Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamentos repentinos em RX 560


Grimnakk

Posts recomendados

     Boa tarde, Clube do Hardware. Comprei uma placa de vídeo XFX RX 560 há alguns meses e andei me deparando com problemas de desligamento durante seu uso em jogos, após passado um tempo, aparentemente, aleatório. Vou tentar especificar o problema da melhor forma que eu puder.

     Efetuei testes com os jogos Fable Anniversary, Guilty Gear Xrd Revelator, The Witcher 3 e Blazblue Central Fiction; tendo ocasionado desligamentos nos três primeiros jogos, mas não no Blazblue (talvez isso seja pertinente ao problema, visto que este é o mais leve dos jogos testados). Os desligamentos são típicos de superaquecimento: tela em cor sólida, loop do som dos últimos segundos antes do desligamento, seguido de reinicialização automática do sistema. No entanto, estive monitorando a temperatura durante todo o tempo de uso a partir do programa MSI Afterburner e esta, definitivamente, não atigingiu pontos críticos em momento algum, com placa de vídeo e processador (Phenom II X4 965) sempre abaixo de 60°C.

     Minha RX 560, por configuração de fábica, tem seu core clock em 1196 MHz e memory clock em 1500 MHz, mas após eu diminuí-los para 1024 MHz e 1499 MHz respectivamente, também usando o MSI Afterburner, os desligamentos cessaram em praticamente todos os meus jogos, exceto pelo The Witcher 3, e estive usando a placa dessa forma e evitando jogar esse jogo, por enquanto, pois queria ter certeza que o problema não era de outras peças, antes de contatar a garantia da placa de vídeo. Ontem, no entanto, instalei minha nova fonte (Corsair CX 550) em substituição de uma OCZ 500W Modstream e retornei os clocks para a configuração padrão, culminando em outro desligamento, durante uso no jogo Guilty Gear.

     Minha dúvida é: esse tipo de desligamento pode ter outra causa, que não seja a placa de vídeo, para que eu possa estar invocando sua garantia com o vendedor? É provável que outra peça esteja defeituosa mesmo após ter confirmado estabilidade no sistema com a redução dos clocks da placa de vídeo? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata É porque eu queria ter certeza que o problema era com a placa de vídeo e não com outro componente para evitar perder tempo e dinheiro devolvedo só pra receber a mesma peça de volta porque o problema vinha daqui. Mas estou cada vez mais convencido de que o problema é realmente na GPU. Sobre retirar a placa de vídeo, eu já tentei, mas é difícil testar a estabilidade do sistema, pois os jogos nem ao menos abrem se eu estiver usando a onboard, e não há desligamentos durante o uso de aplicações leves tanto com ou sem a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...