Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir intensidade Lampada de filamento LED


Potrinho

Posts recomendados

Boa tarde amigos!
 

Comprei uma lampada de LED de filamento que não dá suporte a dimmerização, para economizar com meu projeto de ambientação estou buscando alguma forma de diminuir a potência da iluminação da mesma, porém ao aplicar um resistor na saída DC da placa de fonte(eu abri a lampada e consegui acesso ao circuito) a iluminação fica intermitente(piscando).

 

Como posso fazer para a iluminação da lampada ficar fixa?

 

Fico grato pela ajuda turma, a esposa agradece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Potrinho disse:

Boa tarde amigos!
 

Comprei uma lampada de LED de filamento que não dá suporte a dimmerização, para economizar com meu projeto de ambientação estou buscando alguma forma de diminuir a potência da iluminação da mesma, porém ao aplicar um resistor na saída DC da placa de fonte(eu abri a lampada e consegui acesso ao circuito) a iluminação fica intermitente(piscando).

 

Como posso fazer para a iluminação da lampada ficar fixa?

 

Fico grato pela ajuda turma, a esposa agradece!

 

Posta fotos. 

A lâmpada tem fonte chaveada? 

Ou é fonte capacitiva? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Comparei a imagem desta placa e aparentemente esse Ci de 8 pinos é um led driver que não aceita dimerização na ENTRADA.

 

Mas.... nem tudo está perdido.

 

Esta placa faz a redução e retificação de tensão, depois passa para o CI regular a corrente, isso é do conhecimento de todos.

 

Desta forma se obtém na saída com potência ajustada para o filamento de led que está no bulbo.

 

Sabemos que a matriz de filamentos, esteja ela em série ou paralelo está sendo alimentada por dois fios, um positivo e um negativo.

 

O que eu faria :  Mediria qual tensão e corrente estão chegando nos dois fios que alimentam o bulbo, e colocaria EM SÉRIE um trimpot de 1K APENAS para buscar a intensidedade desejada nos filamentos .   

 

Depois disso mediria nele  qual o valor obtido e substituiria por um resistor equivalente.

 

Pela foto se tem a impressão que voce colocou o resistor em paralelo com a saida DC , e pela cor dele parece ser de valor muito fora do que vai obter com a aferição.

 

eu rabisquei um desenho com a ideia ....

 

'_'

 

 

ajust-led.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Comparei a imagem desta placa e aparentemente esse Ci de 8 pinos é um led driver que não aceita dimerização na ENTRADA.

 

Mas.... nem tudo está perdido.

 

Esta placa faz a redução e retificação de tensão, depois passa para o CI regular a corrente, isso é do conhecimento de todos.

 

Desta forma se obtém na saída com potência ajustada para o filamento de led que está no bulbo.

 

Sabemos que a matriz de filamentos, esteja ela em série ou paralelo está sendo alimentada por dois fios, um positivo e um negativo.

 

O que eu faria :  Mediria qual tensão e corrente estão chegando nos dois fios que alimentam o bulbo, e colocaria EM SÉRIE um trimpot de 1K APENAS para buscar a intensidedade desejada nos filamentos .   

 

Depois disso mediria nele  qual o valor obtido e substituiria por um resistor equivalente.

 

Pela foto se tem a impressão que voce colocou o resistor em paralelo com a saida DC , e pela cor dele parece ser de valor muito fora do que vai obter com a aferição.

 

eu rabisquei um desenho com a ideia ....

 

'_'

 

 

ajust-led.png

Fala Tito beleza?

 

Cara o resistor que usei é de 12K, antes de utilizar ele realizei a medição e obtive os seguintes parâmetros com o multímetro:

Saída DC 190V 30mA

 

Considerei utilizar um capacitor de 12K pra reduzir drasticamente a corrente(acredito que na teoria não errei em fazer isso ACREDITO). 

 

Sabe informar o motivo do LED ficar piscando após a aplicação deste resistor?

 

Sobre sua dica: Vou ter que desenrolar um trimpot em alguma eletrônica aqui, tens mais dicas do que posso precisar?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Potrinho disse:

@Tito Fisher @albert_emule

Segue fotos do circuito e da Lâmpada.

 

Obrigado pela força galera, vai me salvar com a patroa aqui hehe!

 

lamp3.thumb.jpg.72412de9ccb6b2210dbe7aadb05e2f56.jpglamp2.thumb.jpg.6fd0a223c1f5c0a44670143fec40da87.jpglamp1.thumb.jpg.b74ef9f73005c4b1e1b71347f8e7550d.jpglamp4.thumb.jpg.7e6b60a07e992c11c58eafebd4a5af2c.jpg

adicionado 0 minutos depois

Ahh os resistores soldados a parte são os que utilizei nos testes que fiz.

 

Veja qual CI de PWM usa.

Estes circuitos integrados tem um resistor que controla a potência.

É um resistor Shunt que mede a corrente que vai pros Leds. Aumentando o valor dele, a potência que o driver manda pros Leds, diminui. 

 

 

adicionado 4 minutos depois

 

Neste exemplo de driver com o circuito integrado FL7734MX, o resistor que controla a corrente é este que circulei de vermelho.

 

image.png.02fbfe0bf53e6e456f0a7e8418d15f82.png

 

 

Informe qual circuito integrado a sua lâmpada usa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Veja qual CI de PWM usa.

Estes circuitos integrados tem um resistor que controla a potência.

É um resistor Shunt que mede a corrente que vai pros Leds. Aumentando o valor dele, a potência que o driver manda pros Leds, diminui. 

 

 

Seria este resistor?

 

image.png.db9e0e95790e4b81ba4eaae7ff216537.png

adicionado 20 minutos depois
27 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Veja qual CI de PWM usa.

Estes circuitos integrados tem um resistor que controla a potência.

É um resistor Shunt que mede a corrente que vai pros Leds. Aumentando o valor dele, a potência que o driver manda pros Leds, diminui. 

 

 

adicionado 4 minutos depois

 

Neste exemplo de driver com o circuito integrado FL7734MX, o resistor que controla a corrente é este que circulei de vermelho.

 

image.png.02fbfe0bf53e6e456f0a7e8418d15f82.png

 

 

Informe qual circuito integrado a sua lâmpada usa. 

Está péssimo pra fazer a leitura do CI mas pelo que dá pra ver é algo com H133X(acho que não ajuda).

 

adicionado 26 minutos depois

Aproveitando segue foto da placa.

 

Uma coisa que achei interessante é que o LED estava conectado nestas duas extremidades ai e ficou uma orfã indicando V+.

 

image.png.5b18a264f7b6982c2a1fe269453b249e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Infelizmente não, conheço muito pouco sobre essas lâmpadas (eu nem sabia que existia kkkkk). 

O que eu faria é descartar esse circuito e usar outro que de pra alterar a tensão no led pra variar a luminosidade. 

Valeu irmão, o problema é que não sei qual o tipo de circuito usado nas lampadas de LED, preciso usar um driver com suporte, e mesmo assim é mais barato alterar o circuito atual, por isso ainda estou buscando ajuda. tenho um pouco de tempo antes de levar um golpe comprando os modelos com suporte a dimmer(terei que trocar as que comprei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Potrinho disse:

Valeu irmão, o problema é que não sei qual o tipo de circuito usado nas lampadas de LED, preciso usar um driver com suporte, e mesmo assim é mais barato alterar o circuito atual, por isso ainda estou buscando ajuda. tenho um pouco de tempo antes de levar um golpe comprando os modelos com suporte a dimmer(terei que trocar as que comprei).

Tente nos descrever o código do circuito integrado.

Pois aí eu pesquiso o esquema dele. Com esquema na mão é fácil fazer modificações 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

voce não retornou com o resultado da minha sugestão inicial de usar um trimpot de baixa resistencia para tentar um ajuste adequado.

 

Mas, vamos em frente ...

 

Em outro momento voce disse que obteve leitura de 190VDC na saída da placa, se a  rede eletrica na sua cidade for de 220V fica fácil criar um divisor capacitivo que atenda perfeitamente sua necessidade e que caiba no espaço disponivel do soquete E27 da lampada.

 


Isso seria a opção mais em conta, como disse o @Mestre88 anteriormente.

 

Por outro lado se sua rede for de 110V voce teria de fazer um mix entre dobrador de tensão e divisor capacitivo, mas acabaria ficando mais caro  que a diferença de preço para a lâmpada dimerizável, além de possivelmente não caber no espaço disponível do soquete.

 

A informação de 190V  bate  com a especificação para estes filamentos, cada um trabalha com tensão  entre 35 e 90 Volts, então estariam ligados em série/paralelo para o conjunto de 4 Watts consumir os 30mA que voce citou.

 

Acredito que o caminho seja vender ou devolver estas lampadas e comprar outras conforme o gosto da sua esposa !!

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

voce não retornou com o resultado da minha sugestão inicial de usar um trimpot de baixa resistencia para tentar um ajuste adequado.

 

Mas, vamos em frente ...

 

Em outro momento voce disse que obteve leitura de 190VDC na saída da placa, se a  rede eletrica na sua cidade for de 220V fica fácil criar um divisor capacitivo que atenda perfeitamente sua necessidade e que caiba no espaço disponivel do soquete E27 da lampada.

 


Isso seria a opção mais em conta, como disse o @Mestre88 anteriormente.

 

Por outro lado se sua rede for de 110V voce teria de fazer um mix entre dobrador de tensão e divisor capacitivo, mas acabaria ficando mais caro  que a diferença de preço para a lâmpada dimerizável, além de possivelmente não caber no espaço disponível do soquete.

 

A informação de 190V  bate  com a especificação para estes filamentos, cada um trabalha com tensão  entre 35 e 90 Volts, então estariam ligados em série/paralelo para o conjunto de 4 Watts consumir os 30mA que voce citou.

 

Acredito que o caminho seja vender ou devolver estas lampadas e comprar outras conforme o gosto da sua esposa !!

 

'_'

 

Primeiramente obrigado pela força Tito,

 

A tensão aqui é 220V, como posso criar um divisor capacitivo? e como aplico a este circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...