Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MOR

Base para soldar componentes SMD

Recommended Posts

Pessoal!

Fiz um vídeo da minha base para montar componentes SMD.

Ele é composto por diversas idéias obtidas nos vídeos do YouTube.

Espero que gostem.

https://youtu.be/-AHi6uc6-zE

MOR_AL

Editado por MOR
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante, há tempos que eu ando quebrando com a cabeça em como segurar o componente com o parafuso pontudo numa mão e o ferro de solda na outra. :lol:

Vou ver se eu monto esse grampo depois!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Achei interessante a ideia do grampo. Sobre o uso de câmera, comparando-a com lupa, sentiu melhora?

Um detalhe. Com a lupa sua visão está alinhada com o objeto, sendo mais imediato aproximar o ferro de soldar, que com o microscópio. Já com o ferro de soldar próximo ao que se deseja soldar, olhando-se para a imagem no celular, fica mais amplo e fácil soldar. 

Resumindo. Aproxime o ferro via visão direta e solde via imagem do celular.

Outro detalhe:

Apesar da tira de papel auxiliar no direcionamento do microscópio, a placa de CI escorrega mais, inclusive chegando a desloca-la no instante que o parafuso toca o SMD. Pretendo colocar uma fina folha emborrachada e testar.

MOR_AL 

adicionado 3 minutos depois
8 horas atrás, Mestre88 disse:

Muito interessante, há tempos que eu ando quebrando com a cabeça em como segurar o componente com o parafuso pontudo numa mão e o ferro de solda na outra. :lol:

Vou ver se eu monto esse grampo depois!

Acho que vale o trabalho.

Também vi vídeos em que o sujeito faz como você, mas ele usa uma pinça bem pontuda.

MOR_AL

Editado por MOR

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais