Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Ram X Arquivo De Paginação


Neobius

Posts recomendados

Olá

Acabei de comprar mais 256 Mb de RAM DDR 400 Samsung (original) e agora tenho 512 Mb, a primeira coisa que fiz foi abolir o arquivo de paginação do Windows, evitando o efeito indesejado pós-jogo. Já ftinha feito isso quando tinha 256 Mb, com relativo sucesso, mas em alguns jogos acontecia o que eu já previa, um crash por falta de memória, e olha que fiquei até impressionado pois joguei Morrowind e só fui ter problemas depois de uma hora de jogo. Portanto, quero saber se com 512 Mb tem algum jogo que possa dar dor de cabeça por falta de memória virtual. Acredito que Farcry e Doom 3 possam, e vocês? Eu não tenho Farcry, e minha PV não deixa rolar Doom 3 em altas resoluções.

Por favor respondam às minhas dúvidas acima, e aproveitem e postem suas experiências mesclando RAM e memória virtual....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que muitas vezes o Windows usa swap mesmo tendo memória de sobra. E como quem gerencia isso é o próprio Windows, não dá para saber quando o arquivo de paginação vai ser solicitado.

Por exemplo, eu já fiz uma experiência jogando Generals, BF 1942 e BF Vietnam sem arquivo de paginação. No Generals, após 10 minutos (+ ou -) apareceu uma mensagem "Sorry, an unexpected error ocurred" e o jogo fechou. Já os BF simplesmente não terminavam de carregar: quando ia aparecer a telinha da "EA Games", o jogo fechava sozinho.

Habilitando novamente o arquivo de paginação, vi que o Generals estava ocupando cerca de 400 MB do arquivo de paginação, enquanto ainda haviam cerca de 100 MB de RAM livre. Nos BF eram quase os mesmos valores. Talvez o Windows reserve algum percentual de RAM por algum motivo, por isso fica sempre alguma RAM livre.

Então só posso concluir que nesses games, que são muito exigentes em memória, simplesmente não dá para eliminar o arquivo de paginação com apenas 512 de RAM. Talvez com 768 MB e acima disso já dê para eliminar, mas abaixo disso acho que não é uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por arbalest@16 set 2004, 11:08

tem doido por ai que deixa 1.5gb :tantan: para paginação

Pois é... eu sou um desses doidos! :P

Eu sei que é exagerado e na verdade eu nunca testei diminuir os valores para ver se melhora ou piora o desempenho da máquina, mas eu tenho o costume de deixar o arquivo de paginação mínimo/máximo com valores do dobro/triplo de memória RAM existente (no meu caso, 1024 e 1536 MB).

Eu deixo assim e não faz falta o espaço, já que uso um HD de 80 GB e outro de 40 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...