Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor opção para ligar meus aparelhos na tomada


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Após pesquisar bem, inclusive aqui no clubedohardware, não consegui decidir exatamente o que fazer no meu caso, portanto peço cooperação e ajuda de quem puder, quem sabe até do mestre @faller (aprendi muito lendo seus posts, me fez exorcizar aquele exu que é o estabilizador rs), ou outro entendidos, como o  @Kayke ou o @sjrduarte , por exemplo.

 

O negócio é o seguinte: estou querendo instalar um powerline (PLC) em um cômodo, porém não é meu cômodo e se eu sugerir até mesmo uma simples troca de tomada, vai causar revolta, vão ameaçar até cortar meu pinto rs. Nesse cômodo, tem um HTPC, uma TV e um conversor digital ligados a um iclamper energia 5 (mais uma vez obrigado faller!), o qual por sua vez está ligado na tomada em questão. Só que já vi que o powerline não funciona em protetor de surtos. E eu só tenho uma saída nessa tomada. Aí, eu cheguei num dilema, não sei exatamente o que fazer (sem mexer na tomada senão fico sem pinto), pensei em algumas opções, gostaria que me ajudassem a escolher o que seria melhor, ou menos gambiarrado, ou o mais seguro:

 

1) Comprar uma régua de extensão normal, ligar o powerline e o iclamper nessa régua, e a régua na tomada. Exemplo: http://www.forceline.com.br/produto/extensão-em-barra-3-tomadas/

 

2) Comprar um extensor de tomada tipo esse daqui:  http://smartplug.com.br/produto/135/multiplicador-de-tomadas-2pt-10-amperes-embalagem-com-3-pecas.html , e ligar o powerline e o iclamper nele (pessoalmente, queria evitar essa opção, pois o powerline vai ficar em posição meio escrotalhaça, mas se for o melhor, tá de boas).

 

3) Uma solução como acima, porém usando um cabo como esse: http://www.forceline.com.br/produto/0180200107-extensao-multiplicadora/, onde em uma saída eu ligaria o iclamper, e na outra, o powerline (com esse cabo o powerline ficaria próximo / do lado do filtro de linha, faria de um jeito pra ficar no cantinho, mais bonitinho).

 

4) Comprar um benjamin/T de três pinos, tipo esse: https://www.mceigvirtual.com.br/plugs-e-adaptadores/benjamim-e-adaptadores/adaptador-benjamin-2p-t-10a-adp2-34-3-pinos-preto-14752-margirius , ligar o iclamper nele, e o powerline nele através de um extensor, tipo esse: https://www.shopdbs.com.br/cabo-extensor-de-forca-multilaser-wi239-preto-p2149/ ou esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1051389872-cabo-de-forca-extensor-bipolar-multilaser-wi240-_JM - essa configuração, apesar de requerer mais uma peça de conexão, seria a melhor para organizar a posição do powerline arrumando melhor os fios, se a perda for muito pouco em relação às outras opções, fecharia com essa.

 

5) Fazer uma dança vudu africana e esperar que todos os aparelhos se conectem por espiritismo.

 

Alguns adendos:

- fiquei em dúvida se um benjamin de 3 pinos realmente tem a função do terra, ou é só decorativo (mesmo que eu desconfie que os 3 pinos da parede nessa casa sejam decorativos também);

- ao pesquisar aqui na cidade, achei um cara que disse que montaria um cabo pra mim com bitola 2.5, com tomada de dois ou três pinos, eu questionei sobre o terra e ele foi honesto em confirmar que nessa configuração eu não teria o terra, aí ele me mostrou um cabo PP onde ele poderia montar tendo a conexão terra também, a bitola mais grossa mas achei que nesse caso seria um exagero, eu vi que o powerline tem uma tomada normal de 2 pinos. Minha questão é se a bitola de 2.5 seria caído mesmo assim, o cabo é daquele mais flat, enquanto o PP é redondo, mais parecido com o do iclamper.

 

Espero que possam me ajudar. Desculpa citar alguns power users diretamente, mas é que eu realmente gostaria da opinião de algum deles. Independente da opção, gostaria que, se possível, também me indicassem que marca/modelo eu poderia comprar, mostrei alguns aí em cima, mas realmente disso não manjo.

 

Um abraço,

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Ramos Pereira

Cara, vamos esperar a opinião dos especialistas, mas o recomendável é utilizar o Powerline sozinho em uma tomada.

Utilizo aqui em casa, e quando fui comprar o vendedor explicou que ele conectado com mais aparelhos terá um desempenho menor por causa da interferência dos outros equipamentos na mesma linha.

Não deixa de ter uma certa lógica, né?

Então liguei minha máquina em uma tomada e coloquei o Powerline em outra um pouco distante da mesa usando um cabo de rede maior.

Pra disfarçar e não ficar com um "varal" no meio do quarto, prendi o cabo no rodapé da parede como os instaladores de TV a cabo fazem... rsrs

Mas enfim, vamos esperar a opinião de quem entende pra ver se isso é mito ou verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco  

Rapaz, isso de ligar numa tomada isolado ser o ideal também estou ciente, mas infelizmente também não é uma opção, sem eu perder meu pinto kkk

 

Mas nas pesquisas que fiz, vi que tem gente que consegue usar em benjamins e afins, com uma pequena perda de desempenho. Acho que a qualidade dos intermediários (adaptadores e cabos) ajudam no processo. Se o desempenho cair até pela metade e manter uma boa estabilidade, vai estar ótimo para minha finalidade. Como são o HTPC, TV, conversor digital e ele apenas (desses todos quem mais pode papar energia é o HTPC, mesmo assim o limite é a fonte de 300W), acredito que a perda não seja tão grande, mas posso estar equivocado. Estou mais preocupado em não deixar o iclamper ser capado por causa de um benjamin mequetrefe na tomada, por exemplo. Mas como você disse, vamos aguardar os mestres hehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...