Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
daniel_soares.v

Notebook extremamente lento sem motivo aparente

Recommended Posts

Caros amigos, 

Sou novo aqui no fórum e queria pedir uma ajuda sobre um problema com meu notebook.
Trata-se de um notebook Lenovo, rodando Windows 10 Pro ativado, com um processador Intel Core i5-3230M (2.60GHz), com 4GB de RAM e HD de 1TB.

Possuo o computador há aproximadamente 4 anos, e desde o segundo ano de uso que o mesmo apresenta intensa lentidão. De lá pra cá, cheguei a formatá-lo 2 vezes, mas sem conseguir resolver o problema. 

Além disso, já experimentei rodar programas que prometem aumento de desempenho, como o CCleaner e Advanced SystemCare, contudo sem resultado. Também fiz análise com programas que diagnosticam o hardware, porém todos afirmaram estar tudo dentro da normalidade.

Sou um usuário comum, uso basicamente o Chrome, Gerenciador de Arquivos e Microsoft Office. Tenho alguns outros programas instalados, como o PhotoScape, VLC, G. Drive e Opera, bem como alguns apps da Store, porém todos de uso simples.

Realmente não sei o que pode ser o problema. O sistema trava pra quase tudo, inclusive leva quase 5 minutos pra iniciar completamente (e mais uns 2 pra iniciar o Chrome ou o Office). Na verdade, só em abrir o menu iniciar ele trava. Entendo que o hardware não é tão robusto assim, mas vejo máquinas mais comuns com desempenho mais interessante.

Enfim, há algo que vocês me sugerem? 
Aumentar a memória RAM traria um melhor desempenho?

Ah, não sei se tem a ver, mas o consumo de disco quase sempre fica em 100%.

Grato a todos desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O uso de disco tem relação sim. Quando o disco atinge 100% do uso, o computador tende a "engasgar". Abra o gerenciador de tarefas, clique em "mais detalhes" e veja o programa que está causando isso. Depois comente novamente aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de abrir o gerenciador de tarefas e o uso tá em 13% apenas. Contudo, o sistema continua lento: fui abrir o Free Download Manager e levou uns 3 minutos. O consumo de RAM tá em 79% (tô com alguns programas abertos, incluindo o Chrome) e o de CPU em 9%. 

 

Eu não lembro em quais momentos o consumo de disco costuma ficar em 100%, mas já flagrei várias vezes essa situação. Ainda assim, a lentidão é permanente.

 

Alguma outra sugestão? 

Te agradeço a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gerenciamento de RAM do Chrome sempre foi péssimo, por isso uso o Opera, varias abas abertas e consumo de RAM não tão alto. Veja sem tem alguma aplicação de você desconhece que possa estar sugando a RAM, também quantas abas abertas há no Chrome

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de verificar o Gerenciador, e aquela situação de alto consumo de disco voltou. A barrinha do disco tá em 100%, e o processo que mais tá consumindo é o Windows Update, e em segundo lugar o System. O consumo de RAM tá em 71%, com apenas o Chrome aberto (4 abas). Você acha que isso pode tá causando a lentidão? Como faço pra resolver?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se já foi implementado pela Microsoft, mas o Windows atualizados em segundo plano

Abra o windows update e veja se há alguma atualização pendente ou sendo executada.

Caso seja paciente, espere uma ou duas semanas pra ver se o problema persiste, caso sim, formate usando o próprio Windows 10, que tem opção para manter os arquivos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×