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Modem Arris com Luz US piscando

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Mudei de apartamento há 3 meses e chamei a net pra fazer a instalação no apartamento novo e desde então tenho um problema que praticamente de 10 em 10 dias ocorre. O modem reinicia e acende "Power" e "DS", "US" fica piscando por horas sem conectar e nada mais funciona. Já liguei reclamando, mandaram vários técnicos aqui em casa, substituíram o modem, mas o problema continua. Depois de umas 3 - 4 horas a internet volta normalmente. Não há perda de velocidade, apenas fico sem conectar. Quando ligo na net, (todas as vezes que isso acontece), eles dizem que o meu modem aparece desligado no sistema deles então fico sem o problema acontecer por uns 10 dias e tudo se repete. Não sei o que pode ser, quando o técnico chega a internet já está reestabelecida e eu tenho de ficar explicando o que aconteceu pra ele não me cobrar a visita. Hoje eu tive esse problema, (assim como no dia 09/09), fiquei sem internet por 4 horas. Às vezes dizem que está em manutenção a minha região, outras apenas dizem que aparentemente só está desligado. Acessei o Modem e estava assim:

 

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Agora está assim: 

 

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Não encontrei aqui nem em nenhum fórum nacional uma situação parecida, achei num fórum gringo, mas quando li a história percebi que era um pouco diferente e não houve uma solução para o problema, ou se houve ele não postou. Por isso se houver alguma coisa parecida aqui, me perdoem por criar algo repetido. (Criei o mesmo tópico na comunidade do Hardware pois acho que existem pessoas que acessam num e no outro não). Alguém tem alguma sugestão de como resolver isso. Minha conexão é de 35MB. Modem Arris TG1692, mas tive o mesmo problema com Humax (não lembro o modelo). 

 

Obrigado

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Visitante

Se o modem já foi trocado e ambos tinham o problema e não estão mentindo sobre o sinal é cabeamento ou equipamento do seu prédio.

 

Internet por cabo varia com temperatura, porque interfere nos cabos em si. Em dia de calor o cabo piora o desempenho e o sinal fica também pior. Em dia de frio é o contrário, mas se o sinal já estava muito forte pode atrapalhar também. Seus sinais estão mais ou menos, mas perto do limite tanto para download quanto para upload. Pode ser que num dia mais quente eles estejam fugindo do normal. Perceba que você tem -10dbmv quando o modem não completa o ranging dos canais (por isso a luz pisca) e -8 quando completa.

 

Tive internet a cabo quase que desde o começo disso no Brasil e lembro que -12 no download era o máximo onde ainda funcionava sem erro e que isso passou a ser -8 e até -5 conforme as velocidades foram crescendo e exigindo mais dos cabos e infraestrutura. Mas tinha atendente quando cancelei o serviço uns 10 anos depois que ainda considerava normal até -10, o que hoje não é mais verdade.

 

Passei muito por problemas parecidos com o seu, mas não tinha um dia certo. Comigo o problema era nos amplificadores e na instalação do prédio e NUNCA foi resolvido. Não era cabeamento pois cheguei a testar com um técnico, embora sempre tem a chance de ser um cabo que está partido por dentro e dá mau contato.

 

A melhor dica é pesquisar com os outros moradores se está acontecendo o mesmo com eles. Se não, é seu cabeamento e deve ser refeito pelo técnico. Se seus vizinhos notam o mesmo problema é o backbone que a NET fez no seu prédio e/ou os amplificadores.

 

No meu caso o sinal de download era forte demais, quase +20, e ao mesmo tempo o de upload era muito fraco, com o modem precisando de mais de 50 dbmv no upload. Vez ou outra subia para mais de 58 no upload e aí caia ou ficava com a luz piscando.

 

Em prédio os técnicos ganham muito dinheiro com as chamadas, porque geralmente são muitos chamados num só. Um técnico me falou isso deixando a entender o porque nunca arrumavam o problema. Vez ou outra eles colocavam bifurcador nos cabos só para zoar ainda mais o sinal de propósito e depois tiravam.

 

Precisava ser feito o balanceamento nos amplificadores mas nos mais de 20 chamados que tive durante os anos sempre se esquivavam de fazer. Ou falavam que iam fazer mas precisava chamar outro técnico e o técnico que mandavam falava que isso "não existia".

 

Quando finalmente queimou o amplificador foi a maior alegria. Por um ano a conexão ficou perfeita, até que os técnicos começaram a zoar tudo de novo.

 

Recomendo que você acompanhe o sinal diariamente para saber se não estão mentindo sobre o sinal estar normal na sua região. Se estiver sempre assim, peça para verem o cabeamento individual seu e depois, se não resolver, é mesmo problema do prédio.

 

Pela minha experiência, é melhor você assinar um ADSL ou mudar para fibra se o problema for no prédio do que esperar que arrumem. Você pode passar anos e anos assim sem solução e hoje em dia as centrais não exigem mais que o problema seja resolvido. Você pode abrir 10 chamados num ano que não estão nem aí. Antes eles cobravam que os técnicos deixassem tudo certo e que os chamados parassem por ao menos um bom tempo.

 

É mais fácil seu prédio contratar uma equipe própria, pagando por isso, do que esperar que os técnicos resolvam o problema. Porém não espere que isso seja aceito, geralmente ninguém está nem aí para isso mesmo que também esteja tendo problemas. O pessoal com isso é bem desinteressado e não estão nem aí para a coletividade do prédio.

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Muito obrigado mesmo... você recomenda vivo fibra neste caso, estou próximo de vencer aquela ilegalidade da fidelidade e talvez seja a hora de mudar... De qualquer forma muito obrigado mesmo...

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Visitante

De nada!

 

Recomendo muitíssimo. Meus problemas acabaram depois que mudei para a fibra e isso no mesmo prédio e com o mesmo provedor (Vivo mesmo).

 

Acho que com o serviço de fibra os técnicos ainda não aprenderam a fazer maracutaias e a infraestrutura é bem mais nova.

 

Não estou tendo nem 1/20 dos problemas de conexão que tinha com o cabo e isso não é exagero. O cabo é bom, com ele em ordem funciona quase tão bem quanto a fibra, mas infelizmente passou a ter esse problema de "manutenção" de mais de 5 anos para cá que o torna inviável se você tem outras alternativas.

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