma que a seringa manualmente, funciona também mas pode apresentar alguma falha no decorrer do uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

 

O procedimento via software pressuriza a cabeça de impressão mas ele não é capaz de eliminar as bolsas de ar que ficam no damper da mesma forma que a seringa manualmente, funciona também mas pode apresentar alguma falha no decorrer do uso.

Perfeito Amigo, agradeço imensamente a sua ajuda, a aula foi tão boa que eu to pensando em comprar uma impressora para deixar em casa e imprimir fotos para a patroa :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vendedor Paulo da Inktec do Brasil me avisou hoje a tarde por whats app que um novo lote chegou da Coréia, o estoque de todas as tintas foi reposto.

 

A Profeel black 1 litro já encontra-se disponível.

 

https://www.inktecdobrasil.com.br/inicio/19-tinta-corante-epson-1-litro-black.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Dimitriusbueno Fala meu caro, tudo bem? Todos seus post sobre impressoras e tintas me ajudaram muito.

Então, você antes indicava a loja https://www.inkteconline.com.br/ como representante oficial da INKTEC no Brasil, porém não citou novamente neste post mais recente. Algum problema com a loja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2019 às 15:44, neuromancer25 disse:

você antes indicava a loja https://www.inkteconline.com.br/ como representante oficial da INKTEC no Brasil, porém não citou novamente neste post mais recente. Algum problema com a loja?

 

Nenhum problema, segue 2 das revendas autorizadas que comercializam para usuário doméstico:

 

https://www.inktecdobrasil.com.br/26-corante-epson

 

https://www.inkteconline.com.br/linha-epson/epson-corante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 28/08/2018 às 15:58, Dimitriusbueno disse:

 

A tinta paralela que mais se aproxima do perfil de cores das tintas originais do refil T664 e a que eu venho testando é a Inkbank E850. No mercado tem outras fabricantes confiáveis mas diversas vão gerar algum nível de distorção na reprodução de cores sem um perfil ICC ou ajuste manual, a E850 da Inkbank por sua vez dispensa qualquer tipo de ajuste, entrega alta similaridade de tons em relação as tintas originais, tenha cuidado para não comprar a Inkbank ET365, essa é uma tinta de entrada muito inferior.

 

Quando eu comecei os teses com a Inkbank E850 por indicação de um amigo eu fiquei surpreso com a qualidade da tinta e o baixo custo pois geralmente são fatores que não combinam!  Eu só confiei nesse produto e comecei a realizar alguns testes em relação a tensão superficial, PH, perfil de cores, resistência UV, interação química quando misturada com outras tintas entre outros ensaios porque a pessoa que me indicou foi um dos responsáveis por desenvolver a marca e o perfil de cores da HD Ink. Eu tenho indicado um fornecedor que é um dos representantes da Inkbank na Paraíba mas ele está com essa tinta em falta, nesse caso eu lhe indico a InterSupri.

 

O litro custa R$43,56 à vista, o refil de 100ML custa R$6,78 à vista. O preto em 1 litro está em falta mas o refil contendo 100ML está em estoque.

 

1 Litro

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 amarela

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 preto - em falta

 

refil 100ML

 

Inkbank E850 preto

 

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 amarela

 

Muito interessante, dessa não sabia

 

A E850 também é usada na L495 EPSON ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 28/08/2018 às 15:58, Dimitriusbueno disse:

 

A tinta paralela que mais se aproxima do perfil de cores das tintas originais do refil T664 e a que eu venho testando é a Inkbank E850. No mercado tem outras fabricantes confiáveis mas diversas vão gerar algum nível de distorção na reprodução de cores sem um perfil ICC ou ajuste manual, a E850 da Inkbank por sua vez dispensa qualquer tipo de ajuste, entrega alta similaridade de tons em relação as tintas originais, tenha cuidado para não comprar a Inkbank ET365, essa é uma tinta de entrada muito inferior.

 

Quando eu comecei os teses com a Inkbank E850 por indicação de um amigo eu fiquei surpreso com a qualidade da tinta e o baixo custo pois geralmente são fatores que não combinam!  Eu só confiei nesse produto e comecei a realizar alguns testes em relação a tensão superficial, PH, perfil de cores, resistência UV, interação química quando misturada com outras tintas entre outros ensaios porque a pessoa que me indicou foi um dos responsáveis por desenvolver a marca e o perfil de cores da HD Ink. Eu tenho indicado um fornecedor que é um dos representantes da Inkbank na Paraíba mas ele está com essa tinta em falta, nesse caso eu lhe indico a InterSupri.

 

O litro custa R$43,56 à vista, o refil de 100ML custa R$6,78 à vista. O preto em 1 litro está em falta mas o refil contendo 100ML está em estoque.

 

1 Litro

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 amarela

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 preto - em falta

 

refil 100ML

 

Inkbank E850 preto

 

Inkbank E850 magenta

 

Inkbank E850 ciano

 

Inkbank E850 amarela

Caro Dimitriusbueno, sei que já passou um bom tempo da abertura desse tópico, o que é ótimo, porque de acordo com seus posts, você estava testando a tinta inkbank E-850, então deu mais tempo para você avaliar essa marca.

 

Tenho pesquisado bastante sobre tintas para minha nova impressora a Epson l4160, e tanto no (tudo sobre impressão) quanto aqui, vi seus posts a respeito, é nítido que seu conhecimento sobre a área é muito grande, então gostaria de fazer três perguntas para você:

 

Primeiro vou relatar o meu uso, minhas impressões serão básicas, etiquetas, notas fiscais, trabalhos escolares e coisas do gênero, mas um volume de impressão considerável, nada de fotos precisando de altíssima qualidade ou duração, mesmo porque, eu teria que comprar uma impressora melhor se fosse esse o foco, sei que comprei uma impressora básica.

 

Dito isso: gostaria de saber se indicaria essa marca para meu uso ? Pois achei os preços muito convidativos.

Tinha aquelas genéricas do mercado livre, mas tinha uma Hp mais antiga e recarregava os cartuchos com elas sem muita preocupação, até que me atenderam bem, e o preço delas somado ao fato de comprar cartuchos vazios, me renderam bastante economia, mas o volume aumentou e precisei de uma impressora com tanque, pelo que li de posts de outros usuários e seus mesmo, essas tintas não prestam, meu foco é comprar algo que não danifique a cabeça de impressão.

 

A segunda pergunta, caso essa tinta seja boa, é em relação aos fornecedores dela.

Os fornecedores que citou acima o frete fica um absurdo para minha região, encontrei a inkbank E-850 na faresprint, tanto na loja virtual deles como no mercado livre, sabe dizer se essa loja é confiável ?

Encontrei no mercado livre também em um fornecedor de Osasco-SP, praticamente do lado da minha cidade, preços muito semelhantes ao da fares, e dizem vir na embalagem original, saberia dizer se já estão rolando muitas falsificações dessa marca ?

 

E por fim, independente da marca da tinta que eu compre, prefiro a corante por me atender perfeitamente, ser mais barata e segundo algumas postagens que li, supostamente ter um risco menor de entupir, sei que a 4160 vêm com pigmentada na preta, com isso em mente.

O que recomendaria, colocar a pigmentada original, acabar com ela e depois realizar a "lavagem" do reservatório para colocar a corante ou nem colocar a pigmentada original e abastecer direto com a corante ?

Ou até mesmo manter a pigmentada ?

 

Mesmo que não responda, já agradeço de antemão, pois já aprendi bastante em outros posts seus, incluindo outros fóruns.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...