Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4K no PC nunca mais. Não entrem nessa furada


Posts recomendados

O intuito do tópico não é polêmica, mas dar um testemunho. Sempre ajuda. Eu, ao menos, gostava de ler várias opiniões diferentes antes de comprar algo.

 

O público alvo aqui é o pessoal mais hardcore, evidente. Não necessariamente competitivo. Não. Mas quem investe mais em jogatina.

 

Entrei na onda do 4K no PC e vi que rasguei dinheiro. Cheguei a ligar meu PC numa TV 4K.... depois comprei um monitor 4K da Samsung.... tudo DINHEIRO JOGADO FORA. No caso da TV até não, pois o ps4 pro ok, fica bom nele, dentro da proposta do console. E também ver filmes no netflix com a família, então beleza. Mas jogar no PC? Rasgar dinheiro.

 

Jogar em 4K a 30 fps, no máximo 60 fps? Caracas, não faz sentido algum. "Caiu a ficha" para mim depois que peguei um monitor de 144 hz full hd. Não tem comparação.

 

Se é para montar um PC Gamer para rodar na mesma performance travada de um console então fico apenas no console. E eu gosto de console, tenho um ps4 pro. Mas rodar games a 30 fps ou 60 fps no PC não faz sentido, já que One X e ps4 pro rodam vários games a 60 fps.

 

60 fps não é nem de perto a melhor experiência no PC. E PC Gamer é isso. Montar uma máquina para ter a melhor performance num jogo. É outra sensação jogar a 80 fps, 90, fps, 100 fps, 120 fps etc. Diferente de jogar num monitor 4K a 40-50fps, horrível. Pixels a mais não fazem a menor diferença na jogabilidade. Já um game totalmente fluído, rápido, sem rasgos na imagem, com uma imagem nítida e polida nas cenas em movimento, isso não tem preço. Isso gera um baita conforto visual também, pois não tem borrão e travamento na imagem.

 

Pensem muito bem antes de entrar na onda do 4K. Leia comentários, faça alguma experiência em algum amigo. MIL VEZES jogar em full HD e abusar dos frames num monitor de 144 hz. Isso sim o cara nota diferença DE CARA. Aliás, não apenas jogar, mas na própria movimentação do mouse na área de trabalho e textos você sente uma brutal diferença

 

O que mais me deixou "indignado" nessa trajetória toda é que montar um bom PC para rodar em full HD é acessível. Aí muita gente está vendendo um rim para ter uma experiência horrível de jogos travados a 30 e 60 fps.... COMO UM CONSOLE.... ora, então compra um console se é para ter essa PERFORMANCE em jogos.

 

O pior é ver muita gente no PC comprando TV 4K para rodar a 40 fps.... 60 fps... essas TVs aí tem 60 hz no máximo.... muito marketing feito para o cara rasgar dinheiro, literalmente. Para ter uma experiência que NEM DE PERTO é aquilo que o PC pode oferecer. Jogos em altíssima performance que apenas no PC Gamer podemos ter.... por que então IMITAR UM CONSOLE? Triste até como muita gente tem sido enganada com isso.

 

Obs.: não tem nada a ver com "competitivo online" aqui. Falo aqui de qualidade na sua jogatina. Eu mesmo jogo pouco online. Prefiro single player, em geral.

 

Abraços. Fica como testemunho. Cada um tem sua experiência. A minha é essa. 4K apenas quando tiver hardware para rodar a 100 fps, 120 fps, e isso em preço mais popular.

 

 

  • Curtir 3
  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é furada. Cada um tem suas preferências.

 

O PC que roda 1080p 144hz pode ser o mesmo que roda 4K, afinal não é uma 1060 6GB que vai conseguir rodar jogos 144 FPS.

 

Vai da preferência da pessoa, você preza por desempenho ou qualidade?

 

Tem gente como você que preza por desempenho, tem pessoas que prezam pela qualidade.

 

E tem jogos que o cara simplesmente não vai usufruir dos 144hz. É mais para jogos que utilizam muito o mouse, fast paced games.

 

Vamos supor que o cara quer jogar um The Witcher 3, no controle, suave bem de boa. Pode ter certeza que esse cara vai preferir muito mais a qualidade. Os 144hz não vão fazer diferença pra essa pessoa.

 

Depende da pessoa que vai utilizar e do que ela vai jogar.

 

Eu mesmo aqui em casa tenho um monitor 144Hz e uma TV 4K 60Hz ao lado. Eu adoro FPS, e FPS eu só consigo jogar no monitor 144hz e até abaixo as configurações de vídeo pra poder ficar próximo desses 144hz. Mas jogos mais lentos como The Witcher 3 eu prefiro pegar meu controle, deitar na minha cama e jogar na minha TV bem tranquilão e dane-se o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, moraesandre1975 disse:

@Diogo HF , sempre bom ter alguem explicando .

Eu mesmo estava pensando em ir pro 4k mas depois desse seu post , fico no full HD .

 

Pessoal está indo para 4K por ilusão de marketing mesmo. Normalmente pessoas que nunca jogaram com frames altos para ver o quão bonito fica o game. Aí não tem parâmetro. 

 

Pixels a mais NÃO TORNAM a gameplay mais  bonita. porque? Porque você não fica parado olhando o céu. Numa gameplay você está em constante movimento, correto? E não estou falando apenas de jogo de tiro. Qualquer game, um The Witcher 3, por exemplo, você está sempre movimentando a câmara. Para tirar o borrão e a falta de nitidez na imagem em movimento, ou seja, para deixar a imagem linda, polida, sem rastros, sem borrão, sem desconforto visual, portanto, apenas acima de 60 fps.

 

60 fps já ajuda, mas não é o ideal. Está longe de ser. Estou jogando The Witcher 3 a 90 fps de média, é OUTRA EXPERIÊNCIA. Jogo de tiro então nem se fala....

 

Então não adianta nada 1440p ou 4K se o game não está acima de 60 fps. 80, 90, 100 fps. Pois repito, você não fica parado. Não adianta tirar um PRINT da tela e dizer "olha, que lindo o game em 4K", pois ali a imagem está parada. Em movimento, para ficar nítida a imagem e não perder sua qualidade, precisa de frames altos, sendo 60 fps o mínimo jogável com algum conforto, mas ainda é pouco.

 

Isso sem falar na fluidez e velocidade que é jogar num monitor de 144 hz, não tem comparação alguma.... TV 4K HDR nunca mais para jogar. Nem monitor 4K de 60 hz, rasgar dinheiro para ter uma experiência igual a de um console? Então fica no console, não é mesmo?

 

Penso assim. Essa foi minha sincera experiência. Não troco full HD 144 hz tão cedo. Apenas quando popularizar 4K e se puder jogar a 100 fps de média, no mínimo.

adicionado 4 minutos depois
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Até hoje acho que o máximo a se comprar é full HD ou ultrawide 144Hz.

Mesmo uma 1080TI não leva 4K com tudo no full. RX 580 com I5 7400 como seu caso vai chorar demais nesta resolução.

 

Faltou pesquisa aí.

 

A questão não é "tudo no talo". Isso é bobagem também.

 

Que adianta um game estar no ultra a 60 fps? Adianta algo? Não.

 

Melhor colocar ele no high para ter 80 fps, por exemplo. Até no médio a 90-100 fps fica melhor que jogar no Ultra a 50-60 fps.

 

Frames faz TODA A DIFERENÇA sim não apenas na velocidade e fluidez, mas na QUALIDADE VISUAL DA IMAGEM que está em movimento.

 

Frames elevados = jogo bonito.

 

Para ver isso, basta fazer um teste simples. Quando estiver jogando qualquer game, vai virando a câmara aos poucos e tira o olho do jogador ou da arma. Vai virando a imagem e olhando, ao mesmo tempo, para a cena ao redor. A 30 fps fica horrível.... tudo borrado, a imagem fica horrível, perde toda a nitidez. A 60 fps melhora, mas ainda não fica bem.

 

Aí mete a 80, 90, 100 fps, 120 fps, caracas, a imagem permanece limpa, polida, nítida, como se você não tivesse virado a câmara e feito movimento algum. Isso é qualidade. Sem falar a naturalidade do movimento e velocidade do game...

 

 

adicionado 6 minutos depois
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Até hoje acho que o máximo a se comprar é full HD ou ultrawide 144Hz.

Mesmo uma 1080TI não leva 4K com tudo no full. RX 580 com I5 7400 como seu caso vai chorar demais nesta resolução.

 

Faltou pesquisa aí.

 

Não faltou pesquisa. Eu tinha antes uma GTX 1070 TI. E mesmo se tivesse uma gtx 1080 ou 1080 TI, essas placas rodam a 100 fps, 120 fps em 4K? Não. Como regra, não.

 

Jogos mais top de linha com certeza não. Logo, não me serve.

 

Aliás, não devia servir para ninguém que preza por alta qualidade.

 

 

adicionado 8 minutos depois

Eu vendi a 1070  TI para pegar a RX 580 e o ps4 pro. Não me arrependo, pois o console da Sony é muito bom para exclusivos.

 

Se eu comprasse uma placa de vídeo adiante seria no máximo uma 1070 para continuar em full HD, jamais para perder qualidade em 1440p e muito  menos 4K.

 

adicionado 11 minutos depois
14 horas atrás, Narak13 disse:

Não é furada. Cada um tem suas preferências.

 

O PC que roda 1080p 144hz pode ser o mesmo que roda 4K, afinal não é uma 1060 6GB que vai conseguir rodar jogos 144 FPS. 

 

Vai da preferência da pessoa, você preza por desempenho ou qualidade?

 

 

Dois erros aí. Primeiro que não precisa rodar tudo a 144 fps, quem lhe mentiu isso? O monitor tem capacidade para isso. Mas se o game estiver a 80 fps, 90 fps, 100 fps, já estará LINDO DEMAIS.

 

Segundo erro é diferenciar "desempenho" de "qualidade". Esse é o erro mais comum que cometem.

 

Desempenho é qualidade pelos motivos que expus acima. FPS elevado tem TUDO A VER com qualidade de imagem. Pois, como disse, você não joga parado, como uma árvore plantada. você está sempre se movimentando.

adicionado 12 minutos depois

Outra, coisa a 144 hz nem precisa de Vsync. Outra vantagem. Pois dificilmente você passaria de 144 fps. Se sentir que está com risco de passar, mete no Ultra para diminuir os frames.

adicionado 17 minutos depois
14 horas atrás, Narak13 disse:

E tem jogos que o cara simplesmente não vai usufruir dos 144hz. É mais para jogos que utilizam muito o mouse, fast paced games.

 

Vamos supor que o cara quer jogar um The Witcher 3, no controle, suave bem de boa. Pode ter certeza que esse cara vai preferir muito mais a qualidade. Os 144hz não vão fazer diferença pra essa pessoa. 

 

Já disse que não precisa jogar a 144 fps para notar a diferença...você está errado. 80, 90, 100 fps já dá MUITA DIFERENÇA.

 

Quem jogar The Witcher 3 a 90, 100 fps, nunca mais vai conseguir jogar a 30 fps, nem  mesmo a 60 fps irá gostar mais.

 

você não entendeu  ainda, por falta de experiência talvez, que FRAMES ELEVADOS gera QUALIDADE DE IMAGEM e de gameplay.

 

The Witcher 3 em 4K30 fps é uma bela PORCARIA. Horrível. A 60 fps é legal, mas ainda não é o ideal. Permanece borrada e desfocada a imagem em movimento a 60 fps.

 

 

adicionado 19 minutos depois

Se a pessoa não experimentou um monitor de 144 hz dificilmente vai entender. Essa diferenciação de "performance" e "qualidade" é típica de quem nunca experimentou. Pois as duas coisas estão interligadas. Não tem como separar qualidade visual de performance. Não numa imagem em movimento, que é justamente o que acontece durante um game...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Diogo HF disse:
adicionado 11 minutos depois

Dois erros aí. Primeiro que não precisa rodar tudo a 144 fps, quem lhe mentiu isso? O monitor tem capacidade para isso. Mas se o game estiver a 80 fps, 90 fps, 100 fps, já estará LINDO DEMAIS. 

 

 

Eu sei disso, você levou no pé a letra demais. Lógico que com essa quantia de quadros já dá uma diferença absurda em relação a 60Hz mas geralmente o rapaz que está montando uma configuração 140Hz tem uma configuração mais parruda em mente assim como o cara do 4K. Outro exemplo, o cara do 144hz, quando tem uma placa de vídeo mais fraca, abaixa o gráfico do jogo pra poder ficar mais perto dos 144, o cara do 4K também faz isso. Acredite, tem muita gente jogando em 4K com 1060, 1070 por aí.

5 horas atrás, Diogo HF disse:

Segundo erro é diferenciar "desempenho" de "qualidade". Esse é o erro mais comum que cometem.

 

Desempenho é qualidade pelos motivos que expus acima. FPS elevado tem TUDO A VER com qualidade de imagem. Pois, como disse, você não joga parado, como uma árvore plantada. você está sempre se movimentando.

 

 

Achei que tivesse ficado óbvio que, com "qualidade", eu me referi a qualidade de imagem no sentido de deixar a imagem mais bonita e definida mesmo, não em qualidade como um todo. Assim como um painel IPS fica mais bonito que um painel TN. Assim como um painel OLED fica mais bonito que um painel LED convencional.

 

6 horas atrás, Diogo HF disse:

Quem jogar The Witcher 3 a 90, 100 fps, nunca mais vai conseguir jogar a 30 fps, nem  mesmo a 60 fps irá gostar mais.

 

você não entendeu  ainda, por falta de experiência talvez, que FRAMES ELEVADOS gera QUALIDADE DE IMAGEM e de gameplay.

 

The Witcher 3 em 4K30 fps é uma bela PORCARIA. Horrível. A 60 fps é legal, mas ainda não é o ideal. Permanece borrada e desfocada a imagem em movimento a 60 fps.

 

Se a pessoa não experimentou um monitor de 144 hz dificilmente vai entender. Essa diferenciação de "performance" e "qualidade" é típica de quem nunca experimentou. Pois as duas coisas estão interligadas. Não tem como separar qualidade visual de performance. Não numa imagem em movimento, que é justamente o que acontece durante um game... 

 

Acabei de falar que possuo os dois e você está falando que eu nunca experimentei. É lógico que eu sinto a diferença, mas tem jogos que eu sinto muito a diferença e tem jogos que eu sinto pouco. Jogando um jogo mais calmo e principalmente com um controle ao invés de um mouse convencional eu sinto muito menos a diferença do que jogando um fast paced gaming como um Overwatch, CS:GO, BF1, etc.

 

A única coisa que concordo daí é o fato de 4K30 ser horrível, isso não tem nem discussão mesmo, 30 FPS é horrível em qualquer cenário, só no console fica mais aceitável porque eles otimizam bastante e tal.

 

 Mas em todo caso, respeito tua opinião mas é como aquilo que falei no comentário de cima. Não adianta você vir com 500 argumentos contra mim, sou uma pessoa diferente de você com gostos diferentes do seu.

 

Existem pessoas que preferem ter a imagem mais bonita do que ter o desempenho. Claro, existem algumas pessoas que, como você citou, nunca jogou em um 144hz e não sabe o verdadeiro prazer essas taxas proporcionam. Mas existem pessoas que conhecem das duas tecnologias e mesmo assim preferem 4K.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Narak13 disse:

Eu sei disso, você levou no pé a letra demais. Lógico que com essa quantia de quadros já dá uma diferença absurda em relação a 60Hz mas geralmente o rapaz que está montando uma configuração 140Hz tem uma configuração mais parruda em mente assim como o cara do 4K. Outro exemplo, o cara do 144hz, quando tem uma placa de vídeo mais fraca, abaixa o gráfico do jogo pra poder ficar mais perto dos 144, o cara do 4K também faz isso. Acredite, tem muita gente jogando em 4K com 1060, 1070 por aí.

 

Achei que tivesse ficado óbvio que, com "qualidade", eu me referi a qualidade de imagem no sentido de deixar a imagem mais bonita e definida mesmo, não em qualidade como um todo. Assim como um painel IPS fica mais bonito que um painel TN. Assim como um painel OLED fica mais bonito que um painel LED convencional.

 

 

Acabei de falar que possuo os dois e você está falando que eu nunca experimentei. É lógico que eu sinto a diferença, mas tem jogos que eu sinto muito a diferença e tem jogos que eu sinto pouco. Jogando um jogo mais calmo e principalmente com um controle ao invés de um mouse convencional eu sinto muito menos a diferença do que jogando um fast paced gaming como um Overwatch, CS:GO, BF1, etc.

 

A única coisa que concordo daí é o fato de 4K30 ser horrível, isso não tem nem discussão mesmo, 30 FPS é horrível em qualquer cenário, só no console fica mais aceitável porque eles otimizam bastante e tal.

 

 Mas em todo caso, respeito tua opinião mas é como aquilo que falei no comentário de cima. Não adianta você vir com 500 argumentos contra mim, sou uma pessoa diferente de você com gostos diferentes do seu.

 

Existem pessoas que preferem ter a imagem mais bonita do que ter o desempenho. Claro, existem algumas pessoas que, como você citou, nunca jogou em um 144hz e não sabe o verdadeiro prazer essas taxas proporcionam. Mas existem pessoas que conhecem das duas tecnologias e mesmo assim preferem 4K.

 

Eu jogo no console tb e fica horrível a 30 FPS. Imagem rasgada, com rastros e borrada quando você move o controle. Justamente por estar a 30 FPS.

 

Quem está jogando a 4K com 1060 ou 1070 está desperdiçando qualidade de imagem. E fluidez nos jogos. 

 

Salvo se a pessoa fica parada dando print na tela. Aí é mais bonita a imagem. Agora em movimento nunca. 

 

Para não perder nitidez e qualidade na imagem em movimento precisa de frames elevados. 60 FPS não tira ainda tudo, embora melhore bastante. 

 

você falou de the witcher 3. Cara, não tem comparação jogar a 100 FPS ele ou jogar a 30 FPS. Ou mesmo 60. 

 

Em RPG também é importante frames altos, pois você está constantemente movendo a câmara de um lado para outro. Sem falar os combates.

 

Destiny 2 eu comecei a jogar no PS4 pro. Parece que ele está a 60 FPS. Parei de jogar e vou pegar depois a versão no PC para rodar a 100 FPS pelo menos. Não consegui jogar a 60 no console, achei irritante.

 

Depois que você acostuma acima dos 60 não tem como voltar mais. E isso é qualidade de imagem também. Performance tem relação com velocidade, naturalidade do movimento e qualidade da imagem se movendo, que não perde a nitidez e beleza dela. 

 

Claro que eu gosto de esticar no sofá eventualmente tb. Por isso valorizo console (PC em TV é horrível e um desperdício de hardware). Mas isso é outro assunto, não tem relação com a qualidade em si do jogo. 

 

Abraços.

 

 

adicionado 6 minutos depois

Outra coisa, você falou que o cara do 4K tem uma configuração mais parruda para isso.

 

A 1080 TI em geral roda a 60 FPS nessa resolução. Ela consegue dar um padrão acima de 100 FPS em 4K? Com gráfico pelo menos no high? 

 

Sim, pois online ok baixar o gráfico. Agora single player é ultra ou high que se busca. 

 

Não tem hardware acessível para rodar em 4K100 FPS, 120 FPS. Não como regra. Em alguns jogos até vai, mas está bem longe de ser padrão. Logo, 4K é furada. Na prática o pessoal está rodando em 4K a 30 ou 40 FPS. Com muito esforço a 60. 

 

Eu rodava crysys 3 em 4K90 FPS com a GTX 1070 TI. Mas era uma exceção. Maioria dos jogos ficava a 40-50 no máximo. Isso é horrível, pois é a performance de um console.... Agora em 1440p ou até Full HD aí sim uma placa assim iria brilhar muito. Em Full HD exagero usar uma 1070 TI, mas melhor que usar em 4K com certeza.

 

 

adicionado 28 minutos depois
14 horas atrás, Narak13 disse:

 

 

O PC que roda 1080p 144hz pode ser o mesmo que roda 4K, afinal não é uma 1060 6GB que vai conseguir rodar jogos 144 FPS.

 

 

 

Tinha passado despercebido esse seu comentário. Aí está seu erro, meu amigo.

 

Em 1080p você pode rodar a 90 fps, 100 fps, 120 fps, 144 fps etc.

 

Em 4K o limite é 60 fps, pois as TVs e mesmo monitores possuem 60 hz. Nem sei se existe monitor 4K120hz. E, se tiver, nem tem hardware para isso (talvez vendendo a casa e rodando no low/médio).

 

Logo, dizer que o PC que roda em 120 fps em full HD dá conta de rodar em 4K é ILUSÃO, salvo se você tiver como parâmetro um console. Mas isso é parâmetro de PC Gamer? Rodar a 30, 40, 50 fps?

 

Cara, acha um monitor aí de 120hz pelo menos em 4K. Depois acha um hardware para dar padrão de 100, 120 fps em 4K. NÃO EXISTE.

 

4K60fps já não é bom. Imagina abaixo de 60, que é como a galera está jogando aí... horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2018 às 17:19, moraesandre1975 disse:

@Diogo HF , sempre bom ter alguem explicando .

Eu mesmo estava pensando em ir pro 4k mas depois desse seu post , fico no full HD .

 

Mas assim, saiba relativizar um pouco meu comentário.

 

Inegável que 1440p, 1800p (dá para colocar essa resolução num monitor 4K) e 2160p são excelentes resoluções e proporcionam um ganho perceptível na imagem.

 

Então se você tem hardware para rodar a 45-60 fps, talvez seja interessante. Abaixo de 45 não.

 

 

Rodando a 45-60fps você terá um performance semelhante a de um console. No entanto, terá ganho visual sobre o console, inegável. Se One X, por exemplo, estiver rodando em 1800p, você estará em 2160p. Se One X estiver rodando em 4K30fps, você estará rodando em 4K45-60fps. Sem falar texturas gráficas melhoradas sobre o console que sempre podem ser colocadas no PC.

 

Caso você tenha hardware para essa taxa de frames e resolva jogar em 4K, eu aconselho o monitor do link abaixo. Em TV 4K eu não aconselho jogar. Não nessas do segmento de entrada, ao menos. Falam do HDR, mas o monitor abaixo tem 370 nits de intensidade de cor. Isso é praticamente o HDR do segmento de entrada da Samsung, que tem 400 e poucos. Como tenho uma TV 4K da Samsung e o monitor abaixo, posso dizer que a qualidade de imagem nesse monitor é melhor. Ele tem 10 bits de cor, contra 8 bits da TV. E para jogos o tempo de resposta é fundamental, sabemos. E esse monitor é excelente. Aí na TV você teria que jogar no "modo jogo", que baixa a qualidade da imagem. E, mesmo assim, não dá o ganho de performance que o monitor gamer oferece.

 

Eu mantive o monitor 4K do link abaixo para jogar. Uso ele em vários jogos, rodando em 1440p e 1880p a maioria deles, para ter ganho de fps. Mas consigo vários jogos em 4K45-60fps. Não é o ideal, como disse no tópico. Mas é a realidade. Não temos hardware para dar um ganho acima de 60 fps em resoluções pesadas assim.

 

https://www.americanas.com.br/produto/125066855/monitor-led-28-game-mode-samsung-lu28e590ds-ultra-hd-4k?opn=YSMESP&loja=02&epar=bp_pl_00_go_pla_inf_aces_acessórios_geral_apostas&WT.srch=1&gclid=Cj0KCQjw_vfcBRDJARIsAJafEnF9s7oUTPif0-ULVfBUCqHnp-7T3KGL0HGiAQv1eFH-s5tK58OsujkaAo84EALw_wcB

 

No final das contas, as duas opções são excelentes. 144 hz é bom demais também. E dá uma experiência bem diferente, comparando com um console.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post interessante... Tenho 2 colegas aqui, um joga em 144(sendo o mais competitivo) e o outro em 4k(mais casual). Pra mim a diferença é basicamente esta, se você não é tãaao criterioso, não percebe muita diferença na imagem e tal., acaba indo nessa "moda" do 4K. Se já é mais criterioso, está sempre ali monitorando, e quer uma imagem mais fluida, limpa e nitida, 144 ! 

Eu particularmente me contento bem com 60 Fps+até o momento(quando cai é *****), desde que as taxas de FPS e frametime continuem estáveis, ta ótimo ! ... Ainda sim, gostaria de testar o 144, pois não ele não é aplicado somente em games como você disse

 

Isso também depende bastante do game em questão... nem todos darão o devido suporte a 144Hz, como também a taxas decentes em 4k. Ao meu ver, essa tendencia está apenas no começo, talvez quando chegue hardware e suporte para taxas maiores, dai compense. Eu investiria em 144.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O negócio é o seguinte, existe placa de vídeo que segure 60fps no ultra em todos os games AAA em 4K? Não.

Ah, mas baixa uma coisa aqui e ali e fica razoável, desliga o anti-serrilhado, ok. Mas esta não é a proposta de uma placa cara.

 

1070TI e muito menos uma RX580 vai segurar esta resolução, vai ter que tacar tudo no médio ou low.

 

Em suma, foi falta de pesquisa do criador do tópico.

 

@Foxp2 Uma 1070TI já empurra tudo no full HD 144Hz no talo, e se não ela uma 1080TI.

 

4K é para ultra definição, uma TV que você tenha a source, o vídeo em 4K, porque senão estará sendo subutilizada. Ou para tarefas como edição e etc num monitor grande. Pra jogos tem que saber desta limitação de antemão, e se concordar com as penalidades, achar que tá bom assim, ter hardware top das galáxias pra chegar o mais longe possível, ok.

 

Vamo ver agora com a 2080TI se isto muda, mas acredito que não, ainda falta gás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phoenyx disse:

O negócio é o seguinte, existe placa de vídeo que segure 60fps no ultra em todos os games AAA em 4K? Não.

Ah, mas baixa uma coisa aqui e ali e fica razoável, desliga o anti-serrilhado, ok. Mas esta não é a proposta de uma placa cara.

 

1070TI e muito menos uma RX580 vai segurar esta resolução, vai ter que tacar tudo no médio ou low. 


@Foxp2

 

 

Que mentira. Eu rodo vários games em 4K60fps no High e até no Ultra com a RX 580.

 

Exemplos concretos. Titanfall 2, BF1. Ambos no Ultra em 4K60fps. Titanfall 2 não tem "ultra", mas tem "muito alto", que é o máximo do game.

 

Isso no modo single player. Pois online sempre tem queda de fps, então melhor baixar resolução se quiser ter 60 fps constante. Mas single player se pode rodar vários games em 4K no High ou mesmo no Ultra. Todos acima de 30 fps, e vários a 45-60 fps tranquilamente.

 

Ainda que eu ache desnecessário o Ultra. High já é suficientemente bonito.

 

GTX 1070 TI eu tive essa placa. Rodava vários games em 4K60fps. Outros ficava em 45 fps. Nunca precisei colocar o gráfico no médio. Sempre no High, ao menos.

 

Então não foi falta de pesquisa do criador do tópico. você que simplesmente NÃO ENTENDEU o sentido do meu tópico. O sentido é que 60 fps para a melhor experiência no PC não é o ideal. Pois os consoles rodam a 30-60 fps. Logo, se o cara pretende uma experiência diferente, rodar a 90 fps, 100 fps, 120 fps e por aí vai em FULL HD pode ser mais interessante. Esse é o ponto.

 

Se você não interpretou assim meu tópico desculpa, mas você não sabe ler.

 

E percebi pelo seu  comentário que vive de reviews de Youtube. você já teve uma GTX 1070 TI? Possui monitor 4K? Jogou em 4K? Jogou em 144 hz?

 

Problema do pessoal do "pc gamer" é que é muita TEORIA. Falta a PRÁTICA.

 

Inclusive eu já vi na net reviews da RX 580 e mesmo da 1070 ou 1070 TI que vou te dizer, uma PIADA o que aparece ali. Com certeza são feitos  para vender placa de vídeo. Não refletem a realidade do desempenho que elas dão.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Olá, gostaria de saber em que se refere ao dizer:

34 minutos atrás, Diogo HF disse:

Inclusive eu já vi na net reviews da RX 580 e mesmo da 1070 ou 1070 TI que vou te dizer, uma PIADA o que aparece ali. Com certeza são feitos  para vender placa de vídeo. Não refletem a realidade do desempenho que elas dão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diogo HF Já joguei em 144Hz, não joguei em 4K, mas perceba que estamos falando de pixels, basta saber multiplicar. Pra empurrar 4K 60Hz (3840x2160) sua 580 tem que fazer 4x mais esforço do que em 1080p 60Hz (1920x1080). O que isto significa? Que nem a pau juvenal você roda games AAA (não to falando de CS não, to falando títulos triple A) com qualidade razoável nesta resolução (mínimo 60fps).

 

Nem uma 1080TI roda estes títulos em 60fps no ultra. Agora, se 30~40fps com qualidade mais baixa tá bom pra você é outra história não relacionada com a premissa inicial do tópico (monitor 4K é engodo). Na verdade falta é VGA (e pesquisa por parte do usuário como falei) pra empurrar em níveis que a totalidade dos jogadores que pagam caro em uma placa e monitor destes pretendiam jogar (ultra 60fps mínimos).

 

Quanto a 144Hz, vai do game e gosto da pessoa. Pra mim não faz a menor diferença 144Hz, não jogo fps competitivo, prefiro tela com maior visão lateral.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 16/09/2018 às 19:39, Phoenyx disse:

@Diogo HF Já joguei em 144Hz, não joguei em 4K, mas perceba que estamos falando de pixels, basta saber multiplicar. Pra empurrar 4K 60Hz (3840x2160) sua 580 tem que fazer 4x mais esforço do que em 1080p 60Hz (1920x1080). O que isto significa? Que nem a pau juvenal você roda games AAA (não to falando de CS não, to falando títulos triple A) com qualidade razoável nesta resolução (mínimo 60fps).

 

 

 

 

 

Hoje eu tenho uma GTX 1070 TI. Mas vamos lá, alguns exemplos de jogos que, mesmo em 4K, eu conseguia rodar a 60 fps com gráfico no Ultra/High com a RX 580 OC 8GB.

 

BF1 = 4K60fps no High/Ultra.

 

Titanfall 2 = 4K60fps no "muito alto".

 

Isso em MODO CAMPANHA, porque online sempre tem queda de frames e, penso eu, para online não faz a menor diferença gráfico e resolução. Então eu baixava para 1440p para ter 60 fps sem quedas.

 

BF1 e Titanall 2 são "jogos estilo CS GO"?

 

você está ENGANADO. você NÃO PODE se basear em "reviews de youtube", meu amigo. Eles são feitos para ludibriar mesmo e vender placa de vídeo. Ou são viciados, tipo rodam com "tudo no Ultra, incluindo anti serrilhado em 4K", algo completamente desnecessário. 4K não precisa de anti serrilhado... isso sem falar programas que gravam junto enquanto jogam, isso dá queda grande de fps.

 

Podia citar aqui vários jogos que eu rodava em 4K30fps com gráfico no Ultra/High com a RX 580 OC 8 GB. Ou 1800p30fps.

 

 

Então se 30fps para campanha for algo aceitável para uma pessoa, uma RX 580 dá conta nessas resoluções que citei acima. 

 

The Witcher 3 eu rodava em 1800p a 30 fps fixos, com gráfico misturando "Ultra" com "high".

 

E sobre 60 fps em 4K, citei alguns exemplos bem concretos e que NÃO SÃO JOGOS INDIES. BF1 e Titfanfall 2 é "jogo leve", jogo indie? Rodava em 4K60fps eles.

 

Nem falo de FIFA, pois aí até uma GTX 1050 TI roda em 4K60fps ele no high. E são jogos que todos jogam. Eu tive já 1050 TI e, como tinha uma TV 4K na época, rodava FIFA em 4K60fps com ela. Gráfico no high.

 

Repito, meu amigo. Falta aí PRÁTICA. Ver com teus olhos. Experimentar. Não vai muito por reviews que são viciados a grande maioria.

 

EVIDENTE que se alguém me perguntar "qual placa eu compro para rodar em 4K", eu não diria "RX 580 8 GB".... eu não comprei a placa PARA JOGAR EM 4K. A placa veio em primeiro lugar.... depois o monitor e TV 4K. Aí como tinha o aparelho, acabei já usando ela para resoluções maiores, como 1440p, 1800p (maioria nessas resoluções) e mesmo alguns bons jogos em 4K.

 

Agora estou com uma 1070 TI, como disse. Acho que para 4K tem que ser 1070 para cima para ter um padrão de 4K30fps. E 60 fps em vários jogos consegue nessa resolução sim. E bons jogos, que todos jogam por aí, não estou falando de CS GO.... DOTA 2....

 

Eu rodo a 60 fps vários jogos em 4K com a 1070 TI. Outros eu baixo para 30 fps, acho tranquilo. Campanha eu nem faço questão de jogar a 60 fps, para ser sincero. 30 fps fixos no Riva Turner para campanha está tranquilo.

 

 

OBS.: mudei minha opinião sobre 144 fps ou 4K. Se o foco é campanha, vale mais a pena investir em 4K. Agora se o foco é multiplayer (especialmente mais competitivo), então 144 hz é o caminho.

 

adicionado 27 minutos depois
Em 13/09/2018 às 17:19, moraesandre1975 disse:

@Diogo HF , sempre bom ter alguem explicando .

Eu mesmo estava pensando em ir pro 4k mas depois desse seu post , fico no full HD .

 

Meu amigo, leia minha última postagem. Se o seu foco é campanha, acho que 4K é o melhor caminho.

 

144 hz é para multiplayer mais competitivo. Ou para olhos mais críticos que não suportam nem 60 fps mais.

 

O "problema" de 4K é que você precisa aceitar jogar vários jogos em 4K30fps. Aqueles bem pesados que apenas uma 1080 TI levaria a 60 nessa resolução.

 

Se para você é tranquilo jogar campanha nessa taxa de frames (30), vai em frente. Uma 1070 base já daria conta de conceder um padrão assim. De bandeja, alguns jogos a 60 fps mesmo em 4K consegue.

 

E outra, para online você baixa a resolução para ter 60 fps. Online gráfico e resolução são completamente desnecessários. Ninguém fica contemplando o detalhe da folha enquanto a bala come.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 13/09/2018 às 16:00, HFF disse:

O intuito do tópico não é polêmica, mas dar um testemunho. Sempre ajuda. Eu, ao menos, gostava de ler várias opiniões diferentes antes de comprar algo.

 

O público alvo aqui é o pessoal mais hardcore, evidente. Não necessariamente competitivo. Não. Mas quem investe mais em jogatina.

 

Entrei na onda do 4K no PC e vi que rasguei dinheiro. Cheguei a ligar meu PC numa TV 4K.... depois comprei um monitor 4K da Samsung.... tudo DINHEIRO JOGADO FORA. No caso da TV até não, pois o ps4 pro ok, fica bom nele, dentro da proposta do console. E também ver filmes no netflix com a família, então beleza. Mas jogar no PC? Rasgar dinheiro.

 

Jogar em 4K a 30 fps, no máximo 60 fps? Caracas, não faz sentido algum. "Caiu a ficha" para mim depois que peguei um monitor de 144 hz full hd. Não tem comparação.

 

Se é para montar um PC Gamer para rodar na mesma performance travada de um console então fico apenas no console. E eu gosto de console, tenho um ps4 pro. Mas rodar games a 30 fps ou 60 fps no PC não faz sentido, já que One X e ps4 pro rodam vários games a 60 fps.

 

60 fps não é nem de perto a melhor experiência no PC. E PC Gamer é isso. Montar uma máquina para ter a melhor performance num jogo. É outra sensação jogar a 80 fps, 90, fps, 100 fps, 120 fps etc. Diferente de jogar num monitor 4K a 40-50fps, horrível. Pixels a mais não fazem a menor diferença na jogabilidade. Já um game totalmente fluído, rápido, sem rasgos na imagem, com uma imagem nítida e polida nas cenas em movimento, isso não tem preço. Isso gera um baita conforto visual também, pois não tem borrão e travamento na imagem.

 

Pensem muito bem antes de entrar na onda do 4K. Leia comentários, faça alguma experiência em algum amigo. MIL VEZES jogar em full HD e abusar dos frames num monitor de 144 hz. Isso sim o cara nota diferença DE CARA. Aliás, não apenas jogar, mas na própria movimentação do mouse na área de trabalho e textos você sente uma brutal diferença

 

O que mais me deixou "indignado" nessa trajetória toda é que montar um bom PC para rodar em full HD é acessível. Aí muita gente está vendendo um rim para ter uma experiência horrível de jogos travados a 30 e 60 fps.... COMO UM CONSOLE.... ora, então compra um console se é para ter essa PERFORMANCE em jogos.

 

O pior é ver muita gente no PC comprando TV 4K para rodar a 40 fps.... 60 fps... essas TVs aí tem 60 hz no máximo.... muito marketing feito para o cara rasgar dinheiro, literalmente. Para ter uma experiência que NEM DE PERTO é aquilo que o PC pode oferecer. Jogos em altíssima performance que apenas no PC Gamer podemos ter.... por que então IMITAR UM CONSOLE? Triste até como muita gente tem sido enganada com isso.

 

Obs.: não tem nada a ver com "competitivo online" aqui. Falo aqui de qualidade na sua jogatina. Eu mesmo jogo pouco online. Prefiro single player, em geral.

 

Abraços. Fica como testemunho. Cada um tem sua experiência. A minha é essa. 4K apenas quando tiver hardware para rodar a 100 fps, 120 fps, e isso em preço mais popular.

 

 

Não generaliza teu pc de Ruim  pra rodar 4k, quer rodar 4k com pc de 3 mil reais???? se teu pc ta rodando em 4k com 60 de fps já sei ele é uma *****! a frequência do teu PC tem q ser equalizada e altamente monstra... e obviamente no mínimo uma gtx1080ti de boa performance em resfriamento!  jogo em 4K com 100 a 144fps. tudo no ultra, sem rodo de nada....pôster de ***** esse teu!

adicionado 4 minutos depois
Em 13/09/2018 às 16:19, moraesandre1975 disse:

@Diogo HF , sempre bom ter alguem explicando .

Eu mesmo estava pensando em ir pro 4k mas depois desse seu post , fico no full HD .

...hahaha, parece piolho vai pela cabeça de quem não entende! dpsakd sapK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...