Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Éverton Todoroki

Bobina Ventilador- Curto- Capacitor

Recommended Posts

Olá, abri um ventilador e tirei seu motor e bobina. Quando impulsionava o eixo (dava uma força com a mão) ele começava a girar. Só que aí decidi tirar o capacitor pra ver tava estragado,mas só fiz o teste com o multímetro pra ver se tava funcionando. Porém, dps que fiz isso, liguei na tomada e coloquei a chave teste no eixo e no aço, que envolve o motor, e para minha surpresa tá tudo em curto. E agora o motor só liga e dá barulho, não dá mais pra impulsionar pois ele não gira. Alguém que entenda, pode me dar uma dica do que pode ser ou o que fazer. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Motores que dependem do capacitor para iniciar o movimento e esse capacitor estiver com defeito acontece de o motor só roncar e não começar a girar.

 

Caso o motor fique alimentado por muito tempo sem iniciar o giro vai acontecer de os enrolamentos aquecerem a ponto de queimar e um  ou mais deles entrar em curto.

 

Ocorrido isso não adianta mais trocar o capacitor, tem de levar para um especialista em bobinamento para fazer o conserto.

 

Em muitos casos nem vale a pena, dependendo do modelo de ventilador pois as vezes o serviço do profissional sai mais caro que um aparelho novo.

 

'_'

 

 

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×