Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Para Acessar Servidor Ftp


Elga

Posts recomendados

Configurei um servidor de FTP para fornecer atualizações para meus clientes.

O servidor roda em Windows 2003, com Speedy Business, e não aceita conexão anónima (pede usuário e senha, e tem isolamento de usuário).

O problema é o seguinte: alguns dos meus clientes, que estão em redes corporativas, não conseguem acessar o FTP. Cuando eu olho as sessões abertas, eles aparecem conectados, mas nas máquinas deles não conseguem ver os diretórios do meu servidor.

Estes mesmos usuários conseguem acessar desde outros lugares (de casa, por exemplo).

Alguém pode ajudar ?

Obrigada,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte teste:

Acesse o ftp pelo Prompt do DOS (a partir de uma dessas redes com problema).

Conecte-se no servidor com usuário e senha (se você consegue ver a sessão no servidor então provavelmente o cliente consegue chegar até aqui); em seguida execute o comando LS.

Se for o que estou imaginando vai aparecer um erro "Illegal PORT command", que acontece porque o servidor não consegue abrir a conexão de dados. O ftp utiliza duas portas, uma para controle da sessão (incluindo conexão inicial e login) e outra para os dados propriamente ditos (a listagem de arquivos também passa por aqui).

Se for esse o problema, tente uma dessas soluções:

- (solução definitiva) Fazer a correção no firewall do cliente, que deve ter um tratamento especial para ftp. Firewalls com linux, por exemplo, possuem módulos no kernel justamente para fazer corretamente o NAT de conexões ftp.

- Acessar o FTP em modo passivo. Todas as aplicações (clientes FTP) costumam ter essa opção, inclusive no internet explorer.

Mais informações sobre a diferença entre ftp ativo e ftp passivo:

http://slacksite.com/other/ftp.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz vários testes com o modo passivo e não deu certo.

Percebi que o problema é que meu server está conectado a um roteador, onde eu preciso fazer forward das portas que vou utilizar. Para isso, eu tenho que entrar na tela de configuração, (ele tem uma interface web, bem simples), e configurar as portas uma a uma para o IP do meu server na rede interna, por exemplo, as portas 20 e 21 para FTP, e assim por diante.

Não tem nenhum recurso que permita dizer a ele "Agora você vai rotear tudo que vier nas portas acima de 1024 para aquele IP alí", que seria o caso do modo passivo.

Acho que vou jogar o problema para o Admin. da rede do cliente, pois no meu caso, o cliente é a instituição, não um funcionário em particular. Então também é interesse deles que o firewall permita acessar meu servidor, para poderem receber as atualizações.

Mas não faz mal, aprendi um monte de coisas de FTP no link que você me indicou !

Começando por esse negócio de conexão ativa e passiva, que eu desconhecia !

:palmas:

Muito obrigada,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:

Quero fazer uma forma de ter um diretorio em meu computador, que seja um servidor FTP, para que possam baixar informações relativas ao estudo do meu curso na faculdade, só que não encontrei nenhum programa, pois acho que todos que peguei eram apenas para trocas de arquivos, poderiam me informar qual programa poderia usar para fazer isso?

Quero criar um diretório tipo esse:

ftp://humanadf.com.br

Muito grato

Sotero

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:

Quero fazer uma forma de ter um diretorio em meu computador, que seja um servidor FTP, para que possam baixar informações relativas ao estudo do meu curso na faculdade, só que não encontrei nenhum programa, pois acho que todos que peguei eram apenas para trocas de arquivos, poderiam me informar qual programa poderia usar para fazer isso?

Quero criar um diretório tipo esse:

ftp://humanadf.com.br

Muito grato

Sotero

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver utilizando Windows instale o IIS (Internet Information Services) - vem com o Windows NT, 2000 ou XP

No Linux existem diversos programas para servidor ftp, eu particularmente prefiro o Proftpd.

Detalhe importante: ao instalar o servidor, este será acessado através do endereço IP, para que possa ser acessado por nome (humanadf.com.br) existem outros processos envolvidos como configuração de DNS e registro de domínio na Fapesp. Creio que nesse caso isso não seria vantajoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem uma conexão de banda larga ?

Tem IP fixo ? Você precisa ter um IP fixo, para que outras pessoas possam saber qual endereço acessar.

Eu acho que alguns provedores de banda larga (ex.: Speedy Home) não liberam a porta 21, quer dizer, você consegue ter um cliente de FTP com Speedy Home, mas não um servidor de FTP.

Possíveis soluções seriam configurar seu servidor FTP para escutar em outra porta (e informar isso para quem for acessar, é claro). E manter seu computador ligado na Internet o tempo todo, pois o IP não muda, a não ser que caia a conexão.

No lugar disso, você pode registrar seu domínio e criar um site simples, onde essas informações que você quer disponibilizar, fiquem acessíveis para download.

Terra, por exemplo, tem alguns planos de hospedagem de sites, bem baratos.

Para registrar seu domínio, entre em

http://www.registro.br

Pode ser uma variante mais simples e mais segura.

A não ser que seu interesse esteja precisamente no desafio de fazer você mesmo !!!

Em qualquer caso, boa sorte !

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...