Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lHenrique_10

Excel RESOLVIDO Como inserir PROCV (ou outra fórmula) com mais de uma condição?

Recommended Posts

Bom dia, amigos.

Estou tentando automatizar um pouco mais uma planilha de trabalho e me deparei com uma situação que sinceramente não consegui a solução desejada.

Tenho uma tabela com as situações de um processo (deferido ou indeferido), consideradas em códigos, sendo 1,2,3,4,5,6. Consigo utilizar o procv quando há apenas um critério. Exemplo: Após análise, o curso X foi indeferido por não haver carga horária no certificado. Então, apenas digito o código "3" na coluna C, e automaticamente na coluna D aparece o motivo do indeferimento. Ok, até aí nada demais. O problema é quando tenho mais de 1 condição para o indeferimento.

Quero saber se existe a possibilidade de inserir apenas os códigos de indeferimento em uma única célula, sendo: "1,2,3" ou "1-2-3" ou "1 2 3", enfim, os traços de separação não importam, desde que na célula D apareçam todas as situações descritas na célula C.

(Sei que consigo criar uma coluna para cada procv e também consigo criar uma coluna para cada código, mas considerando que essa sequência não tem ordem específica, sendo, 2, 3, 4, 5 critérios, fica complicado para cadastrar na tabela todas as combinações possíveis).

Segue em anexo uma amostra com o que desejo.

Agradeço desde já. 

Teste - CdH.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que dá para fazer o que quer, mas sinceramente? Eu faria 3 ou 4 lançamentos distintos, sendo 1 de cada motivo para indeferimento! Nesse caso voce teria 3 linhas com informações "quase duplicadas" sendo que a diferença seria somente a coluna C (Cód). Pense nisso... 😉

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo retorno, @Mlramos.

7 minutos atrás, Mlramos disse:

Nesse caso voce teria 3 linhas com informações "quase duplicadas" sendo que a diferença seria somente a coluna C (Cód)

Neste caso, eu teria apenas uma linha para cada requerimento (curso), mas na coluna C seriam inseridos os códigos e na coluna D apareceriam os motivos do indeferimento (na mesma célula D, e não em linhas diferentes)

-

O meu problema em não optar, por ora, em criar várias colunas, é que este arquivo também serve como "banco de dados" para uma mala direta, e se houver várias colunas de indeferimento, teria que adaptar muito a mala, e isto não seria viável.

Compartilhar este post

Link para o post

olá, colega @lhenrique_10

enquanto não surge uma ideia com uma fórmula mais enxuta, por enquanto veja se essa matricial é suficiente ao propósito.

• insira na d2:
=se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="1"))=1;$g$3&caract(10);"") &
 se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="2"))=1;$g$4&caract(10);"") &
 se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="3"))=1;$g$5&caract(10);"") &
 se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="4"))=1;$g$6&caract(10);"") &
 se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="5"))=1;$g$7&caract(10);"") &
 se(soma(1*((ext.texto(substituir(c2;",";"");lin($1:$6);1))="6"))=1;$g$8&caract(10);"")
  • finalize com ctrl+shift+enter depois arraste
  • não esqueça de formatar a célula para quebrar texto automaticamente

teste - cdh (1).xlsx

• Curtir 2
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Edson Luiz Branco, simplesmente genial, meu caro. É exatamente o que estava procurando.

A propósito, caso queira adicionar mais condições, deveria apenas inserir uma nova linha alterando "lin($1:$6);1))="6"))" e acrescentar o & na penúltima linha?

Detalhe: Estou impressionado com a fórmula até agora... Ainda é surreal pro meu nível de Excel. :cry:

Obrigado por me salvar mais uma vez, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

...caso queira adicionar mais condições, deveria apenas inserir uma nova linha alterando "lin($1:$6);1))="6"))" e acrescentar o & na penúltima linha?

Sim, se necessário podes fazer isso. Mas se a quantidade de itens crescer muito, talvez fosse melhor elaborar uma fórmula mais abrangente. Esta não ficou genérica o bastante, penso. Mas tendo resolvido o problema acho que é o que importa. :thumbsup:

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Edson Luiz Branco disse:

Sim, se necessário podes fazer isso. Mas se a quantidade de itens crescer muito, talvez fosse melhor elaborar uma fórmula mais abrangente. Esta não ficou genérica o bastante, penso. Mas tendo resolvido o problema acho que é o que importa. :thumbsup:

Perfeito. Acredito que o arquivo original tenha entre 9 e 10 condições, então acho que dá para aplicar. Mais uma vez, agradeço a disponibilidade e por compartilhar o seu conhecimento. Você é monstro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais