Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como resetar a bios do notebook positivo motion q232a sem entrar nela?


ph2303
Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Já tentou usar um teclado USB normal plugado numa das portas?

 

O xhci não desabilita todas as USB, só algumas. Talvez alguma das portas ainda esteja funcionando e dê para entrar na BIOS pelo teclado externo.

 

Ainda, se você usa Windows mais recente ou até alguns Linux, pode entrar no painel de controle e pedir para o computador ser reiniciado para a UEFI.

 

Caso contrário, só vendo no manual e abrindo o laptop. Alguns deixam os pinos do clear CMOS completamente escondidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, então nessa BIOS sua por algum motivo o XHCI desabilita também as portas 2.0...

 

Muito mais fácil entrar pelo sistema operacional, como te falei. Se dentro da tela da BIOS você conseguir navegar com o mouse, tá resolvido. Vou ver se mostra alguma coisa no vídeo onde dê pra achar o clear CMOS, mas logo de cara é meio decepcionante ver que Positivo está usando bateria interna embutida :/.

 

Procure pelo manual técnico dele no Google. Muitos notebooks não mostram no manual normal esse procedimento. E tirar bateria não resolve mesmo, só zera o relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O boot não continua sem o teclado?

 

No Windows vez ou outra as portas voltam a funcionar mesmo desabilitando parte delas na BIOS (se desabilitou total não).

 

Vi o vídeo. Nele em si não dá nem para tentar adivinhar onde está o jumper ou os pinos para isso, porque a placa está escondida pelo dissipador. Procure pelo manual técnico dele no Google ou pelo nome dele + resetar BIOS ou clear CMOS para ver se acha as instruções.

 

Se estiver em garantia é melhor pensar duas vezes, porque deve ter que desmontar o dissipador e talvez até remover a placa-mãe dele. Se você não montar direito de volta, pode dar problema.

 

Garantia também costuma não cobrar nada nesse tipo de coisa se você explicar o caso. Se ficar muito complicado de fazer por conta própria é uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, Linux sem dar login/poder dar "sudo" realmente não teria como fazer o "restart to UEFI". Mas acredito que se você falar com a Positivo eles poderiam resolver seu problema. Instalar outro sistema não tira a garantia do hardware...

 

Ele ainda está naquela primeira semana da compra que você pode devolver? A Americanas teria que aceitá-lo, mas em devolução eles podem exigir que o aparelho esteja como original mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Quando não tem botão nem jumper é por pino ou contato que se reseta a BIOS. Isso é normal em vários laptops. Peça para o seu amigo olhar com atenção a placa, pois às vezes tem escrito "Clear CMOS" bem pequeno em algum lugar dela e haverão dois contatos ou pinos por perto de onde está escrito.

 

Aí é só dar curto com uma chave de fenda ou qualquer coisa metálica nesses pinos ou contatos, com a placa desligada é claro.

 

Porém um monte de notebook não tem nada mesmo escrito e você tem que ter o manual técnico para localizar o lugar, que nem sempre se encontra pela internet também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Amigos, infelizmente eu tambem peguei um desses, estava funcionando normal até eu ativar a placa de som que estava desativada, ele resetou e não ligou mais. Acho que da pra regravar a eeprom através de um gravador, mais não consegui o arquivo original, se alguem tiver o firmware deste modelo por gentileza, entre em contato comigo, assim ajudará a muitos colegas que estão com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola, a positivo fez o favor de colocar mais de 1 variação de placa-mãe nesse mesmo modelo, já encontrei esses 2 arquivos, só 1 fez o note ligar, mas está mal configurado e demora 1 minuto pra dar imagem, além de estar faltando opções dentro da bios na aba "Advanced" igual era o original do note que está aqui comigo... Vou postar esses 2 arquivos, vocês podem tentar, e quem tiver algum outro pra postar se puder nos ajudar, nós agradecemos.

Lembrando que esse chip bios é de 1.8v e deve ser usado com resistores pra aceitar a gravação (quem não sabe, procure na net...rsrsrs).

     

BIOS_CHT14B_POSITIVO_MOTION.rar

 

Bios positivo Q232A.rar

     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Passei pela mesma coisa: tentando resolver um problema com a porta usb desabilitei o xhci, ficando apenas com o botão de power funcionando(portas usb, teclado e touch sem funcionar), já triste e pronto pra acionar a garantia, eis que o liguei segurando o botao e na sequencia apertei varias vezes na sequencia e rapidamente o botao de power (umas 8-10 vezes ) e então apareceu a tela da bios. Ainda bem que não precisei fazer nada de mais drastico para recuperar o note, não testei novamente para confirmar pois fiquei com medo, mas de repente pode ser uma tentativa que funcione para mais alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...