Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender Ryzen x Intel


Posts recomendados

Galera, boa noite.

 

Estou criando esse topico com o intuito de debater e obter informações.

 

O titulo por sí só já diz muito a respeito, mas irei ser mais detalhista: Porque diabos eu colocaria um Ryzen em meu PC "Gamer" ? Eu vejo todo mundo recomendando os Ryzens por 1001 motivos, mas não entendo o porque, pois se formos atrás de benchmarks um I7-8700K vence com sobra qualquer R7 2xxx, isso claro, no quesito fps.

 

o que estou tentando abordar aqui é no quesito fps, no quesito gamer, eu sei que os Ryzens possuem muitas mais tecnologias, processadores, e blá blá blá, mas para um PC Gamer não interessa essas coisas, o que interessa são os fps na tela, correto ?

 

Em quesito de tecnologias e etc eu tambem acredito que os Ryzen irão se tornar obsoletos, pois esse ano lança a serie 9 da Intel, e já estou de olho no I7-9700K, porém antes de mais nada eu gostaria de saber mais a respeito dos Ryzens, eles valem tanto assim para jogos ?

 

Obrigado e desculpe a ignorância, sou leigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fenrir.HC

 

OK, tem uns exageros no Fórum.. Até noto isso..

 

Mas, em 95% dos casos do Fórum, as respostas certas pra essa pergunta são "TANTO FAZ" ou "O KIT MAIS BARATO".. Sabe porque? Pois num PC Gamer, a peça central é a placa de vídeo, depois a CPU.. Se você tá pensando ao contrário, tá pensando errado..

 

Pra imensa maioria do pessoal, que NÃO vai atrás de uma GTX 1080Ti, aonde um 8700K faria diferença, tanto faz Ryzen ou Intel, a limitação estará na placa de vídeo.. Pra uma GTX 1050, 1060, RX 580, 1070Ti., vai ser TUDO a mesma coisa.. Alias, a imensa maioria NÃO precisa de um 8700K ou não tem condição de pagar 2000 numa CPU..

 

Outra coisa é preço do kit CPU + MOBO.. Aqui é que a coisa anda pegando ainda mais pro lado dos Ryzen, pois dá pra achar boas CPUs, como um R5 1600, equivalente à um Core i5 8400, na faixa dos 700 reais, enquanto os Core i5 passaram dos 900, 1000 reais..

 

 

Se for pra analisar só desempenho bruto, OK, Intel é melhor pra jogos e é um fato.. Agora, quando chega na hora de pagar por esse "extra", pra grande maioria, não rola..

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim, exatamente, existe um grande exagero, hahahaha, eu tava até me sentindo meio burro, porque todo mundo só falava de Ryrens...

 

Concordo tambem, a GPU é a peça central em um PC Gamer, alias, estou só esperando dia 20 para vermos os benchmarks das RTX, se não agradar irei de 1080Ti.

 

Fiquei meio confuso, o 8700K não faria diferença em um setup com 1080Ti ou faria ?

 

Um argumento que a galera sempre utilizou foi de que os Ryzens teriam melhor suporte, multi-core, preço e temperatura, porém com a 9th geração intel as coisas mudam, claro que é cedo para falar sem benchmark, mas acredito que essa balança irá pender para o lado da Intel, provavelmente os Ryzens ainda ganharam em preços, porém ao meu ver o custo x beneficio ainda é da intel (no quesito fps, claro).

 

Obrigado amigo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Fenrir.HC disse:

O titulo por sí só já diz muito a respeito, mas irei ser mais detalhista: Porque diabos eu colocaria um Ryzen em meu PC "Gamer" ?

 

Se você ler os testes por completo, inclusive a conclusão, vai entender.

 

1 hora atrás, Fenrir.HC disse:

Eu vejo todo mundo recomendando os Ryzens por 1001 motivos, mas não entendo o porque, pois se formos atrás de benchmarks um I7-8700K vence com sobra qualquer R7 2xxx, isso claro, no quesito fps.

 

Sobra de quantos %?

Que FPS, máximo, mínimo ou médio?

E a cadência?

Em quais jogos e com quais configurações?

 

E, por acaso, o i7 8700K ser melhor que um R7 2700X em single thread faz com que o desempenho do R7 seja ruim ou insuficiente?

adicionado 5 minutos depois
1 minuto atrás, Fenrir.HC disse:

Fiquei meio confuso, o 8700K não faria diferença em um setup com 1080Ti ou faria ?

 

https://www.computerbase.de/2016-12/the-division-dx12-benchmark/

 

;)

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real, só vai ter essa diferença significativa de desempenho, de um i7 8700k e um Ryzen 7 2700 por exemplo com uma placa topo de linha.

 

E na grande maioria das vezes os Ryzen são melhores opções por ser mais barato em sua maioria, além de ter mais núcleos e threads, uma folga considerável, principalmente em jogos CPU Bound, além de serem melhores em multitarefas, streaming etc.

 

Não vejo sentido por exemplo, em pegar um i5 8400 quando se tem um Ryzen 5 2600 como concorrente, a não ser se você tiver uma placa top e quer priorizar o uso de um monitor de 144 ou 240.

 

Não vai adiantar ter um i7 8700 ou um Ryzen 7 2700 com uma placa de entrada/intermediária, a diferença é quase nula e não vai ter um bom custo/benefício.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Obrigado pelo link ! Deu pra dar uma solucionada, eu não fazia ideia de que o processador tirava maior proveito de placas high-end, pensava ser justamente o contrario !

 

A respeito do desempenho do 8700K ser superior eu me refiro em jogos, chega a ser uns 10% superior (fps medio), nas mais variadas configurações e jogos. Como processador eu não tenho duvidas de que o 2700X é muito superior ao 8700K, mas acredito que um é voltado a games e o outro a stream, multi tarefas e etc, não que o 2700X seja ruim em jogos, muito pelo contrario, é apenas pelo fato do 8700K ganhar nesse quesito...

 

@Fabricio Gomes Eu pretendo pegar uma placa high end,  então irei me beneficiar do processador. Os ryzens são de fato mais baratos, porém se comparar o 2700X com o 8700K os preços são quase que iguais, com a diferença de que o 8700K tira um melhor profeito da GPU.

 

Obrigado pelas dicas, estou bem convicto em pegar o 8700K ou 9700K, estava bem na duvida, mas agora estou mais confiante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Fenrir.HC disse:

@Evandro Obrigado pelo link ! Deu pra dar uma solucionada, eu não fazia ideia de que o processador tirava maior proveito de placas high-end, pensava ser justamente o contrario !

 

De nada.

 

Não é que o processador tira mais proveito, mas que, a 4K, tem tanta coisa pra placa de vídeo trabalhar, que ela não vai precisar de tanta troca de informações com o processador.

 

5 horas atrás, Fenrir.HC disse:

A respeito do desempenho do 8700K ser superior eu me refiro em jogos, chega a ser uns 10% superior (fps medio), nas mais variadas configurações e jogos. Como processador eu não tenho duvidas de que o 2700X é muito superior ao 8700K, mas acredito que um é voltado a games e o outro a stream, multi tarefas e etc, não que o 2700X seja ruim em jogos, muito pelo contrario, é apenas pelo fato do 8700K ganhar nesse quesito...

 

Então, 10% e em um alto desempenho não é ganhar com sobra como você disse no primeiro post. ;)

E, tem que ver em quais jogos, quais condições.

Digo também pra você analisar os "frametimes", a cadência.

 

Veja os testes do Techreport:

 

https://techreport.com/review/33719/amd-ryzen-7-2700-cpu-reviewed

 

A metodologia deles é bem interessante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião pegando as 3 situações mais comuns:

 

O cara que quer jogar 1080p 60Hz (o mais comum aqui no fórum e no Brasil): Esse é aquele que vai comprar entre uma GTX 1050 Ti, 1060 ou 1070. A cpu ou vai ser um i5 8400 ou um Ryzen 2600, os mais comuns. A diferença entre esses dois é cerca de 5~15 FPS dependendo do jogo. A questão é que os dois processadores já vão conseguir entregar mais de 60 FPS. Então não faz diferença se seu Ryzen está a 75 FPS e seu Intel está a 90, pro seu monitor não faz diferença. Nesse quesito o Ryzen sai na vantagem por causa do multitarefas e dos extra cores que possui. Ele já faz sua função básica nos games e é melhor em outras funções.

 

O cara que quer jogar 4K: Esse vai querer uma GTX 1070 Ti, 1080 ou 1080 Ti. Nesse ponto aqui o processador faz menos diferença ainda, pode ver qualquer teste 4K que a diferença dos processadores costuma ser nula, porque a carga está toda na placa de vídeo. Entra na mesma situação anterior, Ryzen faz seu papel em jogos e é melhor em outras funções.

 

O cara que quer jogar 1080p 144Hz ou 240Hz: Esse vai comprar uma entre uma 1070 e uma 1080 Ti. Esse é um dos poucos casos que realmente faz sentido comprar um Intel. Jogando em 144Hz ou 240Hz você vai querer sempre a maior quantidade de FPS que seu setup conseguir entregar, isso o Intel vai conseguir melhor que o Ryzen, então aqui o Intel faz sentido.

 

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além dos pontos já citados, muita gente quer fazer streaming. Um i5 8600k não consegue rodar e encodar PUBG ao mesmo tempo, já um Ryzen 2600X consegue sem problemas.

 

Nesse trecho em específico mostra as diferenças entre os dois processadores do ponto de vista de um espectador:

 

Daí temos a Intel com os problemas de segurança, processadores (e placas-mãe) bloqueados (e caros), a troca de chipset constante que força os consumidores a trocarem a placa-mãe toda vez que querem uma CPU nova, os problemas de temperatura, etc.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Fenrir.HC disse:

O titulo por sí só já diz muito a respeito, mas irei ser mais detalhista: Porque diabos eu colocaria um Ryzen em meu PC "Gamer" ? Eu vejo todo mundo recomendando os Ryzens por 1001 motivos, mas não entendo o porque, pois se formos atrás de benchmarks um I7-8700K vence com sobra qualquer R7 2xxx, isso claro, no quesito fps.

 

o que estou tentando abordar aqui é no quesito fps, no quesito gamer, eu sei que os Ryzens possuem muitas mais tecnologias, processadores, e blá blá blá, mas para um PC Gamer não interessa essas coisas, o que interessa são os fps na tela, correto ?

 

Se você quer jogar em 1080p a 144/240Hz com sua 1070/1080/1080Ti, pode pegar o 8600k ou 8700k.

 

A maioria dos jogadores mira 1080p a 60Hz (veja dados da Steam). Nesse segmento os Ryzen têm vantagem sobre os Core i5, não só pelo custo e desempenho médio, mas também pela possibilidade de realizar outras tarefas e modificações no setup (veja os testes/comparativos e as conclusões). 

 

Os Ryzen são mais recomendados porque na maioria das situações eles são as melhores opções. Simples assim.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é 8700K vs 2700X para jogos, 8700K é melhor. E ponto.

 

A questão é: R5 2600X\2600 entregam a mesma performance em jogos do R7s, sendo semelhantes aos i7 em multithreading\stream\render, custando a metade do custo.

 

Com o i7, você esta pagando 800~1000R$ para ativar hyperthreading nos i5. literalmente isso, no R7 vs R5, você ganha mais 2 núcleos, para produtividade, é excelente, para jogos? 12 threads do i7-8700/8700K ou R5 2600/2600X da de boas.

 

Vale a pena pagar R$1800 + 200 em um cooler  vs R$850,00 para ter +10% de performance? Pra mim é loucura

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...