Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Se juntar dois drivers no mesmo capacitor a impedância do corte diminui ?


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

eai pessoal tranquilo ? 

bom a minha duvida é a seguinte, pra fazer o corte de frequência no driver da minha corneteira eu usa um capacitor de 22uf pra fazer o corte de frequencia ali pelos 800hz a 8 ohms

mas recentemente eu botei mais um driver ligado em paralelo que desceu para 4 ohms no total, a minha duvida é, se eu botar um só capacitor para os dois drivers o capacitor vai ''enxergar'' os dois drivers como um só componente de 4 ohms fazer o corte de frequencia de mais ou menos 1200 hz correspondente a 4 ohms ou entao ele iria continuar fazer o corte digamos individual para cada um dos drivers de 8 ohms e continuar os 800hz ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Em geral, a frequência de corte tende a mudar sim. Porém, há a possibilidade de o amplificador usar algum artifício para corrigir isso. Verifique as possibilidades de variação nominal da saída F5Rua4D.gif.

 

 

 

Um jeito definitivo de evitar isso é usar um transformador de áudio para que a carga de 4 Ω na saída seja enxergada como de 8 Ω.

 

 

 

Você conhece o esquemático do circuito ? Se sim, é possível dimensionar um novo capacitor para a nova carga.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj pior que nao tinha ouvido falar nesse transformador de audio mas vou dar uma pesquisada, mas acho que vou ficar só nos capacitores mesmo é menos complicado kkkk, vou botar um capacitor com valor um pouco maior pra dar uma testada ai vou aumentando aos poucos pra ver se nao distorce e funciona tudo tranquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Allan Gehrat Tidra

 

 

Se funciona para você, então é melhor esse ajuste manual do capacitor mesmo F5Rua4D.gif.

 

 

 

Os transformadores na Eletrônica são muito interessantes, mas são complexos de projetar ou comprar. Na China há muitas empresas que trabalham nessa área de circuitos magnéticos, como esta que faz motores personalizados: 

 

 

 

http://www.kinmoremotor.com/

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Allan Gehrat Tidra ,

 

Como o @rjjj já citou, pode ser que seu amplificador não aceite isso de bom grado, principalmente se a saída dele seja para 8 ohms ....

 

Mas supondo que ele não se importe com isso, em teoria claro, vamos lá :

 

Seu capacitor apresenta 9 ohms de reatância em 800 Hertz. Se essa é mesmo a frequência de corte de - 3dB, entao seu driver tem 9 ohms também.

 

Colocando dois em paralelo, a impedância conjunta cairia para 4,5 ohms, a metade.

 

Entao, sem mudar o capacitor, a nova frequência de corte seria exatamente o dobro da anterior, 1600 Hertz.

 

Para ter o corte em 1200 Hertz nessa situação, teria de mudar o capacitor para cerca de 29,5 uF , usando na prática 27 ou 33 se insistir em apenas um, ou melhor ainda, colocando outro capacitor em paralelo, no valor de 6,8 uF, ficaria bem próximo com 28,8 no total, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...