Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando em jogos


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá pessoal.

Rig é o seguinte:

Spoiler

Gigabyte H97M-D3H 
i5-4440 @3.30GHz 
MSI GeForce GTX 970 
G.Skill Aegis 2x4Gb DDR3 1600Mhz 

Fonte Seasonic S12II 520W

2 HDD 7200RPM 500Gb

 Quando tento jogar algo tipo PUBG, ARK e uma série de outros jogos, o pc desliga, a corrente corta e reestabelece em seguida. Isso só acontece aqui onde moro agora, então acredito que o problema possa ser na rede elétrica. Já puxei tomada direto do medidor de energia elétrica (famoso relógio da luz em algumas regiões) e mesmo assim não resolveu. Testei a corrente com multímetro, tá 220v tranquilo, sem oscilar muito. Porém no teste puxando a tomada direto do medidor, usei cabo elétrico 2,5mm. Deveria experimentar 4mm? Faria algum sentido?

 Testei a fonte em funcionamento também, 12v e 5v estão ok. 

Nenhum fator visualmente procupante na MOBO, nenhum capacitor suspeito, sujeira, etc...

Isso começou a acontecer aqui faz um tempo. Me mudei pra outra casa em outro bairro e o problema nunca aconteceu. Voltei pra cá e o problema voltou.

 Memórias estão ok também, timings e tensão corretos.

 

 Tem mais um pc aqui e acontece o mesmo. Segue a configuração:

Spoiler

MW-G41-M7

Core²Quad Q8400 @2.6Ghz

EVGA GTS450 SC

2x2Gb 1333Mhz @1066

Fonte EVGA 80 Plus White 430W

HDD 5400RPM 500Gb + HDD 2,5" 7200RPM 500Gb

 

 

 Quando alguém liga outros aparelhos, tipo secador de cabelo, as vezes o pc também desliga sem nem estar forçando, mas não é sempre.

 Usando Intel HD Graphics no primeiro pc ele demora mais a desligar em jogo, mas desliga também.

 Estranho é que a configuração de Restore from AC Loss da bios está em Power Off, ou seja, manda ele retornar desligdo quando a energia é interrompida, o que realmente acontece se falta energia no bairro, ou se desligo direto na fonte. Mas quando tento jogar ele apaga tudo e torna a ligar sozinho.

 O visualizador de eventos do Windows não registra nenhum evento relevante anterior ao desligamento, apenas depois, dizendo que houve um desligamento inesperado, podendo ter sido causado por falta de energia.

 

 A concessionária de fornecimento de energia não dá jeito aqui, não tenho um álibi técnico pra afirmar que tem um problema na rede externa de responsabilidade deles, mas ao que tudo indica o problema seria esse né? O que acham?

 

EDIT: Eu uso o pc ligado em um DPS Clamper. Já testei direto na tomada, outras tomadas da casa e deu no mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, SrJardel disse:

Olá pessoal.

Rig é o seguinte:

  Ocultar conteúdo

Gigabyte H97M-D3H 
i5-4440 @3.30GHz 
MSI GeForce GTX 970 
G.Skill Aegis 2x4Gb DDR3 1600Mhz 

Fonte Seasonic S12II 520W

2 HDD 7200RPM 500Gb

 Quando tento jogar algo tipo PUBG, ARK e uma série de outros jogos, o pc desliga, a corrente corta e reestabelece em seguida. Isso só acontece aqui onde moro agora, então acredito que o problema possa ser na rede elétrica. Já puxei tomada direto do medidor de energia elétrica (famoso relógio da luz em algumas regiões) e mesmo assim não resolveu. Testei a corrente com multímetro, tá 220v tranquilo, sem oscilar muito. Porém no teste puxando a tomada direto do medidor, usei cabo elétrico 2,5mm. Deveria experimentar 4mm? Faria algum sentido?

 Testei a fonte em funcionamento também, 12v e 5v estão ok. 

Nenhum fator visualmente procupante na MOBO, nenhum capacitor suspeito, sujeira, etc...

Isso começou a acontecer aqui faz um tempo. Me mudei pra outra casa em outro bairro e o problema nunca aconteceu. Voltei pra cá e o problema voltou.

 Memórias estão ok também, timings e tensão corretos.

 

 Tem mais um pc aqui e acontece o mesmo. Segue a configuração:

  Mostrar conteúdo oculto

MW-G41-M7

Core²Quad Q8400 @2.6Ghz

EVGA GTS450 SC

2x2Gb 1333Mhz @1066

Fonte EVGA 80 Plus White 430W

HDD 5400RPM 500Gb + HDD 2,5" 7200RPM 500Gb

 

 

 Quando alguém liga outros aparelhos, tipo secador de cabelo, as vezes o pc também desliga sem nem estar forçando, mas não é sempre.

 Usando Intel HD Graphics no primeiro pc ele demora mais a desligar em jogo, mas desliga também.

 Estranho é que a configuração de Restore from AC Loss da bios está em Power Off, ou seja, manda ele retornar desligdo quando a energia é interrompida, o que realmente acontece se falta energia no bairro, ou se desligo direto na fonte. Mas quando tento jogar ele apaga tudo e torna a ligar sozinho.

 O visualizador de eventos do Windows não registra nenhum evento relevante anterior ao desligamento, apenas depois, dizendo que houve um desligamento inesperado, podendo ter sido causado por falta de energia.

 

 A concessionária de fornecimento de energia não dá jeito aqui, não tenho um álibi técnico pra afirmar que tem um problema na rede externa de responsabilidade deles, mas ao que tudo indica o problema seria esse né? O que acham?

 

 

Problema na rede elétrica na casa do meus pais avia este mesmo problema.

A solução foi que, tive que refazer todo o sistema elétrico que estava uma bagunça disjuntor mal posicionado. Por exemplo disjuntor que suporta corrente de 32A com fio de 1.5mm², consequência fios queimando...

 

Se um disjuntor for muito "potente" e, o fio muito "fraco" quando o fio cansar, o disjuntor por ser mais "potente" vai achar que está normal, fazendo que o fio frite/torre/queime.

 

Na casa dos meus pais antes, não podia ligar o chuveiro e micro-ondas ou secador de cabelo junto, que caia a luz...

 

Se souber um pouco sobre elétrica já vê o que deve fazer. Caso contrário contrate um Eletricista, por mais caro que seja, é melhor porque, com uma instalação mal feita além do risco de gastar mais em eletricidade, pode queimar/estragar algum aparelho caro, convínhamos que não é legal/interessante queimar um aparelho caro nos dias de hoje aqui no BR.

 

Todos os casos. Vale mais, contratar um profissional na área do que pagar os gastos absurdo, que pode vir a ocorrer com uma mal instalação de um sistema elétrico.

 

Assista estes vídeo, irá te ajudar:

https://www.youtube.com/watch?v=LpdoJGr4uOQ

https://www.youtube.com/watch?v=mSqKu_PsZV0

 

Utilizar um estabilizador no Desktop/PC pode ajudar, para proteger de variações na rede elétrica.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SrJardel

Ao meu entender, então ele não está desligando, ele está reiniciando... diferença grande... Se ele desligasse por problema elétrico, ele não voltaria mais, só se você ligasse ele, como ele volta, ele está reiniciando, ai as causas por ser diversas... Primeiro eu iria desligar o reinicio automático do windows, reverter qualquer OC que tenha sido feito e fazer teste de stress para entender se o problema está na ram cpu ou gpu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@SrJardel

Ao meu entender, então ele não está desligando, ele está reiniciando... diferença grande... Se ele desligasse por problema elétrico, ele não voltaria mais, só se você ligasse ele, como ele volta, ele está reiniciando, ai as causas por ser diversas... Primeiro eu iria desligar o reinicio automático do windows, reverter qualquer OC que tenha sido feito e fazer teste de stress para entender se o problema está na ram cpu ou gpu.

Já desliguei o reinício automático, e não faço OC. Falta mesmo um teste de stress.

Concordo que as causas podem ser diversas, porém acredito que já tenha isolado a maioria das hipóteses comuns.

Apenas acho curioso que um componente possa ter um problema que venha a tona apenas nessa residência e não em outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fabricio Gomes disse:

@SrJardel Só um porém no comentário do Eduardo, não utilize estabilizador em lugar algum, caso tenha, pode jogar fora, só atrapalha e vai danificar sua fonte.

 

Utilize um bom filtro de linha.

 

 

Sim, estou ciente e uso um DPS Clamper como descrito no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Fabricio Gomes disse:

@SrJardel Só um porém no comentário do Eduardo, não utilize estabilizador em lugar algum, caso tenha, pode jogar fora, só atrapalha e vai danificar sua fonte.

 

Utilize um bom filtro de linha.

 

 

Fabricio Gomes, eu não utilizo mas, meu professor quando fiz o curso sempre recomendava utilização de Estabilizador, e nas escolas que frequento os computadores estão ligados a um estabilizador...

Não sabia disso, obrigado por informar irei me atualizar sobre isto. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SrJardel

Se o PC estivesse bem, quieto sem se mexer e do nada tivesse acontecido isso, seria mais estranho, mas como você se mudou, não fica tão estranho não, a própria Noctua recomenda nos manuais deles, que se o PC for para transporte o ideal é desmontar o cooler, o mesmo vale para AIO, no transporte diversas coisas bom acontecer sem você ver ou saber, um pente de ram ou a própria gpu que se desencaixa um pouco, o cooler da cpu que perde um pouco a superfície de contato etc... Pessoalmente já tive problema com AIO fazendo barulho, RAM ficar "solta" digo entre aspas porque olhando ela estava perfeita, tudo isso depois de transporte, tudo com solução claro. Por isso quando você abre um PC da Dell ou HP você vê suporte para todas as peças, pois são feitos considerando transporte, no caso dos PC's customizados, não temos o porque considerar isso.

 

Acompanhar as temperaturas e voltagens durante os testes de stress é fundamental, e recomendo você verificar os cabos da fonte, retire-os acompanhe todo fio, limpe os contatos, o mesmo para RAM e GPU, deixaria a CPU por último pois essa necessita mais cuidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, SrJardel disse:

Já desliguei o reinício automático, e não faço OC. Falta mesmo um teste de stress.

Concordo que as causas podem ser diversas, porém acredito que já tenha isolado a maioria das hipóteses comuns.

Apenas acho curioso que um componente possa ter um problema que venha a tona apenas nessa residência e não em outras.

 

Camarada, Se você já fez o teste deste seu computador em outra casa e não deu problema isole, o problema não é no seu computador.

Caso contrário

Você pode checar os capacitores da placa ver se não tem nenhum inchado ou aberto.

Fazer um teste com outro HD com outro sistema no hardware com possível defeito.

Instale um S.O. com kernel Linux via live ou outro Windows e veja se irá reiniciar.

 

Você deve testar, e anotar os testes que você já fez e não funcionou e assim vai indo. :rezando:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@SrJardel

Se o PC estivesse bem, quieto sem se mexer e do nada tivesse acontecido isso, seria mais estranho, mas como você se mudou, não fica tão estranho

Irmão, acredito podem ocorrer essas coisas no transporte, mas como eu descrevi claramente no tópico, o problema apareceu antes de eu me mudar. Na nova residência o problema parou, e ao retornar pra cá o problema voltou.

Então sim, ele estava bem, quieto sem se mexer quando do nada aconteceu isso.

 

Obrigado pelas dicas, o negócio é que tô tentando focar em objetividade aqui. Tentei descrever o máximo no tópico justamente pra ajudar o pessoal a entender o máximo da situação sem desviar muito o foco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, executei alguns testes de stress como o amigo @Rolf William Gewers sugeriu.

 

Rodei o Blend durante 20min no Prime95, CPU chegou no máximo de 72C°, 83W, tudo tranquilo.

 

Depois rodei o GPU Stress Test no FurMark durante 10min, resolução 1280x800, fullscreen, com PostFX, sem AA.

O consumo da GPU chegou a 100% TDP, temperatura de 79C°, tudo tranquilo. Logo após executei o benchmark com preset 720, rodou até o final sem problemas, aqui está o resultado.

 

Não satisfeito, executei novamente o GPU Stress Test, porém dessa vez coloquei 8xMSAA. O fps caiu para ~36avg, mas fora isso tudo ok. Depois de uns 5min, resolvi ligar o PostFX, e assim que pressionei a tecla P o pc reiniciou.

Outra vez rodei o teste, reduzi para 2xMSAA, passado 1min pressionei a tecla P e novamente o pc reiniciou.

 

Eu estava monitorando os stats no FurMark e o HWMonitor Pro estava logando de fundo, mas é tudo tão imediato que não tem como perceber qualquer anormalidade.

 

Essa foi a unica forma que consegui para reproduzir o erro, e agora estou sem ideias, já que a GPU já havia usado 100% da capacidade de energia durante os testes anteriores e nada havia acontecido.

 

Uma coisa que não tentei ainda foi o Memtest 86+, mas nesse caso não sei se seria relevante. Já executei esse teste com a RAM atual há um tempo atras e estava tudo ok.

 

EDIT: Aumentei a porcentagem de energia máxima da gpu para 110% e tensão em +87mV, que é o máximo permitido aqui, e agora o FurMark roda com 2xMSAA + PostFX de maneira estável sem reiniciar, apenas subiu ~3Cº a temperatura.

 4x e 8x AA ainda reinicia, mas creio que já é um progresso. Agora pelo menos posso analisar o gráfico do HWMonitor e tentar ver o que de fato acontece quando ligo o PostFX.

 

A brincadeira tá massa, mas ainda não explica o fato dos jogos rodarem de boa em outra residência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Troquei a fonte EVGA 430 Plus White do segundo pc por uma Multilaser 400W bem bagaceira e tá funcionando de boa. Antes o pc desligava ao carregar a tela inicial, sem falha no CS:GO.

 

 Não acredito que as duas fontes (EVGA e Seasonic) estejam com problema, pois tem o lance da Seasonic rodar jogos sem desligar em outra casa. Por isso eu havia colocado esse tópico na área de fontes, mas ele foi movido.

 Será que não existe alguma proteção nessas fontes mais novas que esteja ocasionando o reinício da máquina?

 

 Acho muito improvável que as fontes não estejam alimentando bem, pois até uma genérica de 250W segurou o segundo pc, o caso é que eu preferi a Multilaser por ter mais potência. E no primeiro pc, o TDP chega a 100% e até ~108% se desbloquear no Afterburner, e fica rodando assim de boa no FurMark.

 

 Ainda não consegui detectar o que realmente acontece quando ligo o PostFX com 4/8xMSAA no FurMark e faz o pc reiniciar.

 Nos gráficos do HWMonitor a unica oscilação visualmente relevante é do Frame Buffer da GPU, que cai quando ligo PostFX e volta a subir quando desligo. Todo o resto dos dados de monitoramento da GPU mostram gráficos constantes.

 Fora isso não há qualquer anormalidade visível nos gráficos do processador, voltagens, temperaturas, HDD, rede parecem todos ok.

 

 Tô realmente precisando de ideias aqui pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SrJardel

Pelo que eu saiba a fonte não tem proteção para reiniciar, tem apenas para desligar. Difícil uma Seasonic dar problema, é a melhor fonte do mundo sem discussão. A fonte pode desligar mesmo sem problema na rede elétrica, pode ser até um OC muito forte passando a linha de segurança de quantos amperes ela permite por linha, não é seu caso claro.

 

Coisas que eu já vi... para alimentar seu banco de ideias.

 

Tive um PC que reiniciava em games, problema no VRM da GPU (uma 980ti EVGA)

Tive PC que não ligava, só reiniciava sem post nem nada, ciclo de menos de 1seg, problema no VRM da mobo, a fonte entrava em ação para evitar incêndio, mas a mobo pedia que ele ligasse, então ficava nessa...

PC do meu sobrinho ligava e quando o windows carregava raramente ele ficava ligado, problema na tensão elétrica vs uma fonte ruim, a casa dele estava no limite de 106v na tomada, e a fonte não conseguia compensar por ser bem ruim.

 

O mais complicado é que seu problema é um local específico, se não fosse diria que a GPU está para dar problema, o que eu iria sugerir você testar é um nobreak, se a tensão cair ou subir ele resolve e você ainda faz um log do que está chegando, mas o problema é que raramente alguém tem um nobreak sobrando e um nobreak para essa situação não é barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tô na pilha de comprar uma fonte bem mais singela, sem pfc nem nada pra testar. O problema é que preciso de um conector de 8 pinos para a cpu e dois PCI de 6 pinos pra GPU, o que  geralmente não está disponível em fontes assim. Tenho um adaptador IDE pra PCI, mas pra cpu nem sei se existe.

 

E mesmo que porventura isso funcione, a essa altura ainda acho frustrante poder voltar a jogar sem pelo menos poder entender que raios no ambiente elétrico da minha residência está fazendo com que fontes genéricas dêem conta do que uma EVGA e uma Seasonic não dão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Prezados, acredito estar alcançando um denominador comum.

 Resolvi reverter o processo de overclock na GPU, e obtive bons resultados.

 No presente momento, consegui obter estabilidade no FurMark com 8xMSAA+PostFX.

 

 Nos meus testes o clock de memória demonstrou não interferir de maneira negativa, então continua stock da placa, que já é OC de fabrica.

 O que fiz foi reduzir o Power Limit em 20%, ficando o limite em 80%, e o Core Clock em -289Mhz. Acredito que ainda posso continuar com os testes e tentar obter um pouco mais do core, mas durante os testes deu a entender que é necessário um balanço entre o clock do core e a porcentagem de força. Como ainda não estou bem informado sobre possíveis pontos negativos em relação a redução da porcentagem de força em uma GPU, resolvi parar por aí.

 

Uma coisa que me chamou atenção é que o FurMark mostra uma redução de ~198Mhz na frequência do core cada vez que o PostFX é ativado. O valor retorna ao normal quando o efeito é desativado.

 

 Embora eu tenha aqui um resultado positivo, acredito que pode ser propício manter esse tópico aberto até que eu realize mais testes, assim dá tempo do pessoal com mais conhecimento técnico argumentar, o que beneficia os presentes, assim como também users que possam vir a se deparar com problemas semelhantes no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...