Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de trafo 12v 1000mA


Gu1426

Posts recomendados

Utilizei esse programa: http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:programa-para-calculo-de-transformadores&catid=17:trafos&Itemid=77

Coloquei a entrada de 220v e saída de 12V e 1A, o programa afirmou que é preciso 2432 espiras no secundário do fio 33 AWG, isso está correto? Já vi vídeos no YouTube em que se usam apenas 500 espiras... E o secundário de 146 espiras do fio 21 AWG. O núcleo tem 2,5x2,0cm.

adicionado 8 minutos depois

O fio que irei usar no primário foi retirado de uma bobina de eletrificador de cerca. Ele é o 28AWG. A bobina no qual removi o fio está intacta e possuía 50 ohms na saída do terra e da cerca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

Utilizei esse programa: http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:programa-para-calculo-de-transformadores&catid=17:trafos&Itemid=77

Coloquei a entrada de 220v e saída de 12V e 1A, o programa afirmou que é preciso 2432 espiras no secundário do fio 33 AWG, isso está correto? Já vi vídeos no YouTube em que se usam apenas 500 espiras... E o secundário de 146 espiras do fio 21 AWG. O núcleo tem 2,5x2,0cm.

adicionado 8 minutos depois

O fio que irei usar no primário foi retirado de uma bobina de eletrificador de cerca. Ele é o 28AWG. A bobina no qual removi o fio está intacta e possuía 50 ohms na saída do terra e da cerca.

 

O número de espira varia vai variar de acordo com a área ao quadrado da perna central. 

Se não me engano, um transformador que tem perna central de 54cm² vai precisar de umas 80 a 100 espiras para 127Vac.

 

Se não me engano, o tamanho do fio não muda. 

Mas as o número de espiras acaba variando em função da geometria do núcleo: Núcleo maior vai dar menos espiras, pois cada espiras consumirá pedaços maiores de fio. 

Núcleo menor acaba dando mais espiras pois cada espira corresponde a um pedaço pequeno de fio.

 

Qual a área do seu trafo?

A área se calcula medindo a base vezes a altura da perna central.  

 

 

adicionado 15 minutos depois

Veja uma simulação que fiz para um trafo de 2800 watts: 

O número de espiras que deu está dentro dos valores que citei.

Observe que o número de espiras pode aumentar um pouco se eu diminuir a densidade para ficar abaixo de 10000.

Ou ainda o número de espiras pode diminuir se eu aumentar a densidade para acima de 10000.

Se não me engano, se as lâminas do trafo forem daquelas de grãos orientados, você pode usar densidade de até 12000. 

image.png.833f50730679a6bc2712f145ae2a6742.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

Cara, eu não sei o que você quis dizer, mas aqui vai algumas medidas:

Largura total: 2,5cm

Comprimento total 5,7cm

Altura: 4,8cm

Compr. parte central: 2,0cm

Compr. partes laterais: 1,0cm

 

A única área que importa é esta:

Altura do empilhamento e largura da perna do meio das chapas. 
image.png.73725c29ff5f91a8b392f930a97d6399.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente se aplica fios de cobre de 20 AWG ou 0,5 mm² para garantir uma condução de corrente de 1 A. Isso para um comprimento razoável e baixa queda de tensão GbhmuXl.gif.

 

 

 

Penso que você deve enrolar o transformador com o fio de 21 AWG mesmo, independentemente das outras variáveis.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá um trafo de 5.4Cm².

Parece que está correto. 

O número de espiras exagerado é porque se trata de um trafo pequeno. Com área muito pequena. 

Além do mais tem a corrente de magnetização que é bem menor que as dos trafos grandes. 

Por causa destes detalhes, o trafo pequeno vai precisar de muito mais espiras que os trafos grandes. 

image.png.8be58386dee49fe36a162b365cdc686f.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Gu1426 disse:

@rjjj Se eu usar o 28AWG no primário que perdas eu posso ter no trafo?

adicionado 11 minutos depois

Quantas espiras deve ter no primário 220v e quantas no secundário? (12V 1A)

O ruim de usar o fio mais grosso é que não vai caber no trafo, se couber não tem perda nenhuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso te dar nenhum resposta, afinal estou buscando por elas também, mas posso compartilhar um artigo do lendário NCB que é bem simples e conta com um projeto como exemplo: Enrolamento de Pequenos Transformadores e Bobinas (ART2369) Acho que é bem útil para se ter as noções mais básicas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gu1426 disse:

@Danie1 Net0 @Mestre88 Irei enrolar 1719 voltas no primário com o fio 28 AWG, quero saber se esse trafo aguenta 2A na saída? O primário terá 102 espiras, ok?

Para 2A na saída o fio deve ser no mínimo o 19AWG.

Se couber no núcleo não há problema algum.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Para 2A na saída o fio deve ser no mínimo o 19AWG.

Se couber no núcleo não há problema algum.

 

O software foi ainda mais rigoroso que você. Indicou logo 18AWG:

image.png.5ca4410ecf39814ef27d2224fb3ce28d.png

  

 

 

adicionado 9 minutos depois

Eu gostei deste software. Comparei ontem um transformador de um no-break com os cálculos do software. 

O trafo do no-break dá 400W...O software calculou o trafo corretamente  

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule sim, eu também conheço esse software. 

Usei ele pra modificar um transformador uma vez, a saída original era 12+12/4A e 36+36V/5A. Consegui modificar para 12+12/5A e 24+24V/5A.

 

No caso eu disse no mínimo, já que os cálculos para o 19AWG dão exatos 2A sem uma folga. Pra ficar bom mesmo é melhor o 18.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

@albert_emule @Mestre88 Também gostei desse software. Será que ele serve direito para trafos de microondas?

Serve. 

 

Só que trafos de microondas são saturados. 

São calculados com mais de 12000 gauss e são de baixa eficiência. 

Não são feitos para ficar ligado o tempo todo. 

 

Eu tenho um que retirei a bobina de alta tensão e deixei só a bobina de 127V. 

Vou por 3 espiras para ver quantos volts ele dá por espiras. Também vou ver a altura do empilhamento e a largura da perna central. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O transformador de microondas de 127Vac tem 3.2Cm de largura por 6.5Cm de empilhamento. 

Dá 1V por espiras. 

Consome 7,7ampetes em 127Vac a vazio. 

adicionado 1 minuto depois

Você coloca lá no programa a altura e a largura. Daí altera os dados de forma que a tensão por espiras fique em 3.2V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule @Mestre88 Consegui enrolar apenas 705 espiras no primário, acho que se ligar em 110 funciona, né? Modifiquei o secundário, 280 espiras para 46 volts e 1A. O problema é que a rede elétrica da minha cas é 220v e eu não consegui enrolar as mais de 1000 espiras pois não iria caber.

adicionado 39 minutos depois

O primário apresentou uma resistência de 35.2 ohms (em 200 ohms), e o enrolamento secundário possui três fios (0V - 23V - 46V), a resistência entre o 0V e o 46V é de 12.8 ohms e a resistência entre o 23V e o 0V/46V é de 6.8 ohms (tendo uma minúscula diferença entre ambos). Será que esse enrolamento poderia ser ligado no 220v? Ou eu necessito de outro transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...