Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ligando porém apresenta curto


Ir à solução Resolvido por Daniel Lee,

Posts recomendados

Minha placa-mãe tomou chuva e entrou em curto, após ver vários vídeos sobre o o assunto e efetuar testes por mim mesmo com ferramentas que tenho em casa como um multímetro eu não obtive nenhum resultado concreto, encontrei 8 capacitores em curto e mosfets canal N que não fechavam e estavam sempre abertos, quanto as capacitores eu retirei um por um e o curto continuou na placa e quando testados fora dela aparentavam estar bons, percebi que a tensão de power on não estava chegando no pino então resolvi dar um curto no cristal de 32k para ver se ligava já que algumas placas mortas ligavam ao fazer isso e a minha realmente ligou, substitui o cristal, recoloquei os capacitores e a placa-mãe voltou a ligar, porém todos os componentes em que eu havia encontrado curto continuam em curto e eu não quero usar a placa nesse estado com medo de danificar algo, faz algum sentido a placa ligar mesmo estando em curto? (ao fazer a troca do cristal acabei tirando um componente smd mt pequeno que eu nem tinha certeza dq era do lugar e o perdi, mesmo assim a placa liga em curto). Alguém ai pode me dar uma luz sobre isso ou até mesmo me ajudar a fazer um real reparo nessa placa já que n aparenta estar mt boa? Agradeço a quem se interessar em ajudar

 

Placa-mãe: Lenovo: L - IG41M2: V1.0

abaixo fotos da mesma com os componentes em curto circulados:

defeitos.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Vítor Fernando disse:

faz algum sentido a placa ligar mesmo estando em curto?

Depende do componente em curto, se for algo crítico como um chipset a placa não vai nem ligar, se for algo como um CI de áudio pode ser que ela ligue mas o CI esquente bastante.

Esses componentes que estão em curto estão apresentando zero na escala ôhmica ou fica um valor baixo? Porque é normal apresentar algo próximo de 10 ohms em componentes perto do chipset.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem o esquema ou outra placa igual é impossível saber o que era mas se a placa liga não deve ser nada importante, em geral não tem problema deixar assim.

 

1 hora atrás, Vítor Fernando disse:

@Daniel Lee na escala de 2k a medição da  0.10. Ta tudo certo então?

sim é normal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee mano perdão por incomodar dnv, a placa parecia estar bem, eu n liguei ela mais desde os testes, agora mesmo quando fui reinstalar ela no gabinete ela parou de ligar novamente, tirei ela do gabinete, refiz alguns testes e parece que a tensão de power on parou de chegar no pino de power sw de novo, mas dessa vez não é no cristal o problema pois pra ligar a placa n preciso fechar curto nele nem nada do tipo, a placa liga fechando curto com o cabo verde da fonte e qualquer um neutro, mas porque será que a tensão parou de chegar de novo ein mano? pode me dar mais essa ajuda?

adicionado 17 minutos depois

@Vítor Fernando n tem nenhuma peça esquentando mais dq o normal a ponto de queimar

o dedo só de encostar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee As vezes ela liga as vezes não, após deixar ela algum tempo ligada com o curto do fio verde com o preto nada queimou ou algo assim, ai após desligar e religar no outro dia a placa ligou certinho nos pinos de power sw, e agora voltou a dar o problema e só liga com o curto dos fios... Sei que é difícil ajudar sem estar com a placa em mãos mas aprecio o fato de estar tentando me ajudar! obrigado xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um transistor regulador de tensão em algum lugar da placa que transforma esses 5v do standby em 3v que vai para o pino do botão Power, pode ser que tenha algum problema com ele e por isso não tem tensão. Tem que procurar esse regulador e testar, geralmente fica próximo do slot pci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho que testar se estão chegando os 5v e saindo 3v? caso essas medidas não sejam encontradas no componente posso assumir que ele tem algum defeito e então trocar o mesmo? Caso seja isso até amanhã eu te dou um retorno, eu estou usando o pc agora com o curto dos dois fios e dá até uma dó de desligar ele agr shsuhasu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ter os 5v, os 3v não vão estar lá já que não tem tensão nos pinos do power. Com o milímetro na escala de diodo coloque uma ponta no pino positivo do power e com a outra saia procurando o componente, quando bipar você vai saber quem é que recebe os 5v e regula para 3v (isso na maioria das placas, pode ser que a sua seja diferente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Perdão por tamanha demora a responder, espero que ainda n tenha perdido o interesse no caso xD o computador continua no mesmo estado, após os testes pra encontrar o regulador encontrei este que parecia ser o mesmo, aliás é o único que apresenta tensões concretas. No polo da esquerda foi encontrada a tensão de 2.07v, no centro 3.33 e a direita a tensão de 5.09 que é igual a tensão do fio, o pino de power continha sem receber tensão. Espero sua resposta xD

IMG_20180929_234941.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Deve ter algum componente aberto no meio do caminho que não está deixando os 3.3v chegar até o power, vá seguindo essa trilha do meio e veja em que componente a tensão "acaba", como tem os 3.3v no regulador não deve ter nada em curto. É chato seguir trilhas sem esquema mas não tem outra opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja testou a corrente do power 3,3 volts para o Super i/o separado? 

Pois quem da o próximo comando para ligar depois do pino power é justamente ele.

Caso tiver corrente nessa trilha o problema esta no chip. No esquema elétrico é o pino 31 do super i/o. Como voce não tem, terá que procurar manualmente seguindo a trilha.

Caso não tenha corrente o problema esta nos conponentes da trilha. Mosfets, transistores etc... Isso se a peça que soltou não fazer parte da trilha do power on kkkkkkk. Ai lascou tudo.

Teste também separadamente da fonte pino 5volts para o super i/o. Deve entrar 5 volts no pino 48 do super i/o e sair 3 volts no 31.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...