Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Intel Rapid Storage reduziu o espaço do meu HD


Posts recomendados

Boa noite a todos, sou novo por aqui e peço ajuda.
Estava testando o IRST (Intel® Rapid Storage Technology) que apareceu disponivel quando aperta o CTRL+I quando liga o notebook (pois não estava conseguindo instalar o windows 10 devido a um problema de partição) e usando pela primeira vez quando utilizei a opção de resetar todos os raids (raid0 e raid1) e pediu-me pra criar um novo raid0, eu criei sem entender muito o que estava fazendo porém apertei o enter logo quando surgiu a opção de 60 gigas, após criar a opção de criar um novo raid estranhamente. Pensei que o restante do HD estaria disponível então eu sai. Quando instalei reparei que o HD que antes era 500 gigas caiu pra 60, tentei seguir vários tutoriais principalmente usando o diskpart (tentando expandir, depois usando o clean, clean all) mas nada mudou. E reiniciei diversas vezes para ver se a tela com o HD onde era possivel apertar o CTRL+I pra entrar novamente no IRST porém essa tela não surgiu mais.  Instalei o windows 10 e instalei o gerenciador IRST dentro dele porém não há nenhuma opção de criar uma raid mirror ou aumentar o volume, apesar desse aplicativo RECONHECER que tem mais 400 e poucos gigas de memória disponivel porém não tem opção disponivel de aumentar. 
Como faço pra reverter o HD ao estado original? Lembrando que não surge mais a tela que permite aperta CTRL+i e que também não surge a opção de entrar no IRST na tela de boot como alguns tutoriais explicam (o menu que surge apertando F12 quando liga o note), pus algumas fotos no anexo para que tenham noção.
O notebook é o DELL INSPIRATION 7520 , e agradeço qualquer ajuda.

dell 1.jpg

dell2.jpg

dell3.jpg

dell4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Que confusão você fez. O IRST criou um novo volume no HD com 60 GB. O restante do espaço está disponível ou não alocado (olhe no Gerenciamento de Disco). Penso que a opção mais simples é reinstalar o Windows ou voltar para o estado de fábrica. Aguarde outras opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Ricardov disse:

Olá. Que confusão você fez. O IRST criou um novo volume no HD com 60 GB. O restante do espaço está disponível ou não alocado (olhe no Gerenciamento de Disco). Penso que a opção mais simples é reinstalar o Windows ou voltar para o estado de fábrica. Aguarde outras opiniões.

Oi boa noite.
Sim, fiz confusão. 
Já tentei reinstalar o windows 10 mais umas duas vezes, inclusive na segunda vez instalei os drives do IRST porém não ajudou. Mudei o BIOS para o default e nada muda. Se tiver como gostaria de saber como mudar pro estado de fábrica do HD. Creio eu que, se tiver como 'resgatar' a tela que sugere apertar o CTRL+i quando liga o pc eu resolveria o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Ricardov disse:

Fiz as duas opções, o recuperação e o reiniciar. Não funcionaram. E eu já havia formatado mais outras duas vezes como mencionei antes.
Estou desconfiado que a solução não está relacionado a formatação do windows, pois não adianta deletar ou formatar a partição via cd de instalação do windows 10 pois ele não se expande.  Queria saber como acessar novamente a tela do raid como eu tinha acessado antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a opção é Reinstalar o Windows 10 com a imagem de fábrica da Dell. Isso se você não deletou a partição Dell. No BIOS não tem nenhuma opção relativa a isso? O IRST substitui os drivers de HD nativos pelos da Dell. Tem umas dicas para desinstalação do IRST na internet, mas não sei se são confiáveis.

 

Quais as partições que são listadas no diskpart?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ricardov disse:

Creio que a opção é Reinstalar o Windows 10 com a imagem de fábrica da Dell. Isso se você não deletou a partição Dell. No BIOS não tem nenhuma opção relativa a isso? O IRST substitui os drivers de HD nativos pelos da Dell. Tem umas dicas para desinstalação do IRST na internet, mas não sei se são confiáveis.

 

Quais as partições que são listadas no diskpart?

Não encontro um link pra iso do windows 10 versão dell neste site, apenas encontro download de um programa que prepara o pendrive pra boot 😕 

adicionado 7 minutos depois
20 minutos atrás, Ricardov disse:

Creio que a opção é Reinstalar o Windows 10 com a imagem de fábrica da Dell. Isso se você não deletou a partição Dell. No BIOS não tem nenhuma opção relativa a isso? O IRST substitui os drivers de HD nativos pelos da Dell. Tem umas dicas para desinstalação do IRST na internet, mas não sei se são confiáveis.

 

Quais as partições que são listadas no diskpart?

Ah, as partições são essas.

dell5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, brunosfarias disse:

Não encontro um link pra iso do windows 10 versão dell neste site, apenas encontro download de um programa que prepara o pendrive pra boot 😕

@brunosfarias  não tem que baixar a iso, a imagem da Dell está em uma partição especial no HD (caso não tenha sido deletada).

 

Mas achei um link da Microsoft com instruções de desinstalação: https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-hardware/uninstalling-the-intelr-rapid-storage-technology/e3c4b6d6-56ba-4ac5-be50-89843c9d9b22

 

E creio que agora entendo o que aconteceu. Na foto 3 aparecem dois discos. Então deve ter sido criado um RAID entre o volume de 60 GB e ou outro de 466 GB. PAra confimar isso liste os volumes e discos no diskpart ou no Gerenciamento de Discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, mick.07 disse:

Vai no Gerenciamento de Disco (tecla windows + R, execute o comando diskmgmt.msc) e veja se tem alguma partição não alocada.

Não aparece algo no tamanho de 400 gigas ai. A foto está no anexo. 
 

 

3 horas atrás, Ricardov disse:

@brunosfarias  não tem que baixar a iso, a imagem da Dell está em uma partição especial no HD (caso não tenha sido deletada).

 

Mas achei um link da Microsoft com instruções de desinstalação: https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-hardware/uninstalling-the-intelr-rapid-storage-technology/e3c4b6d6-56ba-4ac5-be50-89843c9d9b22

 

E creio que agora entendo o que aconteceu. Na foto 3 aparecem dois discos. Então deve ter sido criado um RAID entre o volume de 60 GB e ou outro de 466 GB. PAra confimar isso liste os volumes e discos no diskpart ou no Gerenciamento de Discos.

Também não aparece um raid do tamanho de 460 gigas. 😕 
Mas eu vou tentar usar a desinstalação quando eu chegar em cada e retorno com informações.

 

dell6.jpg

dell7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Último palpite: e se colocar list disk no diskpart?

adicionado 0 minutos depois

Mas acho que o jeito é tentar desinstalar mesmo.

adicionado 6 minutos depois

A foto que falei é essa. Nela aparecem os 466 GB sumidos. Naquelas outras abas da Intel: Satus, Performance, Preference não tem nada relacionado?

 

dell3.thumb.jpg.b5731ed80771185bd0ffb95d1ac055a2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Ricardov disse:

Último palpite: e se colocar list disk no diskpart?

adicionado 0 minutos depois

Mas acho que o jeito é tentar desinstalar mesmo.

adicionado 6 minutos depois

A foto que falei é essa. Nela aparecem os 466 GB sumidos. Naquelas outras abas da Intel: Satus, Performance, Preference não tem nada relacionado?

 

dell3.thumb.jpg.b5731ed80771185bd0ffb95d1ac055a2.jpg

Sim, mas não tem uma segunda partição ou volume com esses 400 gigas. Se listar o disk vai aparecer só um, que é o disco 0 com 60 gigas. É como se essa memória toda estivesse "flutuando" pelo HD sem ser reconhecido. Usando os aplicativos do windows como diskpart e o diskmgmt.msc não aparece nada mas pelo aplicativo do IRST que instalei no windows ele 'enxerga' essa memória perdida.
Já pensei em retirar e recolocar o HD porém vai levar tempo porque não tenho a chave phillips necessária pra desparafusar o note. Mas vou tentar seguir as outras sugestões enquanto isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, matei a charada. Apesar do link acima o método não ter funcionado foi o bastante pra me dar uma ideia pra fazer um outro teste. 
Reiniciei a máquina, apertei o F2 pra entrar na bios, na seleção do tipo de HD (esqueci o nome exato da opção agora), eu mudei do Intel Rapid Storage (ou raid) e troquei pro AHCI, fui formatar (fui obrigado a fazer isso, pois o HD estava configurado no raid) de novo e apareceu o HD completo pra instalar o windows. 
Obrigado pela ajuda pessoal. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...