Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler + Desligamento + placa-mãe + Aquecimento.


Posts recomendados

Pessoal seguinte, vou contar desde o inicio, ja avisando que sou novo na questão de peças para pc e instalação.

Eu tenho um gabinete com 3 fans, sendo 1 na tampa lateral na altura da placa de video, 1 na parte de tras do gabinete( o qual substitui pelo dissipador+ventoinha do water) e 1 na frente na parte inferior, eu tinha uma placa-mãe am3+ com um processador phenom ii x6 1100T com cooler box normal, minha placa-mãe deu pau, substitui ela por outra que eu tinha jogada, uma am2+/am3 utilizando o mesmo processador (nao formatei o Windows, fui testar se ela estava funcionando, e acabei nem formatando).

Recentemente comprei um watercooler pois o cooler box fazia barulho, na instalação do watercooler percebi que na caixa dizia am3+ porém acreditei que encaixaria na minha agora sendo a am2+/am3, e realmente encaixou, porém precisei deixar a bomba de lado, pois os encaixes dos parafusos nao permitiam deixar ela reta(nao sei se isso afeta em algo) liguei a ventoinha do dissipador no encaixe (CPU_FAN) ea da bomba li que precisava ser colocada na (sys_fan) algo assim, porém minha placa-mãe não tem, então liguei na (CHA_FAN) algo assim, após instalar ela, desliguei todos os outros 2 coolers do gabinete(lateral e frontal) para testar se havia ruído na bomba liguei meu pc, ligou normalmente, fui ver a temperatura da cpu, porém lembrei que desde que troquei a placa-mãe, não consigo visualizar a temperatura da CPU fica sempre em 0 graus, acredito que possa ser porq nao formatei o pc depois que troquei a placa.

Iniciando um jogo, segui jogando por uns 15min, a unica temperatura que eu conseguia ver era a da gpu que estava em torno de 96~98 graus, achei bem estranho pensei na hora que poderia ser pelo fato de eu ter desligado os 2 coolers do gabinete, logo em seguida o pc se desligou sozinho, fiquei na dúvida se foi por causa da alta temperatura da placa de video ou se o watercooler estava funcionando de acordo, abri a tampa lateral e estava muito quente o ar la dentro, encostei nos capacitores logo acima do processador e queimei os dedos pela alta temperatura(também achei estranho) logo pensei que botei muita pasta termica no water(inexperiência), removi a bomba, limpei e coloquei uma gota grande de pasta de acordo com vídeos que vi, mas nada que lambuzasse, montei e liguei novamente, ligou porém estava dando essa mensagem (cmos checksum bad) nao sabendo o que podia ser, desliguei o pc e fui pesquisar, logo em seguida fui tentar ligar novamente, porém agora liga e nao da video, (isso acontece as vezes, talvez possa ser a placa-mãe??).

Minhas dúvidas são:

 

É normal os capacitores estarem estão quente ao ponto de queimar o dedo?

 

Deixar a bomba do water de lado influencia em algo?

 

Ligar a bomba no CHA_FAN e nao SYS_FAN influencia em algo?

 

Preciso trocar a placa-mãe velha por uma nova que tudo se resolve?

 

É Normal essa temperatura da placa de video?

 

O pc se desligou por causa da alta temperatura no processador ou da placa de video?

 

Watercooler deveria resfriar mais que meu cooler box barulhento que só faltava sair voando?

 

Minha fonte fica emcima no gabinete, isso influencia na bomba? Pode estar jogando ar muito quente nela? Por isso que os capacitores estavam estão quentes?

 

Desculpem pelo gigante post, preciso de ajuda e informações, agradeço a quem responder, segue uma foto de como ficou, mostrando a bomba de lado.

 

IMG-20180913-WA0028.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post gigante e nem se deu ao trabalho de mencionar a configuração completa enfim, se escolheu qualquer placa-mãe de baixa qualidade e sem dissipador nas vrm pode sim gerar aquecimento excessivo durante jogos e afins ainda mais que em alguns casos a presença de air cooler da uma aliviada

"Deixar a bomba do water de lado influencia em algo?" apenas se a bomba fosse no radiador mas a diferença não é la muito significativa

"Ligar a bomba no CHA_FAN e não SYS_FAN influencia em algo?" em ambos os casos deixa a bomba trabalhando em 100% caso a tensão desses conectores seja de 12v mas na pratica ... não

"Preciso trocar a placa-mãe velha por uma nova que tudo se resolve?" placas mãe se for para o processador citado não compensa comprar nova porque é uma plataforma antiga

"É Normal essa temperatura da placa de vídeo?" depende do que você estava jogando e da temperatura máxima dela mas a principio não, eu verificaria se os coolers dela estão girando e se possível até criaria uma curva de fan melhor com o msi afterburner

"O pc se desligou por causa da alta temperatura no processador ou da placa de vídeo?" considerando que você não consegue monitorar a temperatura do processador e a placa de vídeo estava em 96ºC fica difícil ...

"Watercooler deveria resfriar mais que meu cooler box barulhento que só faltava sair voando?" se bem instalado sim

"Minha fonte fica em cima no gabinete, isso influencia na bomba? Pode estar jogando ar muito quente nela? Por isso que os capacitores estavam estão quentes?" não diretamente mas aquece o sistema por inteiro, pense em investir num gabinete mais moderno mas até la use com a tampa aberta, quanto aos "capacitores" eles podem ter esse aquecimento excessivo por não ter dissipador ou porque seu processador tem um TDP muito alto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

post gigante e nem se deu ao trabalho de mencionar a configuração completa enfim, se escolheu qualquer placa-mãe de baixa qualidade e sem dissipador nas vrm pode sim gerar aquecimento excessivo durante jogos e afins ainda mais que em alguns casos a presença de air cooler da uma aliviada

"Deixar a bomba do water de lado influencia em algo?" apenas se a bomba fosse no radiador mas a diferença não é la muito significativa

"Ligar a bomba no CHA_FAN e não SYS_FAN influencia em algo?" em ambos os casos deixa a bomba trabalhando em 100% caso a tensão desses conectores seja de 12v mas na pratica ... não

"Preciso trocar a placa-mãe velha por uma nova que tudo se resolve?" placas mãe se for para o processador citado não compensa comprar nova porque é uma plataforma antiga

"É Normal essa temperatura da placa de vídeo?" depende do que você estava jogando e da temperatura máxima dela mas a principio não, eu verificaria se os coolers dela estão girando e se possível até criaria uma curva de fan melhor com o msi afterburner

"O pc se desligou por causa da alta temperatura no processador ou da placa de vídeo?" considerando que você não consegue monitorar a temperatura do processador e a placa de vídeo estava em 96ºC fica difícil ...

"Watercooler deveria resfriar mais que meu cooler box barulhento que só faltava sair voando?" se bem instalado sim

"Minha fonte fica em cima no gabinete, isso influencia na bomba? Pode estar jogando ar muito quente nela? Por isso que os capacitores estavam estão quentes?" não diretamente mas aquece o sistema por inteiro, pense em investir num gabinete mais moderno mas até la use com a tampa aberta, quanto aos "capacitores" eles podem ter esse aquecimento excessivo por não ter dissipador ou porque seu processador tem um TDP muito alto

 

Obrigado pelas respostas, estava entre a placa-mãe nova e um gabinete, vou acabar comprando um gabinete mesmo, vou fazer mais uns testes hoje com a tampa aberta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...