Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cnc identificar motor super aquecendo


Sonemus

Posts recomendados

Ola amigos .. me aventurei e comprei uma cnc mini que um cara montou mas nao conseguiu configurar...

 Bem notei que ele ao invés de montar o drill no cemteo montou na lateral... a neaa nao cemtraliza. Cou arrumar...

No  entanto os motores aquecem muito e eu nao consegui identificar pra baixar ou pesquisar datasheet dele... me ajudem por favor... 

Placa de controle é a tb 6065

Fonte 24v 16A

Segue  fotos

 

20180917_215458.jpg

20180917_163755.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Esse motores antigamente fabricados pela Japan Servo agora são comercializados pela NIDEC, lá tem as especificações .

 

www.nidec-servo.com/en

 

voce disse que estão aquecendo,  minha opinião é que estejam submetidos a tensão/corrente maior que o necessário.

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde obrigado a todos... a placa de controle que uso aqui é a toshiba tb6065... 

os motores nao estou encontrando manual... mas acredito que pra eles pararem numa posiçao tenha que ter tensão o tempo todo neles certo?

pra ficar parado tem que ter tensão nos dois sentidos... é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia este manual com atenção. Lembre-se que seu motor é NEMA17.

http://ekladata.com/pAsj8QbClJezlB3jbgzQV7LEYoA/3rd-4Axis-TB6560-Set-User-Manual.pdf

II. Selecting Supply Voltage

The 3rd generation TB6560 stepper driver can actually operate within 12~36VDC for different motors.

Higher supply voltage can increase motor torque at higher speeds, thus helpful for avoiding losing steps. However, higher voltage may cause more motor vibration at lower speed, and it may also cause motor overheat and drive damage. There fore, it is suggested to choose 12-16VDC supply to power the Nema17 motors, 16-24V supply to power the Nema23/24 motors and 24V-36V supply to power the Nema34 Motors.

.

adicionado 1 minuto depois

Este é o manual do seu motor: http://www.nidec-servo.com/en/digital/pdf/KV42bi-en.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi que vou trocar os motores... e a placa... o eixo x nao esta funcionando.... fica so vibrando quando envia comando ... e os motores sem força. Fiz as configurações conforme manual... aumentando ou diminuindo a corrente o motor mantem pouca força.... estava com a placa configurada sem sentido no manual... entao não  sei quanto tempo ficou assim. 

A mecânica esta boa... bem ajustada.

Depois gostaria de dicas de manutenção nestes motores q vão ficar... creio q terei de abrir outro topico né 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 27/09/2018 às 13:14, Sonemus disse:

Resolvi que vou trocar os motores... e a placa... o eixo x nao esta funcionando.... fica so vibrando quando envia comando ... e os motores sem força. Fiz as configurações conforme manual... aumentando ou diminuindo a corrente o motor mantem pouca força.... estava com a placa configurada sem sentido no manual... entao não  sei quanto tempo ficou assim. 

A mecânica esta boa... bem ajustada.

Depois gostaria de dicas de manutenção nestes motores q vão ficar... creio q terei de abrir outro topico né 

 

Pessoal depois de muito quebrar a cabeça resolvido o problema, era configuração dos Dips Switches e configuração do mach3 que no proprio manual nao estava correto... vou enviar fotos de como ficou a configuração filé...

 

Não foi necessário comprar outra placa, 

 

agora estou apanhando pra configurar os passos por mm, uma vez que desconheço os dados dos meus motores se alguem puder me ajudar... 

 

na configuração aqui descobri que só funcionam em 1/16 queria saber revolução passos por mm etc pra calcular o bendito rsrsrs correia é gt2 com polia de 20 dentes20180917_215458.thumb.jpg.6727d6921abc353c45b49d0cc7905531.jpg20190201_195636.thumb.jpg.bdb42fb6d69872246a86c12b82644e22.jpg20190123_213140.thumb.jpg.3e26a8a960a0a8aed947a9974608a258.jpg20190123_213124.thumb.jpg.eb979b02876f170d424dc6840be994ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes, a matemática é simples.

Todo motor de passo possui 200 passos por revolução = 1,8º. Se vai utilizar 1/16, então

16 x 200 = 3200 pulsos por revolução.

Se a sua polia possui 20 dentes, então cada pulso provocará um deslocamento = a largura de 1 dente completo (largura de 1 relevo + 1 rebaixo) x 20 dentes / 3200 pulsos por revolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

 

Todo motor de passo possui 200 passos por revolução = 1,8º. Se vai utilizar 1/16, então

 

ok entendi, mas achei um esquema antigo do meu motor e fiquei na duvida, veja a figura, o meu modelo é o KV4239-T3B,  

grifei de vermelho dá impressão que o meu é 3.75 mas nunca ouvi falar disso...

 

Seria esta a razão de não dar certo?

motor de passo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está correta a sua afirmação. No caso do seu motor, 3,75V é a tensão que pode ser aplicada de forma direta no motor sem controle de corrente. Funciona e a curva de torque x velocidade do motor será a demonstrada na curva do fabricante. Com o intuito de melhorar a performance do motor, isto é, conseguir manter o torque nas rotações mais elevadas os drives utilizam tensão maior que a nominal porém com controle de corrente para não torrar o motor.

Na construção desse motor podemos dizer que torque = corrente x constantes construtivas do motor. Quando aplicamos a tensão, por ser uma bobina o efeito indutivo impede que a corrente atinja instantaneamente seu valor nominal. Essa demora em atingir a corrente nominal nas altas rotações prejudica e muito o torque médio do motor pois, quanto menor a duração de cada pulso, mais significativo se torna o tempo que a corrente leva para atingir o valor nominal. Esse efeito é facilmente observável nas curvas que postou.

O truque para melhorar a performance é simples: Supondo que com a utilização da tensão nominal a bobina leve 100ns para atingir a corrente nominal devido a sua indutância, se multiplicarmos por 5 a tensão sobre a bobina esse tempo será reduzido para 20ns. Para que a bobina não torre por sobre corrente em cada braço do comutador (ou drive) há um limitador de corrente que deve ser ajustado ao nominal do motor. Para fazer esse ajuste os valores nominais do motor e o datasheet do drive te dá a receita dos procedimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa ver se entendi, meu motor não é 1.8 então? ele é 3.75... é isso?

Se os 1.8 são 200 o meu de 3.75 seria quantos passos?

 

Qual a relação de passos por tensão? 

 

você mencionou a tensão do meu de 3,75 mas este é o valor dos passos.

 

a tensão dele é de 3,2V e 3,2 Ohm

 

Acabei ficando confuso agora... (tenha paciência comigo rsrs)

20180917_215458.thumb.jpg.6727d6921abc353c45b49d0cc7905531.jpg

adicionado 12 minutos depois

@Sérgio Lembo

Em 04/02/2019 às 20:11, Sérgio Lembo disse:

Vamos por partes, a matemática é simples.

Todo motor de passo possui 200 passos por revolução = 1,8º. Se vai utilizar 1/16, então

16 x 200 = 3200 pulsos por revolução.

Se a sua polia possui 20 dentes, então cada pulso provocará um deslocamento = a largura de 1 dente completo (largura de 1 relevo + 1 rebaixo) x 20 dentes / 3200 pulsos por revolução.

  16 x 96 = 1536 pulsos por revolução 

polia 20 dente; passo da correia 2mm; 

2*20=40 

40/1536 = 0,026 o que?

adicionado 17 minutos depois

entendi então cada pulso no motor corresponde a 0,026 mm?

 

pra deslocar o eixo y que tem 300mm precisaria de 11538,46 pulsos?

 

e no eixo X que é 500mm seria 19230,46

 

ta certo agora? devo inserir estes valores no mach 3? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sonemus disse:

40/1536 = 0,026 o que?

adicionado 17 minutos depois

entendi então cada pulso no motor corresponde a 0,026 mm?

 

pra deslocar o eixo y que tem 300mm precisaria de 11538,46 pulsos?

 

e no eixo X que é 500mm seria 19230,46

 

ta certo agora? devo inserir estes valores no mach 3?  

Cara, não arredonde valores. Se não tivesse arredondado 40/1536 perceberia que para 300mm dá exatos 11520 pulsos e para 500mm 19200 pulsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Cara, não arredonde valores. Se não tivesse arredondado 40/1536 perceberia que para 300mm dá exatos 11520 pulsos e para 500mm 19200 pulsos.

Ok, desculpe ter arredondado mas estava mais interessado no conceito que na matemática em si, você esta me ajudando muito obrigado por isso, vou fazer os testes pelos próximos dias e posto aqui... 

São muitos os desafios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...