Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questões sobre a área de elétrica e automação


Posts recomendados

Olá a todos.
Pretendo começar no inicio de 2019 um curso técnico e gostaria de umas opiniões sobre a área cursos ligados a elétrica.

Gostaria de saber como está a receptividade do mercado para técnico, e qual profissional vocês acham que é mais requisitado, entre os cursos Eletrotécnica, Mecatrônica e Automação Industrial.
Sobre os cursos, alguém consegue me explicar a diferença entre Automação Industrial e Mecatrônica?
As escolas que eu pretendo tentar são a ETEC e o IFSP.
ETECs próximas pra mim são a ETEC Guaianazes (onde fiz o técnico) e tem o curso de Eletrotécnica e a Getúlio Vargas em Mogi das Cruzes, que tem Eletrotécnica, Automação Industrial e Mecatrônica. O IFSP próximo é em Suzano que tem Automação Industrial.
Inicialmente eu tinha me decidido por Eletrotécnica, por ser algo que eu já fiz (fiz o curso de elétrica no Senai), porém comecei agora um curso rápido de 40 horas no Senai de Fundamentos de Mecatrônica, pra ter alguma ideia da parte de hidráulica e pneumática, porque acho importante esses conhecimentos adicionais e me pareceu uma área bem promissora.

Agradeço muito uma ajuda sobre isso.

Resumindo minha história profissional:
Estudei elétrica no Senai quando era adolescente, cheguei a trabalhar como aprendiz de eletricista de manutenção em uma empresa de papel e celulose, mas acabei naquela época decidindo que queria trabalhar com informática e segui com isso desde então. Tenho curso Técnico em Informática e sou formado em Tecnologia em Redes, nunca trabalhei com redes, fiquei alguns anos trabalhando com suporte (incluindo o estágio na época da faculdade) e depois aproveitei o conhecimento básico de programação que tinha pra estudar C# por conta própria e consegui um emprego como analista programador por 2 anos e meio. Atualmente estou desempregado e não tenho intenção de voltar para a área de TI (suporte é um emprego péssimo e eu definitivamente não tenho tesão em programar). Não descarto no futuro ter contato com Redes novamente, mas já faz 6 anos que eu terminei a graduação e nunca mais tive contato nenhum com isso, não desenvolvi na prática nada do que vi na faculdade e inclusive abandonei a ideia de estudar pra tirar certificação CCNA da Cisco quando meu filho nasceu na época em que estava terminando a faculdade, tinha acabado o estágio e precisava arrumar emprego logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...