Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc demorando pra ligar


Posts recomendados

Pessoal estou com um problema bem chato no meu pc. Eu não tenho certeza, mas pode ter sido após eu instalar um hd de 1tb que estava parado, aí o tempo do boot inicial aumentou não sei porque. Estou usando um ssd de 120gb(com o windows nele) e 1hd de 1tb. O tempo de inicialização do windows(na tela de carregamento do próprio windows) é rápido, só que no boot inicial fica cerca de 2 minutos ou mais na tela de carregamento da placa-mãe, que no caso fica aparecendo "asus" e carregando. Já tentei resetar a bios mas não deu certo, e na prioridade de boot o ssd está em primeiro. Também abri o pc e vi que os cabos sata e de energia também estão bem conectados. Se alguém souber como resolver eu agradeço, não to afim de levar na assistência técnica e ter que pagar uma grana só pro técnico fazer um laudo, e depois pagar mais pra de fato arrumarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe A. Silva Vamos por partes, responda as perguntas abaixo :

1)Depois de carregar o Windows você consegue acessar / usar este HD normalmente, sem lentidão ?

2)Dentro da interface da BIOS o HD é reconhecido normalmente ? 

3)Já trocou de porta SATA na placa-mãe ?

4)Aliás, qual o modelo de placa-mãe você está usando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jota.be  Desculpa a demora, respondendo as perguntas:

1)Cara depois de carregar o windows eu consigo acessar e usar tanto o HD como o SSD(com o windows), sem lentidão.

2)Na interface da BIOS os dois estão reconhecidos.

3)Troquei a porta sata na placa-mão e continuou o mesmo, infelizmente. O ssd está no sata1, o sata2 está sem nada conectado, o sata3 tá com o leitor de cd e dvd e o sata4 está com o HD. Não sei se influencia em algo.  

4)Minha placa-mãe é uma h110m-c/br da asus. 

Uma coisa que notei foi que na prioridade de boot o HD não aparece, também não sei se isso influencia.

Aqui vai uma foto de como está a tela principal  da BIOS com as informações de sata e boot priority, caso ajude.

 

20180928_155502.thumb.jpg.f58ad7e1c081b824a090af34e27cbd9d.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a reinstalar o Windows? Você tentou uma re-instalação já? A razão pela qual eu digo isso é porque o BIOS é o que dá a ordem de disco rígido para iniciar, essa informação está dentro do File Systemm no Partition Table, no setor 0 do disco para ser exato. Se houver arquivos de sistema que não estão funcionando bem por algum motivo, isso pode causar problemas como esse.

 

Você pode tentar executar um CHKDSK, para usar o chkdsk com a intenção reparar os erros do sistema de arquivos lógicos durante a verificação, adicione o parâmetro ''/f''. Note que se a unidade tiver arquivos que estão em uso (e provavelmente terá), você será solicitado a agendar uma verificação para a próxima reinicialização. Para usar o Chkdsk com a intenção de verificar se existem setores defeituosos, será necessário usar o parâmetro ''/r''. Ao usá-lo, o parâmetro ''/f'' é implícito, o que significa que chkdsk irá avaliar o disco procurando por erros lógicos e setores defeituosos, exemplos:

 

image.png.04f4fd05ed8542104bb1cd741dfb313b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe A. Silva Esse HD de 1 TB voce tinha sistema nele anteriormente ? Talvez seja isso, com BIOS UEFI e Windows 10 ele fica escaneando tudo no boot, alías, se está com a tela com o logo e uma BOLINHA girando já está no sistema do Windows. 

 

Sugiro que LIMPE completamente o disco de 1TB, vai remover partições, tudo, dar u, CLEAN nele e criar uma partição nova e formatar Deve resolver!

 

Execute o CMD como Administrador

depois digite na tela preta:

diskpart

list disk

select disk X

clean

exit

Feche a janela do DOS e reinicie o PC

Se estiver rápido o BOOT já resolveu o problema. 

Vá no gerenciador de disco ( ALdo direito em ESTE PC Gerenciar )  e crie a partição e formate o disco de 1 TB

 

Lembrando que o número X  se refere ao disco que voce vai limpar/formatar. Ao executar list disk ele vai mostrar todos os discos conectados ( ssd. hd. pendrive ) e o número correspondente de cada disco. Não erre ou vai apagar o disco errado!

 Aqui tem uma explicação detalhada do diskpart se quiser aprender mais 

https://br.ccm.net/faq/17148-diskpart-uma-ferramenta-mais-poderosa-do-que-o-gerenciador-de-discos-do-windows

 

Óbvio que vai perder tudo o que já estiver gravado no HD de 1 TB, então se precisar salve em outro local antes o que precisar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jota.be O Windows sempre esteve no ssd, o hd estava instalado no pc mas eu nunca usava. Até pra jogar eu baixei no ssd porque como eu jogava apenas pubg eu achava melhor o ssd pra renderizar mais rápido. A única coisa que instalei no hd foi um outro jogo que foi o que mais ocupou espaço e um programa da Razer. Depois eu tirei o HD porque meu gabinete é pequeno e eu havia botado uma placa de vídeo maior na época. Aí umas semanas atrás eu reinstalei o hd, e aí desde então o boot demora uns 2min até aparecer a logo do windows( e aí quando aparece a logo do windows carrega muito rápido, mas na da placa-mãe fica bastante tempo).

Uma coisa que fiz, e não sei se influenciou no problema, foi excluir uma partição que o próprio windows havia criado chamada OEM. Ela tinha cerca de 450mb de armazenamento e estava quase cheia não sei porque, e por isso sempre fica aparecendo a mensagem do windows de armazenamento insuficiente. Dei uma pesquisada e muita gente havia falado que era desnecessária e aí eu excluí.

Hoje eu só tenho dois jogos instalados no hd, acha que mesmo assim eu devo limpar ele ?

adicionado 2 minutos depois

@seagatesurfer Cara ainda não tentei reinstalar o windows. Vou tentar executar um CHKDSK antes. Valeu pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2018 às 14:59, Felipe A. Silva disse:

@jota.be O Windows sempre esteve no ssd, o hd estava instalado no pc mas eu nunca usava. Até pra jogar eu baixei no ssd porque como eu jogava apenas pubg eu achava melhor o ssd pra renderizar mais rápido. A única coisa que instalei no hd foi um outro jogo que foi o que mais ocupou espaço e um programa da Razer. Depois eu tirei o HD porque meu gabinete é pequeno e eu havia botado uma placa de vídeo maior na época. Aí umas semanas atrás eu reinstalei o hd, e aí desde então o boot demora uns 2min até aparecer a logo do windows( e aí quando aparece a logo do windows carrega muito rápido, mas na da placa-mãe fica bastante tempo).

Uma coisa que fiz, e não sei se influenciou no problema, foi excluir uma partição que o próprio windows havia criado chamada OEM. Ela tinha cerca de 450mb de armazenamento e estava quase cheia não sei porque, e por isso sempre fica aparecendo a mensagem do windows de armazenamento insuficiente. Dei uma pesquisada e muita gente havia falado que era desnecessária e aí eu excluí.

Hoje eu só tenho dois jogos instalados no hd, acha que mesmo assim eu devo limpar ele ?

adicionado 2 minutos depois

@seagatesurfer Cara ainda não tentei reinstalar o windows. Vou tentar executar um CHKDSK antes. Valeu pela dica.

 

 

Para a próxima vez que isso acontecer, basta remover a letra atribuída, você pode usar DISKPART para isso, executando os seguintes comandos:

  1. diskpart
  2. list volume
  3. select volume <número do seu volume>
  4. remove letter=<letra da unidade do seu volume>
  5. exit

Não é recomendado excluir manualmente os arquivos na pasta System Volume Information onde a partição de recuperação armazena arquivos, já que (perdoe a redundância) informações importantes necessárias para a recuperação do sistema são armazenadas nele. Ao remover a letra, a partição pára de aparecer em Windows, mas ainda está disponível no caso de uma recuperação ter que ser feita...

 

Ao remover a partição de recuperação, você também corre o risco de danificar as funções que foram recuperadas usando essa parte do sistema. De tal forma que se algum arquivo for recuperado usando um recurso que estava lá, no momento de removê-lo, é muito provável que ele tenha sido danificado. É por isso que, como mencionei antes, usar o CHKDISK pode ajudá-lo, além de executar um SFC/SCANNOW.

 

Se nada disso funciona mais, então, como o parceiro disse aqui acima. Apague tudo e comece do zero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...