Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de desempenho no Ryzen 5 2600. SMT?


Visitante

Posts recomendados

Desde que eu comprei esse meu novo PC, tenho tido problemas de desempenho. Os jogos parecem rodar perfeitamente durante um tempo e depois do nada começam a travar muito. Percebi que no CPU-Z o teste de bench dá em torno de 3400 no CPU Multi Thread quando tá tudo normal, depois que cai o desempenho não passa de 2000. Acontece em quase todos os jogos. To jogando Far Cry 4 agora e tava dando esse problema direto. Vi num fórum do Steam de outro jogo que alguém que tava com esse tipo de problema desabilitou o simultaneous multithreading (SMT) e não teve mais isso. Fiz a mesma coisa e o jogo não apresentou problemas hoje quando joguei, mesmo que o bench marque menos de 2000 no teste.

Minha dúvida é: Será que o SMT é mesmo o responsável e se tem algum problema, além da queda de desempenho, deixar ele desligado?

Meu PC é um AMD Ryzen 5 2600, GTX 1060 6 gb, 16gb ram 2400 mhz, placa-mãe ASUS Prime A-320M, fonte Gamemax gm600w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielITPOA Bom dia!

Pergunta "besta" mas é válida: em Opções de Energia do Windows está selecionado Alto Desempenho? Eu havia esquecido de selecionar isso depois que formatei a máquina a segunda vez e teve um impacto muito grande em meu sistema.

Eu não desabilitaria o SMT.

adicionado 0 minutos depois
agora, rusty1 disse:

Ja monitorou as temperaturas durante essas perdas de desempenho? Pode ser superaquecimento.

Concordo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielITPOA,bom dia. :)

 

Qual modelo específico de sua placa-mãe? Asus Prime A320M possui 3 submodelos, CR2.0, E e A, respectivamente.

 

Por você estar usando uma placa com chipset A320, pode estar sofrendo Thermal Throttling, devido à altas temperaturas dos VRM's.

 

Deixarei marcado o moderador deste fórum específico, acredito ser a pessoa que poderá trazer uma resposta e solução para o caso.

 

@Zucchini

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rusty1 disse:

Ja monitorou as temperaturas durante essas perdas de desempenho? Pode ser superaquecimento.

 

Nas vezes que eu monitorei com o afterburner a temperatura da CPU não passou de 65 graus.

 

7 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

@DanielITPOA Bom dia!

Pergunta "besta" mas é válida: em Opções de Energia do Windows está selecionado Alto Desempenho? Eu havia esquecido de selecionar isso depois que formatei a máquina a segunda vez e teve um impacto muito grande em meu sistema.

Eu não desabilitaria o SMT.

adicionado 0 minutos depois

Concordo!

 

Está em alto desempenho de energia sim, inclusive nas configurações da Nvidia também está marcado desempenho máximo.

 

Eu acho que é um problema em relação aos "cores", parece ser algum tipo de incompatibilidade. Realmente o desempenho fora dos jogos está sofrível com o SMT desligado. Esse outro "gamer" do fórum parecia estar tendo o mesmo tipo de problema com o Ryzen 5 1600.

Tem alguma chance da fonte não estar fornecendo energia necessária? Tem como testar isso?  

adicionado 3 minutos depois
6 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

@DanielITPOA,bom dia. :)

 

Qual modelo específico de sua placa-mãe? Asus Prime A320M possui 3 submodelos, CR2.0, E e A, respectivamente.

 

Por você estar usando uma placa com chipset A320, pode estar sofrendo Thermal Throttling, devido à altas temperaturas dos VRM's.

 

Deixarei marcado o moderador deste fórum específico, acredito ser a pessoa que poderá trazer uma resposta e solução para o caso.

 

@Zucchini

 

A placa-mãe é a A320M-K/BR, aquela mais básica mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DanielITPOA disse:

A placa-mãe é a A320M-K/BR, aquela mais básica mesmo.

TALVEZ, economizar na placa-mãe, tenha sido o problema.. Ela é BEM basicona mesmo.. Talvez..

 

9 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

Por você estar usando uma placa com chipset A320, pode estar sofrendo Thermal Throttling, devido à altas temperaturas dos VRM's.

 

Como o problema acontece com o tempo, isso faz ainda mais sentido.. Colocar uma fan ou um ventilador mesmo, soprando no VRM, seria uma forma simples de testar isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Não dá pra descartar pois ela pode estar com problemas.

Veja a descrição de meu PC e a fonte que utilizo...

É a fonte que o técnico tinha lá, a minha antiga não funcionou nesse kit. Mas o Techlab testou e aprovou, sei lá... 

 

53 minutos atrás, RS Faria disse:

TALVEZ, economizar na placa-mãe, tenha sido o problema.. Ela é BEM basicona mesmo.. Talvez..

 

 

Como o problema acontece com o tempo, isso faz ainda mais sentido.. Colocar uma fan ou um ventilador mesmo, soprando no VRM, seria uma forma simples de testar isso..

Beleza, eu vou testar isso tbém. Eu comprei aqueles kits upgrade da Pichau, tinha que economizar um pouco, hehe. Mas eu vou fazer mais testes com o SMT desligado e ver se ele pode ter mesmo alguma influência.

 

 

Só mais uma pergunta: Se eu desligar o SMT na bios pra jogar e depois ativar de novo pra usar o computador, corro o risco de danificar alguma peça ou mesmo o computador inteiro, ou não tem problema?

Muito obrigado pelas respostas pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...