Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toca-fitas não roda a fita


Posts recomendados

Eu tenho um toca-fitas panasonic, comprado em 1983, ele liga normal e tava sintonizando, mas parou de sair som e a fita só faz barulho do motor, já teste correia e não pega, um dia eu coloquei uma fita e começou a sair um monte de ruídos, mas a fita aparentemente não rodava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelsktz

 

Isso já deve estar com solda fria e oxidação necessitando de manutenção.

 

Deve ter, na sua região, alguém que ainda mexa com essas máquinas antigas. Vai a algumas eletrônicas da sua cidade e pergunta aos vendedores se eles conhecem algum técnico que conserte essas coisas velhas. 

 

Poderia comprar um limpa contatos em spray, que não tenha álcool em sua composição, e aplicar em todos os componentes internos desse aparelho e depois testar pra ver se resolve.

 

Além disso, poderia aplicar o anticorrosivo e lubrificante WD40 nas engrenagens para soltá-las.

 

Se não resolver com tudo isso, poderia reaquecer as soldas com ferro de solda ou soprador térmico e testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Até hoje me dói ter perdido um antigo 3 em 1 da Sanyo por falta de simples manutenção que eu desconhecia.

não seria bom eu limpar o cabeçote?

adicionado 0 minutos depois
14 horas atrás, BCP disse:

@Rafaelsktz Só completando, alguns desses toca fitas, possuíam duas borrachinhas para tracionar o mecanismo, Provavelmente você esta substituindo só uma delas e esquecendo da outra que pelo tempo já se desfez completamente!... 

não seria bom eu limpar o cabeçote?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Rafaelsktz, trabalhei muito concertando esses aparelhos e parei para trabalhar com filmagem e edição. Tinha um Sony muito bom, perdi por falta de peças e o problema era esse teu. As tal borrachinhas devem ser do tamanho certo, se colocar uma diferente, pode dar problemas e acredito que uma das duas está fraca. Cabeçote, como Henrique falou, não dá ruido, somente não efetua uma boa leitura e/ou gravação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Néstorp disse:

Rafaelsktz, trabalhei muito concertando esses aparelhos e parei para trabalhar com filmagem e edição. Tinha um Sony muito bom, perdi por falta de peças e o problema era esse teu. As tal borrachinhas devem ser do tamanho certo, se colocar uma diferente, pode dar problemas e acredito que uma das duas está fraca. Cabeçote, como Henrique falou, não dá ruido, somente não efetua uma boa leitura e/ou gravação.

 

Talvez se aplicasse um calor nessas borrachinhas velhas as pudesse recuperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Eu já andei aplicando calor em borrachinhas de drive de DVD/CD e em um ou outro resolveu pois elas encolhiam.

O que pode ter ocorrido, era que o mecanismo estava com a graxa velha, ao aplicar o calor, você "amoleceu" a graxa e liberou o mecanismo.... As borrachinhas dilatam com o calor e ficam relaxadas até voltar a temperatura normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BCP disse:

O que pode ter ocorrido, era que o mecanismo estava com a graxa velha, ao aplicar o calor, você "amoleceu" a graxa e liberou o mecanismo.... As borrachinhas dilatam com o calor e ficam relaxadas até voltar a temperatura normal.

 

Não BCP, eu apliquei o calor de uma chama de isqueiro só nas borrachinhas ou correias e percebi que elas encolhiam pois inclusive já havia lido sobre isso com relação a borrachas. Mas ele pode tentar usar no lugar dessas borrachinhas ressecadas elástico de prender dinheiro e regular o tamanho cortando ele e colando-o com super cola. Fica muito bom caso as borrachinhas ressecadas originais não sejam muito grandes ou sejam muito finas ou muito grossas pois até isso conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ

19 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Não BCP, eu apliquei o calor de uma chama de isqueiro só nas borrachinhas ou correias e percebi que elas encolhiam pois inclusive já havia lido sobre isso com relação a borrachas. Mas ele pode tentar usar no lugar dessas borrachinhas ressecadas elástico de prender dinheiro e regular o tamanho cortando ele e colando-o com super cola. Fica muito bom caso as borrachinhas ressecadas originais não sejam muito grandes ou sejam muito finas ou muito grossas pois até isso conta.

Nunca comprovei isso! Para mim o calor sempre dilata/relaxa os materiais! Mas se você comprovou isso, não duvido!...

Já as borrachinhas de dinheiro, elas tem uma durabilidade muito curta (derretem facilmente) e provocam variações na velocidade da fita... Já tentei isso também e nunca funcionou bem!... (Sou muito chato quanto à esses ajustes!)

Hoje já não temos mais esses aparelhos, mas na minha época de oficina ativa, eu primava pela  perfeição e  tínhamos sempre a disposição, as borrachinhas de todas medidas!...

Infelizmente isso não temos hoje! :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BCP disse:

@Henrique - RJ

Nunca comprovei isso! Para mim o calor sempre dilata/relaxa os materiais! Mas se você comprovou isso, não duvido!...

Já as borrachinhas de dinheiro, elas tem uma durabilidade muito curta (derretem facilmente) e provocam variações na velocidade da fita... Já tentei isso também e nunca funcionou bem!... (Sou muito chato quanto à esses ajustes!)

Hoje já não temos mais esses aparelhos, mas na minha época de oficina ativa, eu primava pela  perfeição e  tínhamos sempre a disposição, as borrachinhas de todas medidas!...

Infelizmente isso não temos hoje! :(

 

Isso, elas derretem mesmo mas acho que tem borrachinhas de outra composição que talvez não derretam só que são difíceis de achar nos dias de hoje.

 

Para mim, teve eletrônicos de áudio que parece que só pioraram a reprodução do som. Chego a ter saudade dos antigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

No Mercado livre existem correias novas para tudo que é tipo de equipamento que as use.

Basta digitar na pesquisa "kit correias marca modelo" que certamente irá achar.

Se não encontrar, perguntar ao vendedor se ele possui informando as medidas.

 

Novas ?

 

Isso deve ser de estoque velho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Eu já comprei para um micro system Aiwa, para um Philips e para meu tape deck Gradiente já tem 1 ano e continuam perfeitamente como novas.

Para meu tape deck comprei também um rolo pressor e a rotação está mais correta que nunca.

 

Mas esses eletrônicos são antigos com mais de 5 ou 10 anos ou são recentes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

O tape deck deve ter bem mais de 20 anos.

O aiwa devia ter uns 10 e o Philips era mais recente, possuia CD e não tinha cassete. 

 

Então é uma surpresa para mim que essas correias de borracha depois de tantos anos ainda estejam em bom estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Rafaelsktz disse:

vish, meu toca-fitas tem mais de 30 anos :(

Acredite! Se você encontrar as borrachinhas corretas ele funcionará perfeitamente!!!

Tenho aqui um Tape da Polyvox CP750D que comprei no fim do ano de 1978 (praticamente 40 anos!) e esta funcionando perfeitamente!...

O único problema dele é não gravar fitas de Metal (Não existia)!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontro as borrachas e correias nas casas das correias na santa efigenia e o atendimento é bom sempre compro peças para toca discos fitas stks lá.

adicionado 10 minutos depois
15 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Novas ?

 

Isso deve ser de estoque velho.

Não tem nada ver não amigo,se no caso correia borrachas,é de estoque antigo e nunca foi usada não tem problema,teve correias q comprei há 11 anos atras q nunca usei,usei uma em um som meu há 5 anos e outro q coloquei em um video cassete meu há dois anos e os dois trabalhando firme,desde que esteja em boas condições não tem problema,borracha usada desde que esteja em bom estado pode usar tranquilo só correias usadas que não é recomendavel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...