Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina de solda com transformador de microondas


Gu1426

Posts recomendados

Apenas algumas dúvidas:

1. Tenho que usar dois trafos ou apenas um serve? Vi em alguns vídeos no YouTube em que é usado apenas um e em outros usa-se dois trafos.

2. O cabo que liga o 220v ao trafo pode ser um cabo normal. (Tirei um bem comprido de uma plaina velha, serve esse?)

3. O mesmo fio usado para fazer o enrolamento no trafo deve ser usado para ligação ao porta-eletrodo, posso usar um cabo mais fino?

4. Qual a espessura ideal do cabo a ser usado?

5. Quais os riscos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gu1426 disse:

1. Tenho que usar dois trafos ou apenas um serve? Vi em alguns vídeos no YouTube em que é usado apenas um e em outros usa-se dois trafos

Depende da tensão e corrente que se deseja. A espessura do eletrodo e do material a ser soldado é que influencia nisso. 

 

16 horas atrás, Gu1426 disse:

2. O cabo que liga o 220v ao trafo pode ser um cabo normal. (Tirei um bem comprido de uma plaina velha, serve esse?)

Use um fio de no mínimo 1,5mm² para 220V. 

 

16 horas atrás, Gu1426 disse:

. O mesmo fio usado para fazer o enrolamento no trafo deve ser usado para ligação ao porta-eletrodo, posso usar um cabo mais fino?

Ao contrário, as vezes se usa até mais grosso quando ele é comprido. 

Se tiver 1 ou 1,5 metros de comprimento pode usar o mesmo, nunca use mais fino porque derrete. 

 

16 horas atrás, Gu1426 disse:

4. Qual a espessura ideal do cabo a ser usado?

Mesma coisa da primeira pergunta, no entanto precisa ver qual a corrente máxima do transformador para dimensionar um fios que aproveite ela toda sem ultrapassar o limite pra não queimar o primário. 

 

16 horas atrás, Gu1426 disse:

5. Quais os riscos?

 

O maior risco, é somente o primário, que não tem um fio adequado a trabalhar em condições extremas. Pois ele irá trabalhar com algo muito próximo do curto circuito. 

Uma vez eu aproveitei um trafo de nobreak antigo, a saída dele fornecia uma tensão de 15 + 15V.

Aproveitei os 30V para soldar algumas coisas, acabou que não demorou muito para que os enrolamentos queimassem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Mestre88 disse:

O maior risco, é somente o primário, que não tem um fio adequado a trabalhar em condições extremas. Pois ele irá trabalhar com algo muito próximo do curto circuito. 

Uma vez eu aproveitei um trafo de nobreak antigo, a saída dele fornecia uma tensão de 15 + 15V.

Aproveitei os 30V para soldar algumas coisas, acabou que não demorou muito para que os enrolamentos queimassem. 

 

É que as maquinas de solda de transformador não são transformadores comuns que se você fecha curto, queima bobinas. 

Elas tem uma limitação de corrente. Tem uma especie de shunt magnético que na prática funciona como se tivesse um indutor em série com a saída que limita a corrente. 

 

Nos transformadores de solda quando você fecha um curto, eles não entram em estado de curto-circuito. Ficam na potência normal e na corrente escolhida.

São chamados de transformadores de corrente constante, que no caso ainda é ajustável. 

 

Recentemente reparei uma maquina trifásica de 440 amperes de transformador. 

Ela tem um transformador trifásico normal que abaixa para 60V trifásico. 

Depois estas 3 fases são retificadas por SCR controlados por ângulo de fase e vão para um indutor na saída.

O SCR controla o disparo tal como um dimmer de lâmpada. Só que mais preciso, em função da corrente escolhida. 

É uma máquina bem precisa. Pode fornecer desde 1 ampere até 440 amperes.

 

image.thumb.png.9cd5b37b03496dde237eb8920efdbf7b.png

 

 

adicionado 13 minutos depois

20180916_121340.jpg

adicionado 16 minutos depois

Aquele "transformador" perto do disjuntor trifásico é um indutor de 440 amperes😨

O transformador maior é o que abaixa de 220V para 60V 

No dissipador os SCRs modelo parafuso. 

O barramento que leva até o indutor na verdade é o resistor Shunt  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule eu tenho uma máquina de solda bem simples que não tem nenhum circuito eletrônico, e nem mesmo um indutor. É apenas um transformador feito de ferro com bobina de alumínio. 

Imagino que se deixar muito tempo em curto acaba derretendo tudo. 

Porém na hora da solda temos uma alta corrente que é suportada pelo fio do transformador. 

 

54 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 @albert_emule Se eu por uma lâmpada de 100w dentro ajuda um pouco?

Se você por uma lâmpada de 100W em serie ela simplesmente ficará acesa e o transformador não funciona. 

Isso acontece porque são equipamentos de potência diferentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Peraí, o que acontece se eu ligar o trafo e deixá-lo por muito tempo ligado, tem risco do esmalte do primário derreter?

Com os terminais da saída aberto não acontece nada. 

O que eu disse acima é se ficar dando curto na saída, por várias vezes seguidas acaba esquentando o transformador. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Um único trafo já consegue fazer o básico?

 

@Mestre88 O cabo que liga na rede suporta 500V e tem 5mm2, já o plugue é 250V e 10A. Um detalhe, junto com este cabo vem um pequeno conector (daqueles com parafusos pra por o fio), posso usá-lo? Nele está escrito 250V, mas nada falando da corrente. Junto com o trafo serão ligados os fios da fonte, como eu não tenho nenhum fonte de 12V, vou usar uma de 9V e 300mA, acho que serve, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Gu1426 disse:

O cabo que liga na rede suporta 500V e tem 5mm2

Essa coisa de suportar 500V está relacionada a isolação da capa do fio, mais que isso não garante uma isolação perfeita. 

5mm², tem certeza que é isso? Se for vai ficar ruim pra colocar na tomada, melhor usar 1,5 ou 2,5 mesmo. 

59 minutos atrás, Gu1426 disse:

Um detalhe, junto com este cabo vem um pequeno conector (daqueles com parafusos pra por o fio), posso usá-lo?

O importante são conexões bem feitas, que ajudem a passar o máximo de corrente elétrica possível. Se for útil, pode usar sem problemas. 

Nas emendas procure soldar os fios. 

1 hora atrás, Gu1426 disse:

 o plugue é 250V e 10A.

É o padrão, é mais importante você ver se os pinos são maciços, aqueles que são ocos não são muito bons. 

 

1 hora atrás, Gu1426 disse:

Junto com o trafo serão ligados os fios da fonte, como eu não tenho nenhum fonte de 12V, vou usar uma de 9V e 300mA, acho que serve, não?

Claro que o cooler vai girar mais lento, só que sem problemas em usar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

No cabo está escrito isso aí 5mm2

Tá certo, eu só achei estranho porque eu nunca vi.

2 horas atrás, Gu1426 disse:

Quanto custa mais ou menos um trafo desses em assistência técnica?

Não sei.

Seria mais fácil e barato achar num ferro velho, os fornos queimam na maioria das vezes o Magnetron ou a carcaça fura, daí o aparelho é jogado fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

@albert_emule eu tenho uma máquina de solda bem simples que não tem nenhum circuito eletrônico, e nem mesmo um indutor. É apenas um transformador feito de ferro com bobina de alumínio. 

Imagino que se deixar muito tempo em curto acaba derretendo tudo. 

Porém na hora da solda temos uma alta corrente que é suportada pelo fio do transformador. 

 

 

 

 

Mesmo as máquinas de soldas mais simples, não usam transformadores comuns. 

Eles tem um núcleo móvel com desvio magnético. 

É um transformador que tem desvio magnético no centro que impede de todo o campo magnético ir pro secundário. 

Se você faz o núcleo entrar completamente no trafo, só um pouco do campo magnético chega no secundário.

Isso funciona como um indutor ajustável. 

Se você retira totalmente o núcleo móvel de dentro do trafo, quase todo o campo magnético vai pro secundário. Daí a máquina fornece a corrente máxima.

 

Não é um trafo comum. Ele funciona como se tivesse um indutor regulável em séria com a saída.

Se você pegasse um transformador comum destes de fonte de alimentação de mesma potência deste de sua maquina de solda e fechasse um curto na saída.... O disjuntor geral de sua casa desarmaria por causa do curto-circuito.   

 

 

image.thumb.png.dc606067eb3c06115aca51ab9d7a8312.png

 

adicionado 13 minutos depois

O trafo de microondas também tem um desvio magnético, pois no microondas ele tem que funcionar meio como fonte de corrente limitada. Veja:

image.png.138ecb30a76f065fdaf63b234d2b7d85.png

 

 

adicionado 14 minutos depois

Mas quando o pessoal retira as bobinas para fazer de maquina de solda, o pessoal retira estes Shunts magnéticos. 

Daí o trafo perde a característica dele de corrente com certa limitação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Mesmo as máquinas de soldas mais simples, não usam transformadores comuns. 

Eles tem um núcleo móvel com desvio magnético. 

É um transformador que tem desvio magnético no centro que impede de todo o campo magnético ir pro secundário.

Entendi. 

Então aqueles furos entre a peça móvel e o núcleo limita o transformador, não deixa que o primário derreta. 

No trafo comum de fonte, não tem furo é tudo fechado. 

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

Mas quando o pessoal retira as bobinas para fazer de maquina de solda, o pessoal retira estes Shunts magnéticos. 

Daí o trafo perde a característica dele de corrente com certa limitação

Então para o trafo de microondas não queimar tem que deixar essas pecinhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Então para o trafo de microondas não queimar tem que deixar essas pecinhas. 

 

Eu não sei qual a eficiência daquelas pecinhas quando o uso do trafo do microondas é como máquina de solda. Pois são peças muito finas. 

Elas servem para limitar um pouco a corrente para funcionar como fonte do microondas. Um tipo de fonte com corrente um pouco limitada. 

Só não sei a eficiência quando você faz um uso diferente. 

 

Eu tenho uma aqui que deixei essas peças. 

Em 127V o trafo dá 7 amperes a vazio. 

Vou pôr uma bobina no secundário (Tinha retirado) e fechar curto-circuito para observar se a corrente do primário sobe muito. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Outra coisa, posso usar qualquer disjuntor?

Depende. 

Se quiser usar apenas como chave liga desliga pode ser qualquer um, até mesmo de corrente maior. 

Se for pra desarmar, ele tem que ter uma corrente pouca coisa a mais do que a que o trafo consome em funcionamento. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...