Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Processador e Memória Ram


Posts recomendados

Nunca fiz overclock, não pretendo fazer(sem conhecimento, não) e estou curioso.

 

Eu sei que, os processadores não são feitos 100% exatos, que as fabricantes determinam uma frequência de fábrica para todos os processadores serem iguais e extraírem o melhor desempenho.. não sei se acontece o mesmo com a memória ram..

 

Overclock atrapalha a vida útil do hardware?

Se um processador, por exemplo, "dura" 1 ano e 8 meses, com overclock ele "dura" 1 ano e 6 meses?

 

Com overclock, os hardwares tendem a esquentar mais e consequentemente a chance de queima-los é maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Overclock atrapalha a vida útil do hardware?

Depende. Se você forçar muito, aumentar muito o VCore para tirar mais frequência e não cuidar da temperatura, sim, atrapalha.

29 minutos atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Se um processador, por exemplo, "dura" 1 ano e 8 meses, com overclock ele "dura" 1 ano e 6 meses?

Não é tão "cartesiano" assim. Se for feito sem critério, pode durar alguns minutos apenas. Tudo depende da forma como é feito e dos cuidados com temperaturas. Tive um Sempron que operou por 5 anos em overclock. Quando troquei a plataforma, operava perfeitamente. Deve funcionar até hoje (nunca mais liguei). 

31 minutos atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Com overclock, os hardwares tendem a esquentar mais e consequentemente a chance de queima-los é maior?

Sim, temperatura alta não é aconselhável para o hardware. Por isto citei a questão de cuidar da temperatura. Minha VGA (HD6570), chego a subir o clock dela em 23% quando não está calor. Fico monitorando a temperatura, e uso ela já 6 anos. 

 

33 minutos atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Nunca fiz overclock, não pretendo fazer(sem conhecimento, não) e estou curioso.

Vai depender do seu hardware, que a propósito você não disse qual é. Mas vá indo ao poucos, controlando temperatura e verificando a estabilidade, até chegar a um valor que não esquente muito nem fique travando. Se der alguma instabilidade ou aquecimento, volte pra configuração exatamente anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters  Então vamos lá,

Desde que a placa e os hardwares permitem, eu posso fazer tanto OC no processador quanto na memória ram?

 

Fazer os dois ao mesmo tempo, pode causar algum dano a placa-mãe?

 

Fazendo OC, você "pede" pro processador trabalhar mais, contudo, o gasto energético é maior, essa diferença é grande?

 

Em relação a fonte, supondo que meu computador atinge o que a fonte entrega, mas sem muita folga, por exemplo, meu computador requer 450w-470w e minha fonte é de 500w, com OC, ele chegará a faixa dos 500w?

 

Semana que vem, vou comprar um computador e não pretendo fazer OC, mas gosto de sempre buscar o conhecimento antes, para que ao invés de eu comprar uma A320, eu compre uma B350, pois no futuro quem sabe, eu possa fazer sem a necessidade de comprar outra placa-mãe, é um Ryzen 1600.

 

Ryzens se beneficiam de uma memória com a frequência mais alta, vale a pena comprar uma memória de 2400Mhz e tentar fazer OC para uma frequência mais alta?

 

O chipset A320 permite OC na memória ram?

 

Obrigado pela paciência. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Desde que a placa e os hardwares permitem, eu posso fazer tanto OC no processador quanto na memória ram?

Sim. Tanto no processador quanto na memória.

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Fazer os dois ao mesmo tempo, pode causar algum dano a placa-mãe?

Só se, para aumentar muito a frequência, você aumente muito o VCore (coisa que não recomendo para quem está iniciando) para dar estabilidade. Forçaria, assim, os reguladores de tensão da MOBO.

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Fazendo OC, você "pede" pro processador trabalhar mais, contudo, o gasto energético é maior, essa diferença é grande?

Ainda não peguei um Ryzen para testar isto. Mas se manter o VCore padrão, acredito que não.

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Em relação a fonte, supondo que meu computador atinge o que a fonte entrega, mas sem muita folga, por exemplo, meu computador requer 450w-470w e minha fonte é de 500w, com OC, ele chegará a faixa dos 500w?

Se o seu computador requer 450~470 e você está com uma fonte de 500, sugiro aumentar a fonte. Porém, um Ryzen 1600 @3.8 com uma GTX1060 vai gastar em torno de 350. Então uma CX450 já segura tranquilamente. 

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Ryzens se beneficiam de uma memória com a frequência mais alta, vale a pena comprar uma memória de 2400Mhz e tentar fazer OC para uma frequência mais alta?

Se a diferença de preço da 2400 pra 2667 for pequena, compensa pegar a 2667 e trabalhar em stock, ou subir ela pra 2800, valor que nem toda 2400 consegue alcançar. 

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

O chipset A320 permite OC na memória ram?

Não, e nem no processador. Neste caso, pegue uma B350, pelo menos. 

 

13 horas atrás, ThiagoMagalhaes2 disse:

Obrigado pela paciência. :)

Opa, de nada. É uma satisfação poder ajudar. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...