Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pincipi

Unboxing Brother MFC9330CDW lacrada Zero Km e evolução

Posts recomendados

Reapareceu nova à venda e comprei por R$ 3.300,00 com nota fiscal na ibyte, tem no mercado livre por R$ 2.200,00 sem nota.

1.jpg.2ba4ff80f1ce4149a75213274d45080d.jpg

Caixa lacrada.

2.jpg.e755cbc61e93476c45db716909463831.jpg

Tem saco de plástico grosso envolta, mais um pedaço de plástico também grosso preso por cima com durex.

3.jpg.f4f421091deb328318d578f15968a904.jpg

Outro plástico grosso na tampa do scaner com uma folha de espuma.

4.jpg.f95f89882c56fbdb9f1444a979834778.jpg

Todos os cartuchos tem uma proteção de plástico para ser removida.

5.jpg.84a97e44a4a1efa632fa2de014fe1461.jpg

Depois de tirar os cartuchos tem uma folha de papel mais uma folha de espuma para proteger a unidade de cinta.

6.jpg.eb8ce7eb69218ad77d29b1df09ea57a4.jpg

Debaixo da cinta tem uma trava amarela na lixeira, no manual não fala que tem que tirar ela, tirei por minha conta, girando 90°.

7.jpg.a353ba49adb6934a7d82a4551be82b47.jpg

Gaveta com silicagel colado.

8.jpg.bc22f4c0dea3531fb37df6d7ffa4f22f.jpg

Detalhe do plástico amarelo em volta do cartucho, tem uma trava de cada lado, tem que empurrar um pouco cada uma delas para o plástico se soltar. Não gostei de ver os todos os cilindros riscados só do lado direito, com os mesmos riscos de uma impressora velha.

9.jpg.8179439607afe2772fd71f937e80d62e.jpg

Etiqueta constando fabricada na China. Tem também um arranhão de fábrica na tampa do scaner.

10.jpg.87b8c6eb13db2a4b4dd8dda9a8572e33.jpg

Primeira tela que aparece ao ligar, quando subiu um cheirinho de novo, tão agradável como cheira um carro novo.

11.jpg.fa119e9adef91eeaa2d511f9106704f0.jpg

Segunda tela, com alguns segundos de funcionamento. Mostra a data de 2014, deve ter ficado parada no estoque por pelo menos 4 anos.

12.jpg.c1dce90b082a666e5284042a1046cc6a.jpg

Contador de páginas impressas, isso sim que é uma impressora 0 Km.

13.jpg.5c3c7bd765e54f4051c786457ddb656a.jpg

Primeira folha impressa. Qualidade razoável, eu esperava que fosse melhor.

14.jpg.f6782002f6425bf952e4d4142aa2bc17.jpg

Aprovada em todos os testes e agora contando com 3 impressões. Oficialmente já não é mais nova, é usada e deve valer uns R$ 1.500,00. as coisas se desvalorizam muito rápido neste país.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Contando com 500 impressões o marcador do preto estava em um quarto e os coloridos em três quartos, fiz o reset do contador e voltou a marcar cheio em todos. Pegando na mão os toners, deu para sentir que ainda estão pesados.

Hoje deu um problema esquisito, não conseguia digitalizar para o computador, estava dando mensagem de erro para ligar a impressora e tentar novamente, também deu algo como configurar os drivers, depois de uma lida no manual, seguindo os procedimentos, pediu uma senha:

senha.thumb.jpg.c7b7e43ed2c62d1148bb6c970099ee11.jpg

Não entendi nada, desinstalei o brother utilites e instalei de novo, desta vez a versão do DVD original e não a que foi baixada do site do fabricante, deu tudo certo, não deu mais mensagem de erro e voltou a digitalizar normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Zerei os contadores novamente, total de 1428 impressões, ainda com os Toners iniciais, imprimindo perfeitamente, sem falha alguma ou perda de cor.

Compartilhar este post

Link para o post

Com 1844 impressões o toner preto começou a falhar, mas 10 folhas antes começou a manchar uma faixa mais escura, exatamente onde depois começou a falhar. Troquei por um novo e ficou com a impressão perfeita novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

4402 impressões, a um mês de completar o primeiro aniversário e fim da garantia, apresentou o primeiro problema que o usuário não conseguiu resolver; ao mandar imprimir frente e verso automático, travava quando ia imprimir o verso da primeira folha e aparecia no display mensagem de folha presa, o usuário removia a folha e na sequência ela voltava a imprimir de novo travando no mesmo ponto, só destrava depois de cancelar a impressão, sendo que ao imprimir folhas normais não dava o problema, ou seja, ele só conseguia imprimir no modo frente e verso de forma manual, de forma automática não conseguia, isso permaneceu por dois dias até que cheguei e observei o fenômeno com meus próprios olhos, infelizmente a foto da mensagem de erro se perdeu, ao abrir a tampa traseira quase não percebi:

14.jpg.b9ed0565073480181b9397aa3f96ced2.jpg

Que havia uma folha presa, exatamente onde estão indicando as setas e removendo a gaveta de papel, olhando pelo lado de dentro:

15.jpg.3b2c9944bbeaa50fbcf0f0b672173488.jpg

Deu para ver mais nítido a folha presa lá dentro.

Pelo que notei ela ficou num lugar em que o sensor de folha presa da impressora não consegue acusar, olhando mais atentamente pude concluir que a folha passava pelo trilho normal, sendo impresso a parte da frente, na sequência quando ela voltava para dentro da impressora para imprimir o verso, batia na folha presa no trilho por onde passa a folha para a impressão automática.

Não sei bem se consegui me expressar direito, é que estou ocupado com outros assuntos e não tenho tempo de consultar o manual de serviços e mostrar os detalhes dos trilhos, que devem ser o normal e o de retorno.

De qualquer forma, puxei a folha pela tampa traseira com uma pinça, com muito jeito já que uma parte dela prendia na saída, só depois lembrei que podia remover a tampa e ter mais espaço para trabalhar.

Após tirar a folha e ver que não havia mais nada no trilho, liguei e mandei ver nas impressões frente e verso no modo automático, sem ocorrer nenhum travamento.

Depois aproveitei e imprimi uma folha de teste dos cilindros, o azul tinha duas marquinhas e o amarelo uma, observando a olho nu achei elas nos cilindros, passei um cotonete e papel higiênico bem suavemente para não riscar e não obtive êxito, quando sem querer querendo, passei a unha sobre a marca e ela se soltou, era apenas um pouco de pó de toner endurecido, repeti o procedimento nas outras duas e ficou tudo perfeito.

Do mais, a qualidade de impressão está maravilhosa, os documentos impressos nela parecem que foram feitos em gráfica.

Mais uma vez o grito de guerra: -Viva a Brother!

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante. Estou ponderando uma impressora ou multifuncional laser, e estou entre a Brother e a HP. Confesso que só ia nos medalhões como HP e Epson....tinha uma preconceito com essa Brother, apesar da marca ser japonesa.

Infelizmente, temos pouco pra onde correr a fim de evitar problemas. Tive um aborrecimento enorme pra consertar uma jato de tinta HP (e ainda estou tendo), e estou pensando seriamente em jogar fora e comprar logo outra, em vista do que eu já gastei (uma história longa e chata, espero contar em outro tópico).

A Brother tem uma rede de autorizadas fácil de contar? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Sakuraba No meu caso foi fácil achar assistência técnica oficial da Brother, estou em São Paulo, se bem que nem cheguei a acionar ela, acabei resolvendo eu mesmo, trocando as peças, a descrição está em outro tópico que não lembro mais.

Esta é a segunda multifuncional que compro do mesmo modelo, já tive uma igual antes que deu problema e foi resolvido:

Na parte de multifuncionais eu pesquisei algumas marcas e fiz testes além de comparar os problemas relatados de cada uma e cheguei a conclusões pessoais:

1- A melhor qualidade de impressão indiscutivelmente foi da Xerox:

Pena que veio com defeito no scaner, além do que não existe assistência técnica, ou melhor explicando, existe mas, não tem peças de reposição, dentro da garantia ainda recebe o dinheiro de volta entretanto, fora da garantia vira sucata sem conserto.

2- As outras marcas como HP, Epson etc quase também são excelentes de qualidade de impressão, o grande problema para mim é o custo final, como são baseadas em chips, que não são encontrados no mercado paralelo, não tem como usar um toner do mercado paralelo que é bem mais barato.

3- Problemas podem ocorrer com todas elas e além de pesquisar antes sobre a assistência técnica, também pesquiso sobre o mercado de peças de reposição, modelos como Kyocera ou Xerox não tem anúncios, a não ser da sucata, já no caso de outras marcas, os principais itens consumíveis são encontrados como rolo fusor, cilindros etc, o que influencia minha decisão em comprar a que tem melhor oferta de peças de reposição.

4- O que é melhor para mim não é melhor para os outros, cada um tem a sua necessidade, o seu orçamento e suas particularidades, eu estou me dando muito bem com a Brother e no seu caso específico pode ser que outra marca lhe atenda melhor.

Sugiro, como disse, relatar em um tópico o seu caso com a HP, com certeza outros usuários devem ter passado por problemas parecidos ou iguais e terem encontrado soluções simples sem dor de cabeça, pode ser que a HP seja melhor para o seu caso e se chegar a conclusão de que não deu certo, tente a Brother ou a Epson, ambas estão tecnicamente empatadas em termos de custo beneficio, qualidade e assistência técnica, o que vai variar é a sorte na escolha da que vai lhe dar menos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é cara, eu fiz isso e realmente pro meu perfil de uso, ficam a HP e a Brother mesmo.

Sou do RJ. E um dos pontos importantes pra mim é justamente achar suprimentos originais em lojas físicas E na internet. Tem modelos em que é quase uma missão impossível...tu compra a impressora e fica dependendo de compatíveis....acho um absurdo isso. Enfim...a gente se adapta.

Meu problema com a HP foi com o fato de não haver aqui no RJ autorizada para jatos de tinta, pelo menos o meu modelo Officejet Pro 8100. É uma ótima impressora, mas tive que levar numa oficina qualquer (indicada pelo fórum HP) e o serviço me deu tanta aporrinhação e prejuízo financeiro, que já larguei de mão aqui....em breve vou comprar uma nova mesmo. Já conto com mais detalhes a minha "aventura" na assistência técnica...é rir pra não chorar.🙄

Compartilhar este post

Link para o post

Com 5090 impressões a folha de teste se mostrou "suja" e sem a cor amarela:

teste.jpg.632e815e98dac4484734304dc8cc266c.jpg

Só para constar, dia 23 de outubro de 2019, ou seja, quase um mês depois de acabar a garantia.

Olhando os torners, deu para ver que o amarelo se esgotou:

brother.jpg.d28c6f62020a25388015e3a892842d80.jpg

Bem como estava vazando, aliás, já tinha notado este vazamento apenas no amarelo desde o começo, acontece que de vez em quando eu ia lá e limpava com aspirador de pó e desta vez demorei uns dois meses sem limpar. Meu palpite é de que basta trocar o torner amarelo e passar o aspirador de pó para que volte a imprimir perfeitamente de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo na prática, removi os suprimentos antes de limpar:

1.jpg.3821ba216eb892c7fe2b0c2415f431a6.jpg

A cinta tinha bastante pó preto espalhado, também tinha pó amarelo nas bordas entretanto, não apareceu na fotografia.

2.jpg.e12b4327e2649af7e78552a8288e3106.jpg

Na lixeira também tinha algum pó.

3.jpg.309ebc3e4ca717c2dbb10b552907ae85.jpg

Na tampa, nestas peças brancas, pó amarelo e preto, respectivamente nos seus lugares, enquanto que os outros estavam limpos.

4.jpg.eeffd30054051965da2541b1196d253e.jpg

O feltro do ventilador já está escuro, resolvi não mexer nele desta vez. Numa próxima eu limpo ele.

5.jpg.e2747cd5339f1f88d1a322165c01a218.jpg

O torner preto, original recarregado com pó de R$ 40,00 o quilo. É visível o vazamento nas extremidades.

6.jpg.1ed5a5ab050add4afdbed14e1d9adc55.jpg

O torner azul perfeito sem vazamento.

7.jpg.38456afaf0e6e63e9ffb73875ac73cc2.jpg

Idem para o vermelho.

8.jpg.4fae99473665ebcd1a3da793c31969c5.jpg

Mas, o amarelo, vazando nas extremidades e seco no centro.

Passei um aspirador de pó em tudo, ficou bem limpinho, também troquei o torner amarelo. Aproveitando abri a unidade fusora e removi as unhas:

9.jpg.83f7b35bcc85b1904e393b29dcd8883d.jpg

Estas coisinhas pretas nas pontas das unhas são parte da película do rolo fusor. Na minha opinião pessoal, estas unhas só servem para estragar o rolo fusor e dar manutenção antes da hora. Como já está fora de garantia, tirei as unhas com a certeza de que não vão riscar e estragar o rolo fusor tão cedo.

10.jpg.b2d9d1d43a19a6566cd934402b1cf679.jpg

Acima o detalhe da unidade fusora já sem as unhas e se olhar com atenção percebesse a trilha no rolo fusor feita pelo contato com as unhas.

Depois de tudo limpo, montado e com o torner amarelo novo fiz uma nova folha de teste:

Mostrei apenas o detalhe de perto, 13.jpg.b2f901d21646f7ed7fe84a4a130aa25c.jpg

Acontece que ao olho nú as letras amarelas estão lá, eu as consigo ver, um amarelo bem fraco, quase fantasma mas, na hora de digitalizar a imagem, não aparece nada. Muito curioso, o pó amarelo não é original.

Continuando na observação, após imprimir mais algumas folhas, tudo ficou sujo como antes então, substitui o torner preto e a impressão voltou a ficar perfeita de novo, limpa.

Coloquei o torner antigo na capinha amarela que estava limpa dei uma batidinha de leve e ficou assim:

11.jpg.db5d78a758d8b7ff7386c0477b44c4b2.jpg

É, com certeza era esse excesso de pó que vazava e sujava a folha impressa.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando no detalhe das unhas:

detalhe.jpg.76fbc54ab89fd051e5741f0e32f69949.jpg

Dá para perceber o desgaste nas pontas das quatro, na minha opinião, comparado com outras unhas que vi antes e que atribui a culpa de danificar o rolo fusor, faço uma estimativa de que daqui a mais 5 mil ou 6K impressões, o rolo fusor rasga, ou seja, não dura mais do que 10 mil ou 11K impressões. Como removi as unhas, imagino que o rolo fusor vai durar bem mais que isto.

Continuando nas observações, resolvi abrir o torner amarelo, ainda havia um pouco de pó dentro dele que posso estimar de no máximo umas 5 gramas. O torner aberto ficou assim:

ama1.jpg.a4b58dc578a37cb03d66384aa12b8f63.jpg

A minha curiosidade é em estabelecer os culpados pelo vazamento de pó e imaginei três hipóteses, pelos feltros laterais:

ama2.jpg.bc302a935fa08defb7e58704e77bcb4b.jpg

Pela borracha de vedação da lâmina dosadora (parte de cima):

ama3.jpg.e365ce387a1dda19cf712df9dd3fae42.jpg

Ou pelo plástico que fica abaixo.

Eu não sei qual o sentido em que gira o cilindro de borracha, se é do plástico para a borracha ou da borracha para o plástico então, resolvi untar os feltros com vaselina em pasta, desta forma acredito que consigo vedar algum vazamento que ocorra por ali, já que não quero seguir a orientação de recarga da revista recicla mais, no sentido de arrepiar o feltro antes de remontar, já fiz isto antes e vazou assim mesmo.

Eu imagino que resulte em uma meleira ou até mesmo a vaselina derreta e escorra por causa do calor mas, pode ser que não pois, se fosse muito quente nesta área, o pó iria endurecer no cartucho de torner.

Na hora de montar, recarreguei com uma mistura de pó original bem fininho com pó de reciclador mais empedrado, eu imagino que assim potencializo um possível vazamento. Depois de tudo pronto, sacudi bem e não correu vazamento, só falta agora colocar em uso para ver se vaza na utilização normal.

Compartilhar este post

Link para o post

A titulo de comparação, a imagem do torner velho da onde removi a tinta empedrada:

1.jpg.39be7337265dafec67f0989d0cf01b5e.jpg

O rolo interno está se dissolvendo, passei uma faca para ficar mais visível:

2.jpg.cecd5668a5726ebd53042cc06bdbb04d.jpg

Nem precisava, só de passar o aspirador ou o dedo, a espuma se desmanchava.

Aproveitando, abri também o torner original preto que estava vazando e untei apenas os feltros com vaselina para ver no que dá.

preto.jpg.fc19a914297a62f83b5fae8f39259ddb.jpg

Se bem que vou ter que esperar acabar ou dar defeito no que já está instalado na impressora para fazer o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei um TN225 da Chinamate, usado e vazio, estava vazando na lateral mais especificamente nesta espuma:

Espuma.jpg.0d3589e0035f3d8ce5db52b6e7db406b.jpg

Aqui é do lado oposto, a que está boa, a do outro lado esfarelou e resolvi partir para alguma solução prática, até que tenho outras espumas que guardei de outros toners usados mas, quero testar alternativas, comecei com um anel de borracha:

borracha3.jpg.50ab2859c1c193353cdb658d463dc66d.jpg

Parece que ele só veda a parte de dentro e não sei se vai vedar a parte de fora ou as laterais, não sei ao certo, procurei um mais grosso:

espumaborracha.jpg.cc39bef3efee4064da3a2e9e4432bb31.jpg

No detalhe acima a espuma boa, o anel pequeno e um maior e mais grosso que cortei um pedaço para emendar ele no buraco:

borracha2.jpg.8f8277077f7c5a8e408b5d68f1c09e53.jpg

Até que parece dar certo, consegui encaixar e visualmente dá a vedação completa:

borracha.jpg.3b4ae33ee3389ad863ec5344a36aee41.jpg

Infelizmente, na hora de encaixar a peça, não deu certo, ela tem uma saliência que vai para dentro e a borracha ocupa este espaço, impedindo a peça de se encaixar completamente, destaque em vermelho:

LY.jpg.44e07648362f34b0f1a3cd0ae033b19f.jpg

Imagino que um algodão, uma corda, um pouco de fita veda rosca ou qualquer outra coisa flexível possa encaixar e ocupar o vão com uma boa vedação, cortei um pedaço de uma bucha de lavar louça e abri um furo com um vazador:

estilite.jpg.3925faf2f953204be6c0be4f94ba5838.jpg

Prece que coincidiu com a medida do eixo, agora só falta ir cortando as laterais até ficar redondo no tamanho desejado. Notei que a densidade da espuma de lavar louça é muito menor do que a densidade da espuma original, uma solução que vejo é usar a parte verde ou então comprimir a parte amarela.

Como eu tinha uma outra espuma aqui, mais densa, daquelas usadas em maletas personalizadas, cortei ela no mesmo esquema da espuma anterior, ficou assim:

espumadensa.jpg.53ec26fcc143ebd9e7ca083114551d55.jpg

Ai empurrei para dentro, forçando mas, antes, umedeci com graxa de silicone, no final deu certo aparentemente, a peça se encaixou e acho que vai dar vedação porém, o resultado desta empreitada vai demorar, tenho que esperar o toner que está na impressora acabar para fazer o teste e ver se funcionou realmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...