Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena este upgrade?


Posts recomendados

Tenho esse PC AMD FX-6300 Six-Core Processor, Motherboard  GA-78LMT-S2, AMD Radeon R7 2GB, 8 GB RAM DDR3 1866Mhz, Corsair 650W 80 Plus Bronze, porém estou com uma GeForce GTX 1060 6GB emprestada para testar no meu pc, com a 1060 e o fx 6300 roda vários jogos pesados até PUBG no High á 55 ~ 67 FPS só que existe o problema do gargalo onde o FPS cai para 20 por 1 segundo ( não é constante mais acontece ) com uma SSD não resolveria o problema ou seria parte de configuração dentro do sistema? 

 

Como a 1060 é emprestada estava querendo comprar uma para mim, porém bate dúvida entre a GTX 1060 6 GB e a RX 580 8GB de qual seria melhor opção:

 

RX 580 8GB = 256 bits, Boost Clock: 1380 MHz (modo OC)  / 1360 MHz (modo de jogo), Clock: 8000 Mhz

 

GTX 1060 6GB = 192 bits, Boost Clock: 1620 MHz (modo OC) / 1594 MHz (modo de jogo), Clock: 8008 MHz

 

Há bastante diferença entre esses MHz?

Diferença também sobre 8gb e 6gb e a taxa de bits?

 

Penso em trocar o FX 6300 por 8300 ou 8350 ainda teria esse gargalo? 

 

No momento não irei trocar para geração Ryzen pois teria que comprar placa-mãe e memoria então queria utilizar todo o recurso que consigo com FX antes de fazer um upgrade para geração Ryzen.

 

Alias, a fonte aguentaria a RX 580 8GB com FX 8350 ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kusn Um SSD não resolveria o problema de queda dos frames, só deixaria o sistema e o carregamento dos programas instalados nele mais rápidos. O problema é causado pelo seu processador que é fraco pra empurrar uma 1060 e extrair todo o potencial dela. Hoje em dia as RX 580 estão com preços melhores que a 1060 e ambas tem desempenho equivalente, são muito boas para jogar em full hd a 60 fps no alto ou ultra, então pelo custo benefício é melhor pegar uma RX 580 de 8GB. Eu não recomendaria a troca do 6300 pelo 8300, o ganho de desempenho não será muito visível e não vai valer o investimento, então você poderia comprar a placa de vídeo e usar com o setup que você tem até que possa trocar todo o conjunto de processador/memória e placa-mãe pra uma plataforma mais atual e compatível com a RX 580/GTX 1060.

adicionado 1 minuto depois

E a fonte tem potência de sobra, suporta tranquilamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kusn disse:

Então, um overclock da FX 6300 seria melhor que pegar uma 8300 ? 

 

Não é muito indicado fazer overclock nesse chipset que sua placa-mãe tem por poder ocasionar problemas no VRM, aliás essa placa nem é indicada para linha FX, e também não valeria investir em outra placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le007  Então o mais recomendado seria deixar do jeito que está comprar apenas RX 580 ou GTX 1060.

 

A rx 580 tem opção para Crossfire seria uma vantagem sobre 1060 que não tem opção SLI

 

Talvez pro futuro pegaria uma placa-mãe GA-AB350-GAMING 3 e um processador Ryzen 7 1800x

 

Com crossfire da RX 580 teria que trocar a fonte? se Sim qual seria uma recomendável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kusn

 

Crossfire/SLI geralmente não compensam. Além de serem tecnologias muito "bugadas", muitos jogos nem suportam, é mais vantagem você pegar uma VGA mais forte (tipo Vega 56 ou 64, pensando na AMD) do que fazer um cross de RX 580.

 

Não mexe na sua plataforma não, compra a RX 580/GTX 1060 e vai usando. Quando tu tiver mais grana investe no Ryzen.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua plataforma é idêntica a minha, eu estava com um overclock no FX6300 mas tirei pois o ganho com overclock era minimo. Ainda tenho gargalo em alguns jogos, jogar e realizar stream é impossível.

 

Sua fonte aguenta a configuração e inclusive tem uma folga tranquila. Um SSD não vai melhorar o desempenho em jogos, somente vai lhe proporcionar um carregamento mais rápido e permitir que você ligue sua máquina em aproximadamente 12 segundos.  

Se ainda sim estiver pensando em trocar de processador para outro da linha FX, vai precisar trocar sua placa-mãe atual. O que particularmente eu não faria. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção: de fato o processador FX está limitando a 1060 de testes dele e as quedas de frame provavelmente vem por causa disso.

Mas peço data-venia sobre dizer que o SSD não ajuda a estabilizar os frames. Há uma pequena confusão quando esse assunto vem à tona: o SSD não vai AUMENTAR seu FPS, mas vai deixar muito mais estável, com menos quedas sim (lógico q pra isso o windows e o jogo tem que estar instalados nele). Principalmente em PUBG que o mapa é gigantesco, a suavidade é notável. Jogos que fazem constantes acessos ao HDD pra pegar dados/texturas/etc tem quedas de frames quando isso acontece, porque o HDD é mt mais lento que a VGA. Lembrando também que quando os 8gb de RAM acabam, o Windows complementa com RAM virtual usando o HDD e vários jogos hoje já encostam ou passam dos 8gb RAM em uso facilmente em 1080p no ultra com um chrome e apps abertos.

 

Então se tiver $ pro SSD 240gb além da VGA, recomendo sim (pegue um Kingston A400), porque é um upgrade q você vai levar contigo pra próxima máquina, nunca vai ser um $ mal investido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...