Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Caprara

gargalo amd fx 6300 + gtx 750 ti 1gb + asrock n68-gs4 fx r2.0

Recommended Posts

Amd Fx 6300 3.50GHz, GTX 750TI 1Gb, HyperX Fury 8GB DDR3, Fonte 500w 80 plus, Asrock N68-GS4 Fx R2.0, HD 1TB

Olá, ultimamente venho notado grande gargalo em meu computador com um amd fx 6300, em todos os jogos que fiz testes monitorei via MSI AfterBurner e em todos eles o processador ficava entre 89-99% de uso, já a placa de vídeo não chegava de forma alguma aos 50% de uso, depois que vi isso fiquei muito preocupado pois não estou utilizando nem 50% do potencial da minha placa de vídeo nos jogos. Fui procurar ajuda na Internet e acabei descobrindo que pode ser minha placa-mãe que é uma Asrock N68-GS4 Fx R2.0, li que ela não suporta direito processadores Fx, que é a pior placa-mãe para suportar processadores AMD, gostaria de saber se isso é verídico. Estou um pouco receoso de mudar minha placa-mãe e o problema persistir, gostaria de saber se a partir do momento que eu mudar a placa-mãe o problema vai se resolver, sei que o processador Fx 6300 consegue levar uma 750TI então estou um pouco confuso por não estar levando no meu computador e acredito que seja realmente a placa-mãe, porém gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas. Desde já fico grato pela atenção de todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Isso aconteceu sempre ou só ultimamente?

Esse processador toca sem problemas essa placa de vídeo. Sua placa-mãe é antiga, com um chipset antigo, mas isso não manda nada nessa parte. Você tem um controlador que não é SATA III e suas portas USB ainda são 2.0.

Igualmente isso não muda em nada seu desempenho de vídeo e mesmo de processador, visto que toda a parte relevante para isso (ponte norte) é hoje integrada ao seu processador.

Ademais, sua placa é revisão 2 de um fabricante bom e problemas de VRM certamente já foram sanados. Não seria a placa indicada para isso, mas ela suporta até mesmo os FX de 125W - o seu é de 95, estaria "tranquilo" para a sua placa.

A primeira coisa a se verificar é temperatura da placa-mãe, do processador e dos VRMs. Para medir o VRM, você precisará de um termômetro, onde você deve medir no máximo 90 a 95 graus e idealmente bem abaixo disso, ou simplesmente vai precisar colocar a mão na parte do gabinete por trás de onde estão os VRMs.

Se eles estão quentes demais durante um jogo, inclusive com você sentindo essa parte do gabinete "morna demais" e não fresquinha, como tem que ser, está tendo throttling.

Se a temperatura da placa-mãe está batendo em 50 graus ou o processador em mais de 50, idem, vai estar com throttling. Os FX gostam de temperatura abaixo dos 60 graus e sozinhos eles começam a usar clock baixo para se preservarem, o que é a causa número 1 de má performance nesses processadores e algo muito comum por serem processadores de muitos cores e tecnologia de fabricação antiga.

Tudo isso pode ser resolvido com ventilação adequada do seu gabinete e checando coisas básicas como pasta térmica, rotação e limpeza dos coolers etc.

Outra coisa é verificar se você desabilitou a placa onboard de vídeo, que é oferecida na sua placa-mãe.

Solucionadas ambas essas coisas, problema de hardware você não tem. Aí cabe ver drivers, sistema operacional etc.

Eu aposto que, se for algo que você só notou agora, é temperatura mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa placa-mãe é um problema com os FXs, ela não funciona bem com eles. Se pesquisar encontrará vários relatos sobre isso, ela aquece demais o VRM e derruba o desempenho até pela metade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@J.Augusto Filho Dá para resolver isso com um simples cooler de gabinete, ou brincando um pouco com a tensão do processador (geralmente exagerada nos FX). Idealmente as duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 @J.Augusto Filho Realizei alguns testes de temperatura no jogo Gta V e também um teste de stress com CPU, FPU, Memória RAM, e cache no programa Aida 64 extreme com a ferramenta de teste de estabilidade do sistema. Os testes no Aida duraram 3 minutos e os no GTA no máximo 5 e com isso já consegui esses picos de temperatura que estou mandando em algumas prints com os resultados que obtive. Acredito que esses valores não sejam normais para esse processador, vi que houve divergência entre as medições dos dois programas utilizados, enquanto o HW Monitor estava marcando 60 graus o Aida estava marcando 61-64 (isso enquanto estava sendo realizado o teste de estabilidade do sistema). Outra coisa que ocorreu foi que em alguns momentos do teste de estabilidade o mouse congelava e voltava depois de alguns segundos, percebi isso no jogo Gta V e no caso do jogo testei outro mouse para ver se era defeito mas não, o problema persistia. O meu computador está dentro de um local de madeira, não sei se isso pode também aumentar a temperatura dos componentes. (Não me recordo de outras vezes terem acontecido esses problemas mas também nunca tinha medido o uso de CPU e GPU dentro dos games então não tenho como saber).

teste 1.png

teste 2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bingo, é temperatura do processador. FX tem temperatura máxima de 61º. E antes disso já te limita, claro, para preservar o processador.

Se o móvel de madeira é daqueles que o gabinete fica apertado nele, ou até justinho, tire agora daí e ponha num lugar melhor (até em cima ou em outro lugar desse mesmo móvel).

Você tem cooler no seu gabinete ou só o do processador? O problema está simples de resolver porque outras temperaturas estão ok a princípio.

Coloque a mão no seu gabinete por fora mesmo e procure por pontos quentes durante os testes. Nesses pontos você precisará de fluxo de ar passando!

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Estou mandando uma imagem de como é mais ou menos o local onde fica o PC. O gabinete possui dois coolers, 1 na frente e 1 do tamanho da tampa na lateral, além de cooler box do processador. A pasta térmica foi trocada pela última vez há 4-5 meses, abri recentemente o cooler para dar uma olhada mas não sei identificar pasta térmica já gasta, ela estava bem espalhada em uma cor cinza escuro, não parecia seca, quando encostei ela manchou facilmente minhas mãos. Vou tentar procurar pontos de calor no gabinete e atualizarei assim que possível, Agradeço a atenção!

mesa-pc-803.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se seu gabinete é ATX full size, provavelmente estará muito perto da madeira desse seu móvel. Tem que ter uns 5 cm entre seu cooler lateral e a madeira. Se tiver apenas 1 ou 2 estará te atrapalhando.

Outra coisa é que se você tirou o cooler, o correto é reaplicar a pasta térmica, tirando a antiga antes. Mexeu nisso se tem o rompimento da camada que tampa os pequenos buracos entre o processador e o dissipador. Pasta térmica boa dura anos se você não desmontar o dissipador da placa-mãe e muitas são cinza mesmo e todas as que vi, quando não secas, mancham mesmo a mão.

O ideal também é que um desses coolers ficasse na parte de trás do gabinete, perto dos VRMs. Mas seu problema no momento parece ser local do gabinete e pasta térmica.

Seu cooler é o original AMD?

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Creio que o gabinete seja ATX é um gaming case cg-30s1 da K mex, idêntico ao do link que estou enviando: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-980540872-gabinete-gamer-cg-30s1-k-mex-preto-e-azul-com-tampa-de-acril-_JM . O cooler box do processador é o original da AMD pelo que vi. Eu vi algo interessante, eu tenho o manual do gabinete pois eu comprei há algum tempo atrás esse pc no site análise informática (DinoPC), e no manual constam 5 ventoinhas, porém pelo que estou vendo no meu gabinete ele só possui 4 ou 2, pois 2 delas estão escondidas na parte interna do gabinete e não tem como eu saber se elas de fato estão ali. 1 das ventoinhas que eu senti falta foi a da parte traseira que no manual mostra ela mas no meu gabinete não tem diz que ela é opcional porém não tenho nenhuma sobrando aqui é uma de 120mm. Tô meio receoso de trocar a pasta térmica e o problema persistir... No local onde ele fica fiz algumas medições, ele fica com aproximadamente 6 centímetros de distância da ventoinha lateral porém no outro lado ele fica bem apertado, e a parte de trás dele não tem saída para local algum, ela quase bate na parede. De altura o local tem ao todo 64 centímetros e de largura 27. O meu PC quando comprei era esse: https://www.youtube.com/watch?v=RGirtC6jxLQ , agora a placa de vídeo é de 1gb em vez de 2gb e a placa-mãe mudou também.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bom, acho que a questão da parte traseira perto da parede está atrapalhando muito mais que o móvel então. O ar quente vai acumulando e aquecendo o ambiente do computador, até mesmo vai sendo jogado de volta para dentro pela ventoinha lateral.

O ideal é a lateral sem a janela de acrílico (a que é só a chapa de aço) estar também afastada do móvel, mas essa pode ficar encostada por não ter entrada ou saída de ar.

Seu gabinete tem alguns espaços para instalação de cooler mas originalmente eles não acompanham mesmo o fan, você tem que comprar e instalar. Meu gabinete é da mesma marca e é assim mesmo, só acompanha 1 ou 2 coolers de fábrica e o resto você instala se quiser ou precisar ou não.

Tem uma localização para instalação de cooler de 12 cm perto ali da parte superior traseira pelo que vi no vídeo. Se você puder, coloque o cooler frontal que já veio com ele nessa parte. Ali você irá ajudar muito os VRMs e o processador.

O seu lateral deixe onde está, ele irá fazer o papel do frontal que é de refrigerar o resto do gabinete.

Com isso, afastando o móvel um bom tanto da parede e arrumando a pasta térmica você terá o problema solucionado.

Como última medida eu recomendaria abaixar um pouco a tensão do seu processador, mas isso aí exigirá um pouco mais de paciência para fazer os testes de estabilidade etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou seguindo os passos que você está passando pra mim e fico muito grato pela ajuda. Nesse momento estou abrindo o gabinete para trocar o cooler porém sou leigo nessa área e estou com um pouco de dificuldades para prender ele na parte traseira, o parafuso não tem onde prender, ele só encaixa no buraco mas não fica fixo, eu deveria usar outro parafuso ou utilizar uma porca para prende-lo? Estou mandando imagens de como estou realizando e dos parafusos. Outra é que o cooler é moled a conexão e a conexão da fonte fica bem longe vou tentar dar um jeito...

15379086104871835115471024443173.jpg

15379087792834766995868255747267.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

De nada!

Esse parafuso não é o original e nem parecido com o que é usado para essa função, os originais são pretos com metade do tamanho desse e o passo da rosca é bem largo, não é fininho como esse parafuso (que acho que esse é parafuso de metal).

O meu veio com esse mesmo cooler e os parafusos eram como eu descrevi. Esses de latão conseguem pelo menos "pegar rosca" no cooler e dar algum aperto? Se conseguirem, dá para usar assim. Com os 4 instalados, você precisa apenas de um pouco de aperto em cada um para que fique bem fixo (o cooler não vai ficar balançando e não vai sair do lugar de graça).

Você pode usar porca no final desses parafusos também sim e fica bom. Como eles estavam presos quando você tirou o cooler da parte frontal??

Se você conseguir os parafusos mais adequados é melhor, claro.

O cabo você pode passar pelo buraco entre a placa de vídeo e a placa-mãe, se preciso removendo ela e depois reinstalando, ou pela borda do gabinete no outro lado, usando-se de alguma fita se precisar deixá-lo fixo nessa posição. Daí ele chega até embaixo (o fio é bem comprido!) e você usa um conector da fonte que estiver ali por perto.

Quando conseguir, repita os testes e fale o que deu! Não esqueça de reaplicar a pasta térmica também e que não é preciso aplicar muito e sim aplicar de maneira uniforme e sempre com um pouco de espaço vazio nas bordas, pois com a pressão do cooler esse vazio é preenchido e assim não vaza para fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses testes foram feitos com a ventoinha já instalada e em funcionamento na parte traseira do gabinete, puxei ele para frente deixando só a beirada dele na estrutura de madeira, a ventilação parece ter trabalhado perfeitamente, ele está EXTREMAMENTE gelado, quando eu boto a mão na parte de cima dele até levo um pequeno susto e nos lados também está gelado.

Boa noite! Repeti alguns testes e recebi coisas boas e ruins ao mesmo tempo... As duas primeiras prints que estão separadas foram tiradas no momento em que fiz testes de benchmark no GTA V e gameplays como antes tinha realizado, o problema de temperatura alta do processador AMD parece ter desaparecido, pelo que analisei as temperaturas mantiveram um padrão bom mas aguardarei sua análise OBS: Enquanto o processador estava em uso fora de games ele obteve resultados de 14-30 graus celcius. Estou enviando também uma print da placa de vídeo para você dar uma analisada nos detalhes, veja que consta como 90% no máximo que ela alcançou em quanto eu estava fazendo os testes porém em nenhum momento ela manteve esse número, as vezes eu botava no menu e ela subia ou dava uns picos aleatórios de 1-2 segundos. Os testes de stress também foram extremamente positivos, obtive resultados bem animadores comparando com o que eu estava obtendo antes, note que na print há uma discrepância grande entre as medições do HWMonitor para o AIDA, isso porque quando eu tirei a print eu já tinha parado o teste e logo a temperatura no HW caiu. Enquanto o teste estava sendo realizado, o HWmonitor estava com uma diferença de aproximadamente 9 graus celcius, não sei por qual motivo porém sempre no AIDA estava mais alto, pelo menos os resultados foram bem positivos, pelo menos eu acho. A parte que me deixou um pouco desanimado foi que mesmo baixando a temperatura do processador o problema de uso de GPU permanece... No GTAV ela dificilmente ultrapassa 55% de uso, aumentou cerca de 7-10% de uso desde o último teste, porém isso não chega nem perto do que eu vejo esse processador fazendo em testes da Internet com configurações semelhantes. Agora estou meio indeciso no que fazer, o processador parece normal, sem grandes picos de temperatura mas mesmo assim a placa de vídeo não está aumentando seu potencial ao que deveria... Não sei se pode ser algum problema de captação do MSI AfterBurner, creio que não. Estava fuçando agora aqui na BIOS da placa-mãe e vi uma opção chamada Primary Graphics Adapter, tá setado em PCI, tem as opções PCI, PCI Express e Onboard, está correto deixar PCI ou está errado essa opção??

794270069_TesteGTAVprocessador.thumb.png.ad4cfeb8133641ea475a99c05f1a1d4e.png464552624_TesteGPUGTAV.thumb.png.9ded7af460f2260a39396b83d29c88b2.png

Teste AIDA + HWMONITOR stress.png

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Muito bom mesmo! É comum que programas diferentes passem valores diferentes. Desde que não seja muita diferença, não tem problema. Isso aí é o programa fazendo leitura com base num driver/tabela que nem sempre são mesmo os corretos para o chip que sua placa-mãe usa para gerenciar os sensores.

Na dúvida, a temperatura que indicar na BIOS é a mais confiável. De qualquer forma, não passando de 58º já está bem melhor e antecedendo a temperatura máxima. Seria melhor alguma coisa ainda um pouco abaixo, como esses 54 que um dos programas indica.

Sua rotação do FAN da CPU não está passando de 40% pelos programas. Talvez o ideal seria aumentar um pouco isso na sua BIOS, mas acho que isso é leitura errada também (dificilmente seu cooler daria mais de 7 mil RPM a 100%).

Você trocou a pasta térmica? Pode-se abaixar facilmente 5 ou mais graus com isso, o que faria seu processador trabalhar com certeza sempre fora do throttling.

De qualquer forma, já é o suficiente para evitar problemas com a sua placa-mãe e o processador cortando em qualquer jogo.

Sobre a BIOS, o certo é setar para PCI Express (que é o que vocẽ usa), mas com apenas 1 placa de vídeo essa opção raramente muda alguma coisa. A não ser que você não tenha desativado o vídeo onboard, que pode te dar todo tipo de problemas com drivers conflitantes por exemplo!

Como disse lá no começo, procure a opção para desativar seu vídeo onboard.

Depois, desinstale completamente os drivers de vídeo, re-instale e refaça os testes.

Uma outra coisa a observar é que nada disso é uma medição muito boa para gargalo, mas se você já viu referências desse seu processador com essa placa de vídeo dando 100% no GTA, deveria estar fazendo o mesmo no seu caso.

Seus FPS são os mesmos de um sistema equivalente nesse jogo na mesma resolução??

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 

Ainda não troquei a pasta térmica.

Bom, estou começando a crer que não é por questão de temperatura que o computador está gargalando tanto, não acredito que seja possível um processador com uma placa de vídeo dessas estar trabalhando com as configurações totalmente MINIMAS do Gta V de forma horrível (tirando que as temperaturas não estão tão altas para estar utilizando somente 40% da placa de vídeo), o problema é que eu não quero a minha placa de vídeo sendo usufruída pela metade de sua capacidade, quero extrair o potencial que esse processador consegue extrair dela, eu até consigo FPS um pouco altos como 80-90, mas isso em qualidades totalmente reduzidas no momento que eu aumento já percebo quedas e mesmo não aumentando as quedas são muito frequentes.  A questão da placa de vídeo onboard já está desativada como falei acima, a opção que está ativada é a PCI, não a PCI Express mas sim a PCI. Estou começando a cogitar a ideia também de formatar o sistema para ver se muda algo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bom, comece colocando em PCI Express na BIOS. Depois, faça um teste com algum 3D Mark e tente comparar com outras configurações parecidas.

É só no GTA que você tem notado isso?

Também faça o seguinte teste: provisoriamente desative na sua BIOS qualquer recurso de economia de energia como o Cool and Quiet. Veja se a situação muda alguma coisa e me fale!

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Não é só no GTA que tenho notado esse problema, tenho notado em qualquer jogo. Farei os testes.

adicionado 14 minutos depois

adicionado 15 minutos depois

@domingos87  Então, desativei o Cool And Quiet que estava ativado e também vi uma opção chamada CPU thermal throttle ativada, eu deveria desativar também???

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim, dado que temos uma boa temperatura agora, desative provisoriamente para os testes!

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Tudo igual, sem melhoras nos resultados 😕

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Igualzinho mesmo? Bom, então não parece ser gargalo. Você já rodou o OCCT para ver quanto fica a temperatura da sua placa de vídeo em grandes cargas/para ver se não está dando erro?

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Eu comprei Life Is Strange 2 hoje e fui jogar, para tirar dúvidas eu abri o MSI AfterBurner e fui testar ver como estava rodando o jogo, até porque ele é bem pesado e custa a rodar no meu computador. Por incrível que pareça nesse jogo meu computador utilizou 100% da GPU e cerca de 30-55% de CPU. Não consigo captar o motivo pelo qual este jogo que é lançamento e é pesado está conseguindo realizar a tarefa sem problemas de baixo uso de GPU e jogos como GTA V, Garry's Mod, Fortnite estão utilizando no máximo 60% da GPU, não sei se é por conta de eu não estar forçando os gráficos desses jogos, ou eles são muito leves, no caso do Garry's Mod tudo bem, porque ele é leve e roda no ultra tranquilamente aos 260 FPS utilizando 50% da GPU porém jogos como GTA V que estão utilizando 40% de GPU e com baixa taxa de FPS (40-70 FPS) poderiam estar utilizando 100% da GPU para entregarem mais fps, não acha?  Enfim é realmente confuso o que está acontecendo no PC...

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Gabriel Caprara disse:

Não consigo captar o motivo pelo qual este jogo que é lançamento e é pesado está conseguindo realizar a tarefa sem problemas de baixo uso de GPU e jogos como GTA V, Garry's Mod, Fortnite estão utilizando no máximo 60% da GPU, não sei se é por conta de eu não estar forçando os gráficos desses jogos, ou eles são muito leves, no caso do Garry's Mod tudo bem, porque ele é leve e roda no ultra tranquilamente aos 260 FPS utilizando 50% da GPU porém jogos como GTA V que estão utilizando 40% de GPU e com baixa taxa de FPS (40-70 FPS) poderiam estar utilizando 100% da GPU para entregarem mais fps, não acha?  Enfim é realmente confuso o que está acontecendo no PC...

Jogos diferentes, que usam engines diferentes, que usam o PC de formas diferentes.. Nada de novo..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Gabriel Caprara Como o @RS Faria respondeu, cada jogo tem uma estrutura diferente e com o tempo vão otimizando mais os jogos e os programas para que usem mais dos recursos disponíveis num computador (como compute, SLI/Crossfire, mais cores, instruções especiais etc.).

Além disso, o certo é o jogo se apoiar na placa de vídeo mais do que no processador mesmo.

Outra coisa a se testar: se sua placa de vídeo está com as temperaturas em ordem durante o GTA e não apresenta erros num programa como o OCCT, você poderia tentar um leve overclock para tirar a teima de vez sobre haver ou não gargalo.

É "simples": faça um leve overclock, provisoriamente, no seu processador. De 5% por exemplo. Calcule exatamente quanto foi o aumento que você teve de frequência (por exemplo, de 3,8 GHz para 4 GHz você teve um aumento de 5,26%).

Depois, veja quanto você ganhou, se ganhou, no GTA ou em outros jogos. O ideal seria você ter a média dos FPS de antes para fazer a conta exata do depois. Se for um ganho de 5,26% ou mais, realmente é gargalo do processador. Se houve nada ou teve bem menos que isso, não é gargalo.

Você pode repetir isso com a sua placa de vídeo, porém deve fazer o mesmo aumento no clock da GPU e da memória dela. Se você fizer um overclock de 5% e ganhar 5% mais ou menos no GTA, não há gargalo. Se ganhar nada ou só 1, 2% é porque tem gargalo.

Isso aí seria a prova final. Seria bom confirmar os resultados em outros jogos também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais