Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Gostaria de uma ajuda, se possível uma dica de um circuito eletrônico para leitura de uma rede trifásica com microcontrolador, onde na falta de uma das fases o controlador receberia um único sinal em um porta. 

Grato pela atenção.

Postado

Boa tarde Ricardo.

Seria interessante montar um circuito, coisa simples, não necessita o faseamento das fases, somente enviar um sinal para o microcontrolador caso falte alguma fase.

Não sei se é viável,  mas estava pensando em usar um CI 74HC11 (3 porta AND com 3 entradas cada).

Mas teria que tratar o sinal para alimentar entrada do CI para ~5V DC.

Fiz um teste retificando uma das fase e alimento a porta do CI com 5V DC, aparentemente funciona.

Mas tenho que que colocar o negativo da retificação da fase em comum com o negativo da fonte que alimenta o controlador e o CI.

Minha pergunta é, posso fazer isso?

No momento não quero colocar um falta de fase, devido o custo do mesmo. 

(OBS: tenha pouca experiencia em eletrônica, mas do uns pulo rsrsrs.)

Grato pela atenção.

Postado
15 minutos atrás, Mauricio1970 disse:

Boa tarde Ricardo.

Seria interessante montar um circuito, coisa simples, não necessita o faseamento das fases, somente enviar um sinal para o microcontrolador caso falte alguma fase.

Não sei se é viável,  mas estava pensando em usar um CI 74HC11 (3 porta AND com 3 entradas cada).

Mas teria que tratar o sinal para alimentar entrada do CI para ~5V DC.

Fiz um teste retificando uma das fase e alimento a porta do CI com 5V DC, aparentemente funciona.

Mas tenho que que colocar o negativo da retificação da fase em comum com o negativo da fonte que alimenta o controlador e o CI.

Minha pergunta é, posso fazer isso?

No momento não quero colocar um falta de fase, devido o custo do mesmo. 

(OBS: tenha pouca experiencia em eletrônica, mas do uns pulo rsrsrs.)

Grato pela atenção.

Use opto acopladores. São específicos para isolar um circuito do outro. 

Se quer economizar, é fácil encontrar esse componente em TVs antigas e fontes de PC velhas. 

Postado
15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Use opto acopladores. São específicos para isolar um circuito do outro. 

Se quer economizar, é fácil encontrar esse componente em TVs antigas e fontes de PC velhas. 

Ok, obrigado pela atenção, vou dar uma olhada.

• Curtir 1
Postado

@Mauricio1970

Desenhei e calibrei via SPICE um circuito de força para você fazer essa lógica AND com três fases de 127 V e um neutro (idealmente de 0 V). Aqui está:

uy9FlLf.png

A bateria para o projeto poderia ser uma pequena chumbo-ácida de 12 V e 1,3 Ah. Os dispositivos teriam que ser robustos, com possíveis proteções com fusíveis e varistores F5Rua4D.gif.

Quanto aos circuitos mais sensíveis, como os do microcontrolador, teria que ser feito um tipo de isolação bem pensado do circuito de força. Por exemplo, o uso de um conversor DC-DC isolador pela parte de potência, com transferência do sinal das fases (tensão no resistor R7) por optoisolador para o lado de processamento.

Atenção: Como nas fontes sem transformador, cuidado com choques nesse tipo de circuito. Depois de montado e testado, esse sistema deve ser totalmente revestido por materiais isolantes (há resinas próprias para isso, por exemplo).

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
Postado

@Mauricio1970

Qualquer dúvida não hesite em perguntar F5Rua4D.gif !

Um tipo de transistor interessante para essa aplicação é o 2SD882, fácil de encontrar no Brasil, com ganho de 100 ao conduzir 100 mA de corrente. Isso com queda de tensão de 2 V e média capacidade de dissipar potência. Isto é, ele está entre um simples BC548 e um forte 2N3055 metálico.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!