Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito sensor nível água


Posts recomendados

Tenho uma fonte (bebedor) para o gatinho da minha filha, elê não toma água parada...

A fonte e composta dessas bombinhas submersas de áquario, 

O que preciso é um circuito que impede o funcionamento da bombinha caso a falte água para evitar a queimá (já foram 2)

Vi alguns na net mas dissem não funcionar muito bem porque a água não conduz muito bem

Podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

use uma chave de nível/bóia no reservatório de água; ligue o contato NF em série com a bombinha, então quando faltar água a bóia abaixa abrindo o contato e desligando a bombinha.

 

segue o modelo:

https://nivetec.com.br/produto/chave-de-nivel-do-tipo-boia-lateral-serie-080l/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@T1000_2015

 

Isso não me atende pois como disse é uma fonte para o gato beber água, é do tamanho de um baldinho pequeno, por isso preciso de um circuito pequeno, simples só pra exitar o relé. 

 

Mas obrigado. 

É um balde que você enche, ou tem algum encanamento numa torneira?

Se for algo que você enche, pode prender o balde em algo parecido com uma balança de peso.

Se tem agua é pesado e aperta um interruptor pra baixo, se tiver vazio o prato levanta e desliga sua bombinha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  obrigado por sua ideia,  mas não vai funcionar, pois o "baldinho" eu um vaso de barro (esses de flor) pra manter a água um pouco mais gelada, então por si só ele já é bem pesado...

 

Esse circuito da foto funcioná?  A água fecha o contato ?

Se funciona acho que me atende bem .

esquema_zps6b7d298d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

obrigado por sua ideia,  mas não vai funcionar, pois o "baldinho" eu um vaso de barro (esses de flor) pra manter a água um pouco mais gelada, então por si só ele já é bem pesado

Aí é questão de colocar uma mola mais dura. 

 

O circuito que você mostrou pode funcionar sim, mas os eletrodos devem ser de aço inox, caso use outro material tem que ficar sempre limpando pois "enferruja". 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Legal vou montar esse para testes...

As pontas de testes de multímetro dariam certo? Devido ao tamanho seriam perfeitas.

São de latão, assim como uma torneira. Deve funcionar sim. 

Acho que vai demorar pra ficar escura e começar a dar mal contato. 

Nesse circuito, não se esqueça do diodo do relé. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefeito. ..

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Nesse circuito, não se esqueça do diodo do relé. 

Sim, já tinha me antenado a esse detalhe

o circuito da foto é para uso automotivo, quem desenhou deve ter esquecido...

Aliás pra relés automotivo também precisa de diodo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que a gata de minha falecida sogra caiu do quarto andar, tive que fazer um bebedouro desses.

Ela ficou com uma fissura entre o nariz e a boquinha. Se ela se abaixar para beber água a água sai pelo nariz. 

Apenas uso uma bombinha de aquário ligada o tempo todo. Não queima.

 

Não sei qual é a regularidade que você troca a água. Eu apenas completo o nível da água uma vez por dia e limpo tudo e troco toda água a cada dois dias. O volume do baldinho é cerca de um litro. Vou fazer um vídeo e postar no YouTube. 

 

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2018 às 22:37, Jaime Francisco da Silva disse:

Isso não me atende pois como disse é uma fonte para o gato beber água, é do tamanho de um baldinho pequeno, por isso preciso de um circuito pequeno, simples só pra exitar o relé. 

Você pode usar uma ampola de mercúrio colada a um isopor ligada a fios finos.

A água abaixa, o mercúrio desfaz o contato e a bomba desliga.

E é bem pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...