Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizadores não protegem no caso de sobrecarga ou descarga atmosférica?


Posts recomendados

Só tem uma pergunta pra geral, se a sua rede externa receber uma sobrecarga/descarga elétrica, por mal tempo ou outra coisa, você arriscaria a deixar sua fonte full range novinha, bonitinha e cara na reta, deixando toda responsabilidade pra ela? Existem estabilizadores de qualidade no mercado. Tenho um bom estabilizador, e foi por causa do fusível e regulador de tensão externa dele, que minha fonte (n sei se é full), não correu o risco de explodir e levar as placas, e os outros aparelhos/acessórios conectados na mesma rede AC, juntos, mas o estouro de sobrecarga da corrente pelo cabo foi lindo de se ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Alex Red Line Bom dia. Visando melhorar a organização do Fórum, sua dúvida foi movida para tópico próprio. :thumbsup:

 

Em 08/09/2018 às 18:48, Alex Red Line disse:

Só tem uma pergunta pra geral, se a sua rede externa receber uma sobrecarga/descarga elétrica, por mal tempo ou outra coisa, você arriscaria a deixar sua fonte full range novinha, bonitinha e cara na reta, deixando toda responsabilidade pra ela?

Para esse tipo de problema existem os filtros de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Eles são criados justamente para adicionar uma proteção extra a equipamentos nesses casos.

 

O que eu definitivamente não faria é colocar uma fonte full range ligada em um estabilizador, já que isso sim iria provocar a destruição inevitável dos componentes internos dela.

 

Estabilizadores domésticos já foram abolidos faz décadas no resto do Mundo.

 

Em 08/09/2018 às 18:48, Alex Red Line disse:

Existem estabilizadores de qualidade no mercado. Tenho um bom estabilizador...

Poderia por favor mencionar exemplos? E qual é o modelo exato do seu?

 

Em 08/09/2018 às 18:48, Alex Red Line disse:

...e foi por causa do fusível e regulador de tensão externa dele, que minha fonte (n sei se é full), não correu o risco de explodir e levar as placas, e os outros aparelhos/acessórios conectados na mesma rede AC, juntos, mas o estouro de sobrecarga da corrente pelo cabo foi lindo de se ver.

Será que ele protegeu mesmo?

 

Por sinal, fusíveis já não estão sendo usados nos filtros de linha de qualidade modernos. O tempo de resposta deles é lento e pode ser insuficiente para proteger de determinadas descargas. Além disso, precisam ser substituídos. O dispositivo atualmente adotado nos filtros é o micro disjuntor: é muito mais rápido e basta rearmar quando ocorrer o surto.

 

Informe o modelo exato da sua fonte e poderei avaliar se ela é full range ou não. Já adianto que, se tiver chave de seleção de tensão na parte traseira, não tem PFC ativo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt, estabilizador da marca Ragtech/modelo Side 300 H TI; parece ser dessa linha: http://ragtech.com.br/produtos/side-pro-300va-400va/ ;

 

A fonte com suspeita de curto, tem chave de seleção, então não tem PFC ativo.

11 horas atrás, Foxwalt disse:

Será que ele protegeu mesmo?

Bom, ainda não investiguei as causas, mas o fusível da fonte parece intacto; com relação ao estabilizador só troquei o fusível que queimou na hora, antes q algo pior fosse até a fonte, ou viesse de retorno da mesma, até outros equipamentos interconectados na rede AC, por ex: o monitor; circuito USB, Rede Ethernet, impressora, placa mobo, etc,. 

 

Posso garantir q não foi mal tempo, o tempo estava bom, mas um certo dia, ao ligar determinado computador que estava, ora desligando continuamente, outras vezes tela azul, aconteceu esse curto, deu um estouro atrás da fonte com muita faísca, mas a princípio, já revisei a mesma, n foi atingido os circuitos visíveis, nem fusível, não tem nada derretido só uma marca de fumaça preta atrás, junto ao conector AC, porém a fonte já deve ter passado da validade por ser antiga; marca: Jitek 250 W - (seletor de tensão 110V/220V - não full)

 

P.S. Suspeito do cabo de força, que já estava  quebrado próximo ao conector da fonte, mas tb não tem marca de queimado ou algo derretido. Troquei de cabos, fonte e computador, o estabilizador continua funcionado normal; enfim, nada visivelmente derretido/queimado/estufado, na placa e fonte que apresentavam defeito, somente uma oxidação visível nessa fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador não protegeu no caso abaixo

 

 

@Alex Red Line

 

Seu caso parece mais da fonte ter ocasionado o curto, rompendo o fusível do estabilizador, do que algo externo.. Até porque o mecanismo do estabilizador é lento demais pra lidar com algo assim e pela "qualidade" (ou falta dela) da fonte..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador é coisa bem de "anos 90", quando as pessoas começavam a ter seus PCs domésticos e queriam proteger ao máximo os mesmos, pois na época, quem tinha um computador em casa era apenas classe média-alta pra cima... mas hoje em dia as fontes evoluíram demais, assim como os filtros de linha, tornando os estabilizadores de tensão peças de museu mesmo. Não é recomendável o uso dos mesmos de forma alguma, na internet tem muitos casos de estabilizadores que mais atrapalharam do que ajudaram em alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...