Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre sílica gel proteger eletrônicos


retrogamer

Posts recomendados

Se eu não usa-se WD40 um dos meus PCs estaria até hoje com dificuldade de dar partida.

 

E o que dizer de quem tem PC perto da orla marítima. Tem gente que só conseguiu se livrar da oxidação desse jeito.

 

O único problema que vejo é que a poeira tende a grudar nessa fina oleosidade que fica cobrindo mas depois é só aplicar álcool isopropílico para remover e voltar a aplicar o anticorrosivo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WD 40 se acha em qualquer lugar, em qualquer loja de construção/mecânica/eletrônicos e até em supermercados. Me recuso a acreditar que você não acha ele em Fortaleza!

 

Ele também é a coisa mais benigna que você pode usar em praticamente tudo. Limpa contatos é WD com alguns alcools misturados na fórmula. Álcool isopropílico é interessante por secar rápido e não dar curto, mas álcool é nocivo a plásticos. WD não tem álcool também.

 

Não é ideal borrifar WD 40 em placas pois acaba se acumulando sujeira que gruda no óleo, mas você pode mergulhar a placa em WD 40 e depois ligar ela que não terá problema. WD 40 não tem nada de água na composição e ao mesmo tempo que protege os contatos, não dá curto.

 

O ideal é passar apenas nos contatos. Uma dica: para não lambuzar tudo você pode usar um pano limpo e seco para espalhar o WD pela placa, com cuidado é claro. Se lavar o pano, ele sai.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, retrogamer disse:

ja li q silica tm infinitas recuperação em outros diziam q ela so podia ser recuperada 4x mas eu tenho alguns saches da azul saturada e nao sei se tem como recuperar elas sem estragar e nos saches

 

Se você aquecer essa sílica azul e ela mudar de cor é sinal de que ainda deve estar boa mas não se tem certeza.

 

5 horas atrás, domingos87 disse:

WD 40 se acha em qualquer lugar, em qualquer loja de construção/mecânica/eletrônicos e até em supermercados. Me recuso a acreditar que você não acha ele em Fortaleza!

 

Ele também é a coisa mais benigna que você pode usar em praticamente tudo. Limpa contatos é WD com alguns alcools misturados na fórmula. Álcool isopropílico é interessante por secar rápido e não dar curto, mas álcool é nocivo a plásticos. WD não tem álcool também.

 

Não é ideal borrifar WD 40 em placas pois acaba se acumulando sujeira que gruda no óleo, mas você pode mergulhar a placa em WD 40 e depois ligar ela que não terá problema. WD 40 não tem nada de água na composição e ao mesmo tempo que protege os contatos, não dá curto.

 

O ideal é passar apenas nos contatos. Uma dica: para não lambuzar tudo você pode usar um pano limpo e seco para espalhar o WD pela placa, com cuidado é claro. Se lavar o pano, ele sai.

 

O WD40 já recuperou até os contatos de um mouse velho que tenho aqui e que estou usando aqui e agora neste exato momento. Mas não consegui melhorar um potenciômetro de volume de um rádio portátil com ele.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Potenciômetro tem problema de desgastar fisicamente mesmo. Aí o WD até retira a sujeira e oxidação que pode ter, mas não recupera o material que já foi embora.

 

Se você usar antes de desgastar aí certamente ajudará a durar muito mais! A não ser que o potenciômetro tenha vindo com graxa própria, nesse caso o WD atrapalharia ao remover a graxa. Mas esse tipo de cuidado por parte dos fabricantes é raro.

 

Em botão WD recupera muita coisa mesmo (caso clássico são botões de drive de CD que às vezes começam a falhar e é só sujeira ou oxidação e ambas o WD remove praticamente sozinho).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, domingos87 disse:

Potenciômetro tem problema de desgastar fisicamente mesmo. Aí o WD até retira a sujeira e oxidação que pode ter, mas não recupera o material que já foi embora.

 

Se você usar antes de desgastar aí certamente ajudará a durar muito mais! A não ser que o potenciômetro tenha vindo com graxa própria, nesse caso o WD atrapalharia ao remover a graxa. Mas esse tipo de cuidado por parte dos fabricantes é raro.

 

Em botão WD recupera muita coisa mesmo (caso clássico são botões de drive de CD que às vezes começam a falhar e é só sujeira ou oxidação e ambas o WD remove praticamente sozinho).

 

O que funcionou mesmo no potenciômetro foram várias aplicações de limpa contatos em spray ( usei o M500 ) durante o passar dos dias. Em uma chave seletora de faixas desse rádio também.

 

A indústria química dos gringos ( tudo é deles mesmo, nosso só a mandioca que o índio puxa do chão ) tem avançado muito e muita coisa que iria para o lixo pode se resolver com ela hoje.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum problema com umidade e condensação se eu manter guardado um aparelho grande e pesado como uma TV de tubo 29" no chão do meu quarto? tem como contornar possiveis problemas de umidade condensação por este tipo de armazenamento mas mantendo-a no chão por falta de espaço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, retrogamer disse:

Tem algum problema com umidade e condensação se eu manter guardado um aparelho grande e pesado como uma TV de tubo 29" no chão do meu quarto? tem como contornar possiveis problemas de umidade condensação por este tipo de armazenamento mas mantendo-a no chão por falta de espaço?

 

Acredito que sim pois parece que no chão há maior risco de oxidação mas aplicando o anticorrosivo já resolve como nos casos de beira de praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, retrogamer disse:

como eu disse eu nao encontrei esses anticorrosivo mas no meu perfil diz sou de fortaleza porque configurei errado mas sou do interior do ce, meu higrometro digital no chao ao lado da tv de tubo diz q a umidade varia entre 50-64%

 

Não é só umidade que trabalha aí, são também temperatura, poeira, pressão atmosférica e sabe-se lá mais o quê e isso pode não acontecer tão rápido, talvez dependa do nível de qualidade da liga metálica ( mais ruim ou menos ruim ).

 

Talvez algum amigo ou parente seu que te visite e que venha de outro lugar possa te trazer algum desses anticorrosivos em spray.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, retrogamer disse:

condensação esta em qualquer regiao do brasil?

 

Acho difícil condensação aí na tua região nordeste por causa das temperaturas altas o ano inteiro mas a simples presença da umidade do ar mais a poeira e a pressão atmosférica em uma liga metálica de baixa qualidade já viu no que pode dar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, retrogamer disse:

aqui é nordeste mas tem também a epoca das chuvas, se a tv nao estivesse no chao nao teria problemas de umidade e condensação?

e o q eu faço com os saches de silica gel ficam inuteis quando se tem o anticorrosivo q ainda nao possuo?

Eu sei que tem a época das chuvas por aí mas não é para ter condensação pois as temperaturas sempre estão altas ( as coisas sempre estão quentes ).

 

Essa sílica você pode usar mas, como já te disseram, tem que colocar ela dentro de um saco plástico bem vedado junto com a peça eletrônica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o correto é abrir a tv e colocar os saches de silica dentro? e como fica ao usar a tv tubo queima os saches pelo calor? os saches podem ficar soltos dentro da tv, não há o risco de vazar a umidade da silica dentro da tv?

 

 

condensação de umidade so esta presente no sul do brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Para você ver, tem uma versão do WD (usa apenas o nome comercial, o produto é completamente diferente) que vende num galão cinza e é capaz de tirar a ferrugem pesada de qualquer coisa apenas mergulhando o objeto a ser desenferrujado no líquido, não tem que esfregar nem nada! Ainda dá para reutilizar ele também por várias vezes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, domingos87 disse:

@Henrique - RJ Para você ver, tem uma versão do WD (usa apenas o nome comercial, o produto é completamente diferente) que vende num galão cinza e é capaz de tirar a ferrugem pesada de qualquer coisa apenas mergulhando o objeto a ser desenferrujado no líquido, não tem que esfregar nem nada! Ainda dá para reutilizar ele também por várias vezes!

 

Tá vendo, isto aqui é país de terceiro mundo, só vem bagaço pra cá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer Você simplesmente não deveria ficar arrastando uma placa sobre qualquer superfície. Arranhão pode desde tirar o verniz da placa (pode não fazer nada, mas vira um ponto para que sujeira ou umidade entrem mais fundo na placa) até estragarem alguma solda.

 

Coloque tudo o que você tem para colocar num saco grande de plástico ou numa caixa, deixe a sílica nesse saco ou caixa e feche elas. É o suficiente.

 

O ideal seria não deixar no chão também e nunca perto de onde tem umidade ou água.

 

Será suficiente se você não mora num lugar muito úmido, que chova muito ou perto da praia. Nesses últimos casos, vocẽ daria um reforço nessa proteção com WD em todos os contatos que conseguisse passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...