Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mino Cosmik

O DrivePack Solution infectou o meu PC?

Recommended Posts

Eu formatei o meu pc com o windows 10 original. Porém eu não encontrava o driver de audio em lugar algum e resolvi baixar esse programa: DrivePack Solution.

O nome do arquivo é "DriverPack-17-Online_1874326745.1536410833.exe" e tem 606KB.

Ao abri-lo apareceu a opção de escanear e mostrou alguns drivers e programas para instalar. Eu sai confirmando deu certo.

Pelo que me lembro ele instalou vários drivers pro meu mouse (o windows mostrou uma mensagem vermelha informando que não localizou o certificado do driver).

Também instalou o firefox russo, um programa de antivirus chamado 360 Total Securty  e outro que não me lembro .

Eu desinstalei os programas após o processo.

Só que aconteceu algo estranho... (aproximadamente 10 horas após o uso do programa)

Eu estava navegando no youtube e do nada apareceu o cmd que dizia algo do tipo "aperte qualquer tecla para ...."

Não deu tempo de ler tudo, pois eu cliquei sem querer no teclado.

Ai começou a instalar o Microsoft .Net frame Work 4.7 em letras russas.

O estranho é que não tinha opção nenhuma para cancelar, todos om botões da janela estavam cinzas .(até o X)

Também notei o logo do programa DriverPack Solution na barra de tarefas.

A instalação ocorreu rapidamente e nada mudou.

O que vocês acham que deve ser?

Devo formatar meu PC?

Log do scan adw abaixo :

Spoiler

# -------------------------------
# Malwarebytes AdwCleaner 7.2.3.1
# Build:    09-03-2018
# Database: 2018-09-06.1 (Cloud)
# Support: https://www.malwarebytes.com/support
#
# Mode: Scan
# Start:    09-08-2018
# Duration: 00:00:25
# OS:       Windows 10 Pro
# Scanned:  41889
# Detected: 17

***** [ Services ] *****

No malicious services found.

***** [ Folders ] *****

PUP.Optional.AdvancedSystemCare C:\Users\TARS\AppData\Roaming\IObit\Advanced SystemCare
PUP.Optional.DriverPack         C:\Users\TARS\AppData\Roaming\DRPSu
PUP.Optional.DriverPack         C:\Program Files (x86)\DriverPack Notifier
PUP.Optional.DriverPack         C:\Users\TARS\AppData\Roaming\DriverPack Notifier

***** [ Files ] *****

No malicious files found.

***** [ DLL ] *****

No malicious DLLs found.

***** [ WMI ] *****

No malicious WMI found.

***** [ Shortcuts ] *****

No malicious shortcuts found.

***** [ Tasks ] *****

PUP.Optional.Legacy             C:\Windows\System32\Tasks\Driver Booster Scheduler

***** [ Registry ] *****

PUP.Optional.DriverPack         HKCU\Software\drpsu
PUP.Optional.DriverPack         HKLM\Software\Wow6432Node\drpsu
PUP.Optional.DriverPack         HKU\S-1-5-21-2315842091-2517463547-1776201006-1002\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings\zonemap\domains\drp.su
PUP.Optional.DriverPack         HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings\zonemap\domains\drp.su
PUP.Optional.DriverPack         HKU\S-1-5-21-2315842091-2517463547-1776201006-1002\Software\Microsoft\Internet Explorer\DOMStorage\update.drp.su
PUP.Optional.DriverPack         HKU\S-1-5-21-2315842091-2517463547-1776201006-1002\Software\Microsoft\Internet Explorer\DOMStorage\drp.su
PUP.Optional.DriverPack         HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\DOMStorage\update.drp.su
PUP.Optional.DriverPack         HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\DOMStorage\drp.su
PUP.Optional.Legacy             HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tasks\{9C28386B-157D-460B-9159-C4FACCB51E2D} 
PUP.Optional.Legacy             HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tree\Driver Booster Scheduler

***** [ Chromium (and derivatives) ] *****

No malicious Chromium entries found.

***** [ Chromium URLs ] *****

PUP.Optional.Legacy             Ask Brasil
PUP.Optional.Legacy             Ask Brasil

***** [ Firefox (and derivatives) ] *****

No malicious Firefox entries found.

***** [ Firefox URLs ] *****

No malicious Firefox URLs found.

########## EOF - C:\AdwCleaner\Logs\AdwCleaner[S00].txt ##########

Editado por Mino Cosmik
log do scan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito seu PC pegou vírus.

Seria bom formatar o PC ou se tiver algo importante nele cria um tópico no 'Remoção de malware' daqui do clubedohardware.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mino Cosmik DriverPack você esquece, nem use, passe longe.

A melhor opção mesmo é pegar os drivers direto do site do fabricante da placa-mãe, processador e afins.

Um programa que pode te ajudar a pegar drivers é o Driver Booster, esse sim funciona e não faz esse estrago todo.

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu usei o driver boost, porém ele não conseguiu pegar o driver de audio. 

Também não consegui saber o modelo da minha placa-mãe. consta como "To be filled by O.E.M."

Passei 3 dias tentando achar o driver e não achei. Por isso recorri ao programa mencionado.

A minha dúvida é: Pelo log que eu deixo no final do tópico, dá pra saber se é algo grave ou leve?

Não estou muito afim de formatar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá...

Nos computadores de clientes.: As vezes quando não tem drive oficial atualizado no site do fabricante, eu pego drives genéricos através desse programas e de outros também. Apos eu obter o drive, eu desinstalo o software, e passo um Scan completo com um anti-vírus e um anti-spyware.

Eles são o Kaspersky free e o Anti-MalwareByte. Depois que limpa as infecções, deixo apenas o Anti-vírus.

Link.: Kaspersky free.

Link.: Malware byte.

Espero ter ajudado e até...

Editado por LuisOPsum
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Mino Cosmik disse:

É, eu usei o driver boost, porém ele não conseguiu pegar o driver de audio. 

Também não consegui saber o modelo da minha placa-mãe. consta como "To be filled by O.E.M."

Passei 3 dias tentando achar o driver e não achei. Por isso recorri ao programa mencionado.

Quando não se acha nada com um programa, olhe diretamente a placa-mãe.

Uma solução boa que pode ajudar a ver o modelo da mobo é usar o aida64.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais